ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Preparando o futuro: uma geração de profissionais orientada para o sucesso

POR CLÍNICA DO LEITE

CLÍNICA DO LEITE/AGRO+LEAN

EM 18/09/2017

2 MIN DE LEITURA

2
0

Atualizado em 11/10/2023

Prof. Dr. Paulo Machado

Entre os diversos desafios que o agronegócio brasileiro precisa superar para se manter em crescimento, a formação de recursos humanos ocupa lugar especial. Afinal, sem pessoas capacitadas nenhum negócio ou setor consegue sobreviver no longo prazo. Sem dúvidas, nosso país tem oferecido capacitação técnica cada vez mais avançada — temos universidades reconhecidas mundialmente e escolas técnicas de alto padrão em diversas regiões do Brasil.

Porém, ao contrário do que aconteceu na área técnica, o conhecimento em gestão não avançou com tamanha velocidade. Para o bem de todos, isso está mudando: é cada vez maior o número de profissionais que busca conhecer conceitos, práticas e ferramentas gerenciais para aplicar em negócios agropecuários. Na ESALQ/USP, por exemplo, uma disciplina sobre gestão oferecida a alunos de graduação e pós-graduação costuma ter fila de espera a cada semestre. Ao se depararem com a realidade profissional, muitos desses alunos percebem que, sem gestão adequada, o conhecimento técnico tende a ser desperdiçado.

Como professor da área, participar desse movimento me alegra muito. Mais ainda por ver que ele não está restrito às universidades. No caso da pecuária de leite, fazendas e indústrias têm puxado essa busca por formação gerencial para melhorar continuamente os resultados dos negócios. E assim vai se formando uma massa de produtores, consultores e empregados de fazendas, bem como de profissionais da agroindústria, cada vez mais capacitada para conduzir negócios de forma eficaz, alavancando o crescimento do setor.

Integradas a esse movimento, iniciativas como a Academia do Leite, liderada pela Fundação ROGE, fortalecem a esperança de que o futuro está sendo bem preparado. Ao focar na formação de jovens, propondo torná-los especialistas em gestão da pecuária leiteira, com base no desenvolvimento humano, a Academia do Leite coloca o setor no mapa da prosperidade. Dentro de alguns anos, essa nova geração tomará conta do campo, com um enorme potencial transformador.

Ciente do impacto social dessa iniciativa, a Clínica do Leite é parceira da Fundação ROGE na formação desses jovens. Acreditando na capacidade desses gestores do amanhã, transferimos à Academia do Leite os conhecimentos do Sistema MDA, treinamos os professores e licenciamos o material didático a ser utilizado pelos alunos. Estamos certos de que esse e outros esforços, empreendidos por diferentes organizações, nos levarão a um futuro melhor para todos os envolvidos com a pecuária leiteira. Um legado que trará benefícios não apenas ao setor em que atuamos, mas a toda a sociedade.


 
* Coordenador da Clínica do Leite, é professor da Esalq/USP, professor titular em Bovinocultura de Leite, com 43 anos de experiência em gestão de fazendas.

CLÍNICA DO LEITE

Vinculada à ESALQ/USP, a Clínica do Leite é uma instituição sem fins lucrativos que atua em gestão da pecuária de leite, por meio da geração de conhecimento e da formação de pessoas.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS GUILHERME DORILÊO LEITE

CUIABÁ - MATO GROSSO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 21/09/2017

Esse futuro já chegou para a pecuária leiteira. A busca pela gestão, aliada ao tripé: sanidade, nutrição, reprodução e a formação do profissional com base no desenvolvimento humano como dito acima, causarão impactos positivos nas atividades tanto para produtores, industrias e principalmente aos consumidores finais.
NELSON VILMAR

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/09/2017

Muito bem assim teremos sem dúvida uma grande melhoria desde o produtor e setores responsáveis com seus derivados lácteos até a mesa do consumidor.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures