“Está produzindo muito leite?; A qualidade está boa?; Os animais estão emprenhando?; A dieta está boa?”.
Geralmente, o produtor responde estas questões da sua percepção ou recorrendo a diversos documentos e arquivos. Muitas vezes todas estas informações estão prontas, calculadas em planilhas ou por softwares que não são usados no dia a dia da fazenda.
Agora imagine os funcionários da propriedade? Quantas fazendas se preocupam em comunicar o que está acontecendo a eles? É muito comum encontrarmos colaboradores que não têm ideia dos resultados da propriedade, do setor que trabalha ou da tarefa executa todos os dias.
Você já imaginou o quanto saber os resultados do seu trabalho é importante? Sempre que tratamos deste assunto no treinamento do Sistema MDA, nos remetemos a um jogo de boliche: imagine você jogar a bola de boliche e imediatamente uma cortina cair sobre a pista e você não ver o resultado, ou, não saber quantos pinos de boliche caíram. Como vai jogar a próxima bola? Imagine a sua motivação? É exatamente desta forma que um funcionário desinformado se sente.
O bom é que este é um problema de fácil resolução: a gestão a vista. Implantar painéis com indicadores e informações na fazenda é uma tarefa barata, simples e que traz resultados surpreendentes. Colocamos aqui 6 dicas para você, consultor ou produtor, que pretende iniciar ou melhorar este processo na propriedade:
1) Coloque o mural em um local onde todos passam: não adianta colocarmos o mural na sala ou no escritório da fazenda. Ele precise estar em um local de acesso comum. A sala do café, a sala do tanque, ou o corredor por onde todos passam são exemplos de locais adequados.
2) Procure fazer um mural para cada setor. Coloque indicadores do setor de ordenha no mural deste setor. Indicadores relacionados à alimentação no mural do setor, que pode ficar localizado no barracão de alimentos. O quanto mais os colaboradores se sentirem donos do mural, melhor.
5) Escolha apenas indicadores que estão sob a influência dos colaboradores do setor. Não adianta controlar resultados que não dependem das tarefas ou processos daquele setor. Por exemplo, para o setor de ordenha, um indicador que não devemos utilizar é a contagem de células somáticas do leite do tanque. Isto por que este indicador depende de vários fatores, que não estão ligados à ordenha, como por exemplo: decisões de compra e venda de animais, alimentação e conforto do rebanho, decisões de tratamento dos animais, etc. São bons indicadores para o setor de ordenha: limpeza do filtro, limpeza da ponta do teto, eficiência do pós-dipping, contagem bacteriana do leite, etc.
6) Apresente os indicadores no tempo. O uso de cartas de controle é a melhor forma de apresentação dos indicadores. Esta é uma ferramenta que permite “sentirmos” melhor o número, pois comparamos com o passado e podemos perceber a sua tendência. Só de olhar conseguimos saber se esta controlado ou não.
Com estas dicas, certamente você terá maior sucesso em comunicar aos funcionários da fazenda os resultados. Com o tempo, perceberá que todos estão ansiosos pela atualização do painel, trabalhando mais engajados e mais felizes.