FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como ter sucesso na pecuária de leite - Fazenda São José conta sobre seus principais desafios

POR CLÍNICA DO LEITE

CLÍNICA DO LEITE/AGRO+LEAN

EM 20/06/2016

4 MIN DE LEITURA

8
0
Danielle Cabrera Rodrigues
Agro CR – Citros e Pecuária de Leite
Fazenda São José, Guzolândia - SP

A maioria dos produtores que são administradores do seu negócio sabe o quanto é desafiador lidar com as pessoas na pecuária de leite no Brasil, visto que é uma atividade que exige cuidado constante, não sendo interrompida em finais de semana, feriados e nem qualquer outro dia sequer.

Grande parte das fazendas de leite que conhecemos passam de pais para filhos. No entanto, a consciência por parte dos produtores sobre a importância de se ter uma boa administração, informações e gestão da fazenda ainda é pequena nesse ramo.

Em inúmeras propriedades, os obstáculos com gestão são enormes e, por isso, contarei um pouco da minha experiência para vocês.

Sou da terceira geração da minha família na pecuária de leite. Quando iniciei, não tínhamos nenhum tipo de informação, as vacas ficavam sem identificação, não se sabia quais animais iam parir, quais estavam prenhes etc. Um dos maiores problemas na fazenda sempre foi a mão de obra. A rotatividade era altíssima, os funcionários sempre trabalhavam do jeito que queriam e nunca fizemos um acompanhamento de perto.

Aos poucos, percebi a importância de acompanhar as atividades, iniciei um trabalho com um veterinário e começamos a organizar o negócio. Parece fácil, mas é muito complexo e tem muitíssimos detalhes com que se preocupar.

Iniciei o Treinamento MDA na Clínica do Leite e a minha mente literalmente se abriu. Primeiro, o que achei muito importante, foi o conhecimento pessoal interno que aprendemos no treinamento. Depois, as ferramentas e a metodologia para aplicarmos na fazenda aquilo que aprendemos de gestão de forma fácil, rápida e eficaz.

Para quem ainda não conhece, a Clínica do Leite criou o Sistema MDA, que auxilia os produtores de leite e consultores a ter sucesso, facilitando meios e formas de se conseguir administrar o negócio leite.

Depois do treinamento, as coisas começaram a mudar: funcionários ficaram engajados, os resultados começaram a aparecer, o retiro de leite tomou cara de um negócio de leite, a produção começou a melhorar, pois o que importa é leite no tanque, não é mesmo?

E para isso, foi preciso entender que existe algo tão simples e ao mesmo tempo tão difícil neste ramo: a comunicação.

Na verdade, acabei descobrindo que o negócio do leite tem mais a ver com gente/pessoas, do que com as vacas. Mas o foco é o negócio, os resultados. As pessoas e as vacas são o meio. O processo para administrar os meios e atingir os resultados foi:

1º passo: Organizar a casa através da Ferramenta 5S.

2º passo: Organizar o negócio por meio de regras, normas, procedimentos operacionais, padronização, organograma, definição de missão, visão, valores, metas, objetivos e indicadores.

Muito trabalho, dedicação e esforço, porém, tudo feito aos poucos, no passo a passo, de forma tranquila e divertida.

Parece muita coisa? As palavras parecem complexas? Mas não são! Tudo é muito simples e fácil de fazer acontecer. As mudanças de percepções das pessoas são incríveis.

Olhem nas fotos como é simples. Basta querer para fazer acontecer! Tudo isso é feito explorando o que já se tem. Não precisa investir. Precisamos de melhor qualidade com menor custo.







Os comportamentos e o exemplo do gestor, por meio de suas atitudes, habilidades e conhecimentos moldam o negócio e todos os seus interessados (funcionários, fornecedores, clientes, sociedade e acionistas). E através disso se estabelece a cultura para atrair e reter pessoas. Ter a cultura certa é a maior vantagem competitiva das empresas.

Aprendi algo muito importante: não adianta termos todos os dados, informações, planilhas e relatórios se não tivermos meta. Com a meta definida, iremos saber se esses dados estão dentro do esperado e conseguiremos identificar os problemas e resolvê-los. É de extrema importância ter claro aonde se quer chegar e planejar o caminho até lá.

E uma observação: a equipe da Clínica do Leite disponibiliza tudo que você precisa, nós apenas preenchemos com a nossa realidade. Além disso, estão sempre de prontidão para nos auxiliar quando precisamos com a maior educação e gentileza que vocês possam imaginar.

Eu digo isso, pois realmente o Sistema MDA está fazendo diferença em meu negócio, com mudanças rápidas e eficazes. Claro que ainda tenho muito pela frente e não implantei nem metade do que aprendi no treinamento, porém, o mais interessante é que conseguimos colocar a teoria na prática e os resultados realmente acontecem! Sempre lembrando que precisamos fazer no passo a passo, não adianta atropelar as coisas e querer fazer tudo de uma vez, pois assim perdemos o foco.

Acredito que a maioria dos produtores necessita de um treinamento de gestão como esse, voltado para a pecuária de leite, pois todos os conceitos são baseados na TQM (Gestão pela Qualidade Total), a teoria na qual levantou o Japão e os EUA e é utilizada pelas maiores empresas, estando totalmente voltada para a pecuária de leite de forma fácil de ser entendida e aplicável, tanto na fazenda, como na vida pessoal e em outros negócios. (A Clínica do Leite desenvolveu softwares e planilhas que facilitaram demais a implantação na gestão das propriedades).

A sobrevivência do negócio por meio do lucro, a continuidade e o interesse daqueles que o administram, o reconhecimento do que fazemos e a felicidade, ou seja, o prazer no que se faz, são, para mim, os pilares para o sucesso da pecuária de leite.
 

Contem comigo para tirar dúvidas, fazer comentários, me perguntar, me visitar, pedir fotos e tudo o mais em que eu puder ser útil.
 
Danielle Cabrera Rodrigues
Agro CR – Citros e Pecuária de Leite
Fazenda São José, Guzolândia, SP.
danielle_cabrera@hotmail.com
 

CLÍNICA DO LEITE

Vinculada à ESALQ/USP, a Clínica do Leite é uma instituição sem fins lucrativos que atua em gestão da pecuária de leite, por meio da geração de conhecimento e da formação de pessoas.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALINE ANTONOVICZ FERREIRA

CANOINHAS - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/07/2016

Muito legal!
É dessa gestão que a maioria das propriedade leiteiras precisam, quando se gosta do que faz sai melhor ainda.
Sou filha de produtores rurais, e a atividade de leite na propriedade precisa de uma administração eficaz também, estou fazendo faculdade de ADM, e percebo a importância das informações para a gestão da propriedade.
PEDRO CAMPOS

BEBEDOURO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 22/06/2016

Interessante como na maioria das propriedades rurais no Brasil, soluções que melhoram a gestão e controlam perdas nao passam necessariamente por investimentos mas sim em aplicação de (boas) práticas e principalmente no reconhecimento da importancia que o treinamento e capacitação tem na formação dos colaboradores.
ELESANDRE CLEMENTINO DOS SANTOS

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 22/06/2016

Danielle, bom dia!
Parabéns por conseguir transmitir a urgente necessidade de encararmos o Leite como negócio e agirmos como gestores de um sistema de produção. Importante que você ressaltou que existem disponíveis no mercado empresa e instituições para dar o suporte técnico e de gestão necessários para alcançarmos os resultados que buscamos.
MARCOS SÁ

SÃO PAULO - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/06/2016

Parabéns Danielle, excelente texto. Dá-lhe MDA!!
ANTONIO INACIO FERRAZ

QUATÁ - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 22/06/2016

muito bom
MARIUS CORNÉLIS BRONKHORST

ARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/06/2016

Danielle parabéns
O prazer de fazer o q gosta para toda equipe é fundamental é decisivo para o bom funcionamento de toda cadeia.
MARCELO SOAVE

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/06/2016

Danielle, excelente artigo! Você conseguiu passar uma mensagem muito clara sobre o que é produzir leite com paixão e gestão aplicada!!! Aos que ainda não conhecem o sistema MDA, vale a pena conferir e implementar nas fazendas!
JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 21/06/2016

Matéria excelente!
MilkPoint AgriPoint