ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Como garantir que os empregados da fazenda realizem o trabalho da forma correta?

 Prof. Dr. Paulo Machado*

Pense rápido: seus funcionários perguntam diariamente o que precisa ser feito na fazenda? E quando concluem as tarefas, o resultado é exatamente o que você deseja? Se a resposta for “sim” para a primeira pergunta e “não” para a segunda, existem aí oportunidades de aperfeiçoar a gestão do seu negócio.

Garantir que a equipe saiba de antemão o que precisa ser feito e também a forma correta de executar cada tarefa depende diretamente de fatores gerenciais. O primeiro é a clareza quanto à função de cada um no fluxo de trabalho da fazenda. Explicar detalhadamente ao empregado quais são suas tarefas e responsabilidades é o primeiro passo, portanto, para que ele possa corresponder à expectativa. Afinal, não é justo desejar que as pessoas adivinhem o que você espera delas!

Além de elaborar a descrição de cargos, documento formal que registra essas informações, cabe ao gestor definir a forma adequada de execução das atividades. Para isso, será preciso criar os Procedimentos Operacionais (POs), descrevendo o passo a passo para a realização de cada tarefa. O objetivo é mostrar o caminho padrão a ser trilhado pelos funcionários para chegar ao resultado desejado.

Seguindo o conceito de gestão à vista que recomendamos no Sistema MDA, é importante que o Procedimento Operacional seja fixado em um lugar visível a todos os envolvidos na tarefa, de modo que possa ser consultado rapidamente sempre que houver dúvida. É justamente a facilidade de compreensão e acesso que faz dos POs aliados fundamentais à criação de uma rotina ordenada na fazenda.

Mas não basta apenas escrever os Procedimentos e colar pelas paredes. É necessário capacitar as pessoas para entendê-los e aplicá-los. Lembre-se: se você não dedicar tempo ao treinamento da equipe, sua fazenda corre o risco de se tornar um grande repositório de regras que nunca saem do papel. Feita a capacitação, a melhor forma de avaliar se as pessoas compreenderam o que foi transmitido é monitorar com frequência a forma como elas executam suas tarefas cotidianas e a qualidade de suas entregas - se estão atingindo ou não o resultado esperado.

Como você pode perceber, o segredo para um processo produtivo a prova de erros está na dedicação do gestor. Então, mãos a obra!
 
* Diretor da Clínica do Leite, é professor da Esalq/USP, professor titular em Bovinocultura de Leite, com 43 anos de experiência em gestão de fazendas.

CLÍNICA DO LEITE

Vinculada à ESALQ/USP, a Clínica do Leite é uma instituição sem fins lucrativos que atua em gestão da pecuária de leite, por meio da geração de conhecimento e da formação de pessoas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.