ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como conectar os empregados ao negócio?

POR CLÍNICA DO LEITE

CLÍNICA DO LEITE/AGRO+LEAN

EM 05/10/2017

2 MIN DE LEITURA

3
0
Prof. Dr. Paulo Fernando Machado* 
 
Quando o assunto é gestão de pessoas, engajar a equipe está entre os grandes desafios nas fazendas produtoras de leite - e também na maior parte dos negócios, em todos os setores. Talvez esse desafio esteja relacionado ao próprio entendimento do conceito e a sua aplicação prática. Afinal o que significa ter na equipe uma pessoa engajada?
 
Ao contrário do que alguns gestores acreditam, a aparente satisfação de um funcionário nem sempre é sinal de engajamento. Identificar pessoas realmente engajadas exige muito mais do que contabilizar elogios e reclamações, por exemplo. É preciso estar atento a outros aspectos, que passam por questões pessoais e profissionais, e também a indicadores capazes de demonstrar o nível de comprometimento das pessoas com o desempenho do negócio. Desânimo constante, atrasos ou faltas recorrentes, ausência em reuniões, pouca contribuição para melhorias e passividade, entre outros, são sintomas de profissionais desengajados.

O desafio, então, está em criar condições para evitar que isso aconteça na fazenda. Nesse sentido, um dos pilares do Sistema MDA, modelo de gestão desenvolvido pela Clínica do Leite, é estar junto às pessoas que fazem parte do negócio - “comer no mesmo prato”, como costumamos reforçar. Os sintomas só serão percebidos pelo gestor se sua rotina envolver a presença na fazenda e uma relação mais estreita com os funcionários. É essencial acompanhar o cotidiano do negócio, perambulando pelos ambientes de trabalho, ouvindo as pessoas, verificando anomalias e possíveis melhorias nos ambientes e processos. Outro mecanismo importante para essa aproximação são as reuniões semanais, nas quais se verifica, junto à equipe, o andamento das tarefas e as ações programadas para os próximos dias.

Todas essas práticas reforçam a conexão, uma das três condições que entendemos, no Sistema MDA, como fundamentais ao engajamento - as outras são a participação e a criação. A conexão permite que o empregado compreenda o quão importante é, para o sucesso do negócio, o trabalho que ele executa no dia a dia. Somente quando essa compreensão existe, as pessoas se conectam ao propósito da fazenda e trabalham orientadas ao resultado. Como consequência, o empregado passa a contribuir cada vez mais para a melhoria do desempenho da fazenda, participando e criando.

E se o engajamento não acontece? O que fazer quando um funcionário demonstra falta de conexão com o negócio? Nesse caso, o primeiro passo é assegurar que o gestor fez sua parte, criando todas as condições necessárias para que a pessoa atuasse de forma adequada, com clareza sobre os resultados esperados de seu trabalho. Se isso não foi feito, a desconexão é resultado de um sistema de gestão falho, e não do comportamento do empregado. Agora, se todas as condições foram criadas e ainda assim não houve engajamento, é hora de uma conversa franca e transparente com o funcionário, para entender melhor os motivos de sua postura.

Essa conversa é ponto de partida para analisar se ainda é possível reverter a situação do empregado. Se a resposta for negativa, o desligamento é o caminho natural, benéfico para o negócio e, na maioria das vezes, também para a pessoa. Abre-se espaço para ela buscar novas oportunidades e a fazenda integrar à equipe um profissional novo, animado com o trabalho e com maior potencial de engajamento. Mas não esqueça: o desempenho do time depende completamente do líder. Se você fizer a sua parte, fica mais fácil virar o jogo. Bom trabalho!
------
* Diretor da Clínica do Leite, é professor da Esalq/USP, professor titular em Bovinocultura de Leite, com 43 anos de experiência em gestão de fazendas.

CLÍNICA DO LEITE

Vinculada à ESALQ/USP, a Clínica do Leite é uma instituição sem fins lucrativos que atua em gestão da pecuária de leite, por meio da geração de conhecimento e da formação de pessoas.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FÁBIO LUIZ DE OLIVEIRA

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/12/2017

Achei pouco. O combustível do engajamento é natural ou por pressão.
O desafio é promover a felicidade comunitária e não só de uma célula.
ELMANO JOSE COELHO DE CARVALHO

JOÃO PESSOA - PARAIBA

EM 05/12/2017

Matéria oportuna e de indispensável leitura. À orientação é aplicada em qualquer área de atuação profissional. Entendo que o diálogo abre o fator da humanização, uma maneira do caminho a se trilhar para destravar a complexa engrenagem do bom relacionamento da épica trilogia no mundo Capital X Humano X Trabalho.
JOÃO FERNANDO C PEREIRA

AURORA - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 06/10/2017

Muito interessante a matéria; realmente muito importante a expressão " comer no mesmo prato" pois só assim saberemos das situações e do dia a dia das pessoas que trabalham conosco e é uma maneira de ajudarmos a fazer as coisas andarem melhor.
Desenvolvemos este trabalho aqui na empresa e com certeza ajuda muito nos processos;
Parabéns ao autor desta matéria !!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures