ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Aplicação da filosofia lean na agropecuária: caminho para evolução

Prof. Dr. Paulo Fernando Machado*

Ao longo das últimas décadas, organizações de diversos setores têm tornado a filosofia lean um meio fundamental para obter resultados cada vez melhores. No agronegócio não é diferente: a ideia de potencializar resultados e aproveitar melhor os recursos ganha cada vez mais espaço nas fazendas brasileiras. O crescente interesse pelo assunto leva ao desenvolvimento de novas formas de praticar essa filosofia, o que tem permitido a difusão do lean como pilar em diferentes modelos de gestão.

Nascida na Toyota, a Lean Manufacturing (manufatura enxuta) é uma filosofia de gestão que tem como base três pilares: foco no cliente, trabalho em equipe e eficiência dos processos. Assim, têm como objetivo principal fazer mais, de forma mais fácil, mais barata e mais rápida, por meio, principalmente, da eliminação de desperdícios - de tempo, dinheiro, pessoas e outros recursos. A ideia é ter um sistema de produção cada vez mais enxuto. Para tanto, é necessário melhorar os processos de maneira sistemática e contínua, em pequenos incrementos, dia após dia. Nesse método, o objetivo de todas as ações é entregar o máximo de valor com a menor quantidade de recursos possível. Isso implica em repensar o sistema de produção.

Negócios agropecuários

Um dos modelos derivados da filosofia lean é o Sistema MDA, que foi criado pela Clínica do Leite para a gestão de negócios agropecuários. Neste setor, a aplicação da lean exige eliminar tudo que atrapalha o fluxo de trabalho nas fazendas - o que chamamos de “pedras no caminho”. No caso da fazenda produtora de leite, por exemplo, um ordenhador que precisa sair do fosso de ordenha para buscar o pré-dip - que acabou - pode ser considerado um grande desperdício de tempo, sem contar o desperdício de produtividade das vacas que estão aguardando para serem ordenhadas. Evitar a ocorrência dessas pedras no caminho, antever instabilidades, evitar desperdícios e promover melhorias contínuas estão no foco do Sistema MDA, que tem como objetivo transformar fazendas em negócios cada vez mais produtivos e rentáveis.

Para que isso seja possível, na prática, é necessário ter clareza do sistema produtivo e do que se espera de cada sistema que compõe a propriedade. Dividir a fazenda em partes menores ajuda o gestor e os empregados a enxergarem melhor essas pedras e também as oportunidades para implantar melhorias. Quando esse novo olhar toma conta da fazenda, a aplicação da filosofia lean traz ganhos expressivos e permanentes em custos, produtividade e qualidade. Como consequência, temos mais lucro, maior realização e pessoas mais felizes, como se vê em centenas de fazendas brasileiras que implantaram o Sistema MDA.

Quer saber mais?

Diante da evolução recente de dos resultados que essa nova forma de pensar têm apresentado, acreditamos estar diante de uma grande janela de oportunidade para o agronegócio. Face às enormes dificuldades conjunturais que o setor enfrenta no Brasil, essa filosofia pode ser determinante para assegurar competitividade. Por isso, idealizamos o Agro+Lean, um evento com foco em práticas e ferramentas de gestão aplicáveis à agropecuária. Por meio de painéis, palestras e fóruns, serão apresentados casos de fazendas e indústrias que obtiveram melhorias importantes de desempenho a partir da aplicação de princípios da filosofia lean. Ao promover esse debate, nosso objetivo é criar um espaço de diálogo entre os principais agentes do setor agropecuário, para que tenhamos negócios cada vez melhores para todos.

O evento será realizado no dia 8 de dezembro, em Piracicaba (SP). Informações e inscrições podem ser obtidas no site www.agromaislean.com.br

Fica aqui o nosso convite. Vale a pena saber mais sobre a nova forma de pensar, que vem transformando o agronegócio no Brasil e no mundo.

* Diretor da Clínica do Leite, é professor da Esalq/USP, professor titular em Bovinocultura de Leite, com 43 anos de experiência em gestão de fazendas.

CLÍNICA DO LEITE

Vinculada à ESALQ/USP, a Clínica do Leite é uma instituição sem fins lucrativos que atua em gestão da pecuária de leite, por meio da geração de conhecimento e da formação de pessoas.

2

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ALOÍSIO DIAS PEREIRA PRINCE

SOLEDADE DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/12/2017

Muito interessante a reportagem. Trabalhei com Lean em industrias de auto peças tivemos muitos ganhos.Vou aplicar na minha propriedade.
VAGNER ALVES GUIMARAES

VOTUPORANGA - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 29/11/2017

Pouco se tem abordado este tema,ouvir as pessoas,criar uma relação mútua de respeito, quebrar os paradígmas, fazer dos erros um aprendizado constante, a nossa cultura carece de iniciativas sofremos consequências desastrosas, estamos sempre corrigindo nas pontas dos processos a onde os prejuízos são inevitáveis.
Vibro quando vejo uma iniciativa deste nível,pois nem tudo esta perdido o Brasil precisa evoluir dentro de um todo, parabéns.