ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Agro+Lean: inspiração para avançar

Núcleo de Comunicação da Clínica do Leite

Facilitar o diálogo entre produtores, indústrias e demais agentes do setor, a fim de impulsionar avanços que gerem resultados efetivos para todos os envolvidos na agropecuária. Esse era o objetivo do Agro+Lean, evento realizado no último dia 8 de dezembro pela Clínica do Leite na ESALQ/USP, reunindo cerca de 260 pessoas em Piracicaba (SP). “Formamos uma comunidade que compartilha de um mesmo interesse:  fazer com que o setor no qual trabalhamos evolua e gere resultados cada vez mais consistentes. O aperfeiçoamento da gestão dos negócios é o caminho para isso”, destacou o diretor da Clínica do Leite, professor Paulo Machado, na abertura do evento.

A programação incluiu palestras, painéis e fóruns, reunindo convidados de diferentes áreas. Entre eles estava o Diretor Executivo da Viva Lácteos - Associação Brasileira de Laticínios, Marcelo Martins, que apresentou um panorama do mercado de lácteos brasileiro, destacando os desafios a serem enfrentados pela cadeia produtiva. “Precisamos ampliar a presença no mercado internacional, para não depender tanto do mercado interno. Sabemos que exportar é a saída. Porém, para ser competitivo em âmbito global, é preciso aumentar a eficiência em toda a cadeia ”, afirmou.

Na sequência, um painel de discussão abordou o fortalecimento da relação entre produtores e indústrias, partindo da visão de CCPR/Itambé e Verde Campo. “É fundamental que haja uma relação de ganha-ganha, na qual tanto o produtor quanto a empresa tenham resultados satisfatórios”, afirmou o Gerente de Suprimento de Leite da CCPR/Itambé, Juliano Silveira. No mesmo sentido, o Gerente de Matérias Primas Lácteas da Verde Campo, Sávio Santiago, defendeu um relacionamento cada vez mais transparente entre as indústrias e seus fornecedores. “A transparência permite avaliar se estamos compartilhando das mesmas crenças e também se o que o produtor tem a oferecer é aquilo que a empresa precisa", afirmou.

O papel desempenhado por consultores e técnicos na melhoria das práticas de gestão das fazendas também foi abordado em um painel. Após a consultora Letícia Andrade, de Passos de Minas (MG), destacar os desafios enfrentados por profissionais da área, foi a vez do coordenador de Pecuária Leiteira da Frísia Cooperativa Industrial, Jefferson Pagno, apresentar os resultados de um projeto desenvolvido em parceria com a Clínica do Leite. Entre os diferenciais da iniciativa está o apoio da equipe técnica da Frísia a cooperados que estão implantando o Sistema MDA, modelo de gestão criado pela Clínica do Leite para aplicação na agropecuária. “Além da melhoria dos resultados das propriedades participantes, o projeto resultou em técnicos ainda mais engajados, satisfeitos com o impacto do seu trabalho, que vem se deslocando do nível operacional para o estratégico das fazendas”, ressaltou Pagno.

Exemplos
Para demonstrar os benefícios da adoção de um modelo de gestão eficiente, a programação do evento incluiu depoimentos de produtores que aplicam o Sistema MDA em propriedades de diferentes portes e regiões. Referência no Paraná, a Fazenda Melkstad foi representada pelo diretor Diogo Vriesman e pelo gerente Márcio Hamm, que contaram como as novas práticas gerenciais vêm contribuindo para a evolução do negócio. Em sintonia, Fernando Gavaia, da Fazenda Casa de Leite, enfatizou os diferenciais de um negócio desenvolvido a partir de um propósito claro, uma das bases do MDA. Também inspiradores foram os depoimentos de Makoto Sekita e Ana Flávia Veronezzi, da Sekita Agronegócios. Eles dividiram o palco com a pequena produtora Juliana Ventura, de Carambeí (PR), que emocionou o público ao relatar como a melhoria da gestão transformou a propriedade e a vida de sua família.  

Fora da caixa
Outro destaque do Agro+Lean foram os painelistas externos à pecuária leiteira: Antonio Rentes, diretor da Hominiss, consultoria especializada na aplicação da filosofia lean em diversos segmentos, e Everton Gubert, diretor da Agriness, empresa referência em soluções para gestão na suinocultura. Depois de Rentes apresentar o potencial da filosofia lean para agregar eficiência aos processos produtivos, Gubert demonstrou como esse potencial vem se concretizando na suinocultura, por meio do Pensamento+1 — metodologia de gestão desenvolvida pela Agriness com foco no setor. Ao elencar os pilares de uma gestão bem-sucedida, ele destacou o valor das pessoas. “Posso afirmar, sem falsa modéstia, que desenvolvemos na Agriness uma das melhores tecnologias do mundo para gestão da suinocultura. Mas estou convencido de que isso é só uma parte. São sempre as pessoas que mexem o ponteiro. Tecnologia sozinha não faz nada”, concluiu.

Livro
Para fechar a programação do evento, foi realizado o lançamento do livro “Sucesso no leite”, de autoria do Professor Paulo Machado. Com 192 páginas, a publicação apresenta o Sistema MDA (Master Dairy Administration), que reúne conceitos, ferramentas e práticas de gestão adotados com sucesso por empresas de todo o mundo, propondo um modelo gerencial totalmente aplicável à agropecuária. Ao longo do livro, o leitor é convidado a refletir sobre fatores fundamentais ao êxito do negócio e o papel desempenhado por todas as pessoas envolvidas na atividade. 

Mas a ideia é ir além da reflexão e estimular a ação, fazendo o modelo funcionar na prática. Para isso, o livro detalha a Jornada de Implantação MDA, um passo a passo de todas as etapas a serem cumpridas para aperfeiçoar a gestão da fazenda e obter resultados cada vez melhores. Para saber mais, acesse www.sucessonoleite.com.br.

CLÍNICA DO LEITE

Vinculada à ESALQ/USP, a Clínica do Leite é uma instituição sem fins lucrativos que atua em gestão da pecuária de leite, por meio da geração de conhecimento e da formação de pessoas.

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.