Passo 1. Anote suas observações: Para começar, simplesmente observe um animal ou vários animais dentro de um mesmo grupo. Dê um escore para cada categoria de saúde para o animal observado, conforme a Tabela 2. Se você ainda está se familiarizando com o sistema de escore, utilize a Tabela 1 ou o Quadro 1 como guia auxiliar para a determinação do escore, de acordo com o sistema adotado. Por exemplo, utilizando o sistema de Wilkinson para determinar o escore da primeira categoria (atitude), pergunte a você mesmo: A bezerra parece normal? Está alerta? Responde rapidamente a estímulos como barulho ou pessoas andando no bezerreiro? Se a resposta for positiva, a bezerra receberá o escore "0". Caso contrário, escolha o escore que melhor descreve o animal conforme a Tabela 2. Lembre-se que o sistema de escore permite apenas uma avaliação geral do animal e não um diagnóstico de qualquer problema sanitário. Assim, segundo Wilkinson, não existe motivo para perder muito tempo avaliando cada animal.
Passo 2. Anote o escore final: Some os escores dados para cada categoria de forma a obter o escore final de saúde do animal e anote na planilha.
Passo 3. Analise os resultados: O escore final do animal deve ser interpretado de forma individual, uma vez que os resultados podem ser bastante variados entre sistemas de produção. Conte com a ajuda de um técnico para avaliar os resultados e tomar ações que possam corrigir problemas revelados pelo sistema de escore. O sistema de escore de saúde pode ser aplicado nas seguintes áreas:
- Tomada de decisão de tratamento: utilize o escore de saúde para determinar o momento de intervir e medicar um animal ou um grupo de animais. Wilkinson sugere que um protocolo de tratamento seja desenvolvido de acordo com um determinado escore de saúde de forma que todos os animais com aquele determinado escore deverão ser medicados da mesma forma. Para isso, conte sempre com a ajuda de um veterinário. Da mesma forma, utilize esta ferramenta de monitoramento para determinar se o tratamento foi efetivo ou não fazendo avaliação do escore após o tratamento.
- Acompanhamento do desempenho animal: quando utilizado com frequência, o escore de saúde pode auxiliar no acompanhamento dos status de saúde dos animais de reposição. O escore fornece um rápido histórico da saúde dos animais e permite avaliar e comparar o desempenho desta bezerra com animais contemporâneos.
- Identificação de problemas: O escore de saúde permite também que sejam identificados pontos de estrangulamento e problemas no programa de manejo e criação de animais de reposição. Por exemplo, suponha que um rebanho tenha várias novilhas de 10 meses de idade bem mais leves que suas contemporâneas. Avaliando o histórico de escore de saúde percebe-se que estes animais tiveram muitos problemas por volta de 6 meses de idade. Este histórico sugere que o manejo destes animais nesta faixa de idade é um ponto de estrangulamento no sistema, devendo ser um ponto para reavaliação e identificação de problemas.
Tabela 1. Guia de escore de saúde segundo Wilkinson.
Tabela 2. Planilha de escore de saúde.
Quadro 1. Guia de escore de saúde (Universidade de Wisconsin).