ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O maior desafio na vida de uma vaca: Como podemos nos preparar para ajudá-la?

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 26/03/2021

3 MIN DE LEITURA

0
6

Você sabe por que utilizamos a expressão “foi um parto” para descrever uma situação muito difícil? Falamos isto porque o parto é o momento mais desafiador na vida das fêmeas mamíferas e, para as vacas leiteiras, isso se torna ainda mais delicado devido a sua especialização para a produção de leite.

Diversas pesquisas já confirmaram que o parto é o momento que irá influenciar toda a produção e a lucratividade de uma lactação, o desenvolvimento de um novo animal e a eficiência reprodutiva no próximo ciclo dessa vaca, ou seja, é crucial que as fazendas se atentem para um período tão delicado.

Mas como podemos estar preparados para o parto? Quais são as ferramentas que estão a nossa disposição para isso?

 

Vaca monitorada com bezerro

Figura 1 - Vaca monitorada com bezerro recém nascido

 

As fazendas leiteiras estão ficando cada vez maiores e mais especializadas em produzir com eficiência e bem estar. Nesse cenário, a reprodução é um dos fatores mais explorados, visto que é fundamental que as vacas emprenhem e deem sequência a seu ciclo reprodutivo para manter a produção e a recria da fazenda.

O parto é o momento por onde irão passar todos os investimentos e esforços da reprodução. Essa passagem, se não for bem planejada e acompanhada, pode representar um gargalo desses recursos empregados, visto a quantidade de desafios que podem ocorrer nesse momento.

São vários os fatores que influenciam a ocorrência de problemas relacionados ao parto, sendo o principal deles a condição nutricional da vaca, tanto na secagem e no pré-parto, como durante toda a lactação anterior. Sendo assim, uma ótima forma de diminuir a probabilidade de ocorrerem essas desordens no parto, é a utilização de uma dieta adequada durante o período seco e o pré-parto e garantir que os animais consumam essa dieta.

Para avaliar se de fato as vacas estão consumindo a dieta pré-parto, pode-se avaliar o pH da urina, sendo o valor ideal entre 6 e 7, variando de acordo com a raça. Quando o pH da urina estiver acima desses valores, o animal tem maior propensão a passar por problemas no parto e no pós parto.

No entanto, por mais impecável que sejam as condições oferecidas para os animais, os problemas de parto sempre estarão presentes na produção leiteira. E nesse momento o produtor deve estar preparado para auxiliar e contatar o médico veterinário, bem como ter um controle atualizado da situação reprodutiva dos animais que permita o planejamento dos partos da fazenda.

Para isso, o Software de gestão da COWMED organiza os animais de acordo com sua data prevista de parto e permite ao produtor se planejar para dar a atenção especial que os animais merecem.

 

Animais próximos ao parto

Figura 2 - Listagem dos animais que estão próximos ao parto

O software também disponibiliza a projeção de partos previstos ao longo dos próximos meses, para que o gestor da fazenda consiga se planejar para mensalmente, como pode ser visto na figura 3.

 

Projeção mensal de partos

Figura 3 - Projeção mensal de partos

 

Por fim, quando esse momento tão importante estiver chegando, o sistema de monitoramento da COWMED alertará o produtor que o animal está com o comportamento alterado pode estar se aproximando do parto.

 

Alerta de proximidade do parto COWMED

Figura 4 - Alerta do sistema de monitoramento COWMED de proximidade do parto 

 

A figura 4 ilustra o aumento de atividade de uma vaca algumas horas antes do parto (subida da linha vermelha) e queda de ruminação (linha verde).

As vacas de leite são verdadeiras atletas para enfrentar todos os desafios que são impostos a elas, e neste contexto, é crucial se atentar e estar preparado para um momento tão decisivo como o parto, mais fácil ainda se cada produtor tiver acesso a cada vaca na palma da sua mão.

 

Vitor SchmidtVitor Schmidt

Acadêmico de Medicina Veterinária da UFSM

Analista de Sucesso do Cliente na COWMED

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures