ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

E se você não tivesse um plano de saúde?

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 29/10/2020

4 MIN DE LEITURA

0
6

Você já parou para pensar o que você faria se você ou seu filho não tivessem um plano de saúde? Hoje pode parecer pouco importante, mas em um país onde, em torno de 25% da população possui plano de saúde, esse serviço não é privilégio de poucas pessoas.

Quem tem plano de saúde o faz por um motivo principal, ter a segurança de que se ficar doente será atendido mais rápido e em caso de internação não ter custo hospitalar.  Entretanto nenhum plano de saúde previne que você fique doente!

Pensando dessa maneira que a COWMED evoluiu, não querendo remediar, mas focando no mesmo que todos deveriam ter no seu plano, prevenir que os animais fiquem doentes ou que as doenças sejam agravadas, buscando sempre atingir o melhor desempenho.

Muito antes da manifestação de sinais clínicos de qualquer doença as vacas demonstram alterações comportamentais e o monitoramento identifica essas alterações logo em seu início. As vacas, assim como todos seres vivos, possuem mecanismos compensatórios para manter sua homeostase. Portanto quando qualquer fator, intrínseco ou extrínseco, ameaçar o organismo, os mecanismos compensatórios entram em ação buscando manter a homeostase pelo maior tempo possível. Por exemplo, quando uma vaca é acometida por uma doença infecciosa os linfócitos produzem a resposta imune e consequentemente causa um aumento da temperatura interna. O primeiro mecanismo compensatório da vaca é diminuir ou até parar a ruminação, para diminuir a fermentação de alimentos no rúmen e consequentemente diminuindo o calor produzido por este, visando manter estável a temperatura corporal.

Monitorando o comportamento das vacas a COWMED avisa a você produtor, seu veterinário e toda sua equipe, quais vacas estão apresentando alguma alteração comportamental, classifica a intensidade desta alteração em três níveis: desafio, observação e grave e recomenda quando e o que observar em cada caso. Otimizando assim seu tempo e tornando-o mais produtivo.

Muito embora não tenhamos dados precisos, acredita-se que no Brasil  vacas holandesas têm em média uma vida útil produtiva entre 2,5 e 3,5 lactações e elas levam entre 1,4 e 1,8 lactações para se pagar, já pensou que uma vaca que é descartada cedo demais gera um prejuízo muito maior do que o valor de repor um animal?

O pico da vida produtiva fica entre a quarta e quinta lactação. Porque não podemos ter animais com 4 ou 5 lactações em média? Temos que, cada vez mais, trabalhar para termos vacas velhas nos nossos rebanhos, vacas velhas na fazenda é sinal de saúde pois todo ano ela deu cria e produziu leite.

Na COWMED temos inúmeros exemplos de redução das taxas de descartes em clientes de diferentes estados, como a redução de 36% para 18% em apenas 8 meses de uma fazenda de Minas Gerais ou em outra fazenda no Rio Grande do Sul que foi de 15% para incríveis 3% de mortalidade.

Como ouvimos as vacas 24 horas por dia, 7 dias por semana, nossa inteligência artificial identifica a alteração de comportamento de 1 a 5 dias antes dos animais apresentarem sinais clínicos, e separa quais destes animais precisam de maior atenção, informando o produtor na palma de sua mão.

A identificação manual de doenças é uma tarefa bastante difícil, pois exige mão de obra qualificada e demanda muito tempo, caso contrário as vacas com alterações são identificadas apenas quando deitam e não levantam, diminuem muito o apetite ou a produção de leite cai, o que são parâmetros tardios, pois o animal já está debilitado quando apresenta estes sinais.

Imagine ter 1 funcionário para cada vaca da sua fazenda, verificando-a 24h por dia em cada detalhe de seu comportamento, quanto tempo ruminou, comeu ou andou. É exatamente isto que a COWMED pode fazer pela sua propriedade.

Neste gráfico acima mostramos o status de uma vaca de alta produção saudável, onde temos os índices de ruminação (em verde) e as linhas de atividade (laranja) e ócio (azul). Observa-se uma constância de comportamento, inclusive com alertas de cio e retorno de cio neste período.

Já neste segundo gráfico o animal que vinha com um comportamento constante, apresentou uma queda brusca de ruminação no dia 21/05 com aumento do ócio, em seguida teve o alerta e confirmação de mastite no dia 22/05.

Além do alerta de sanidade a COWMED indica o tempo de enfermaria para cada animal ou tipo de doença considerando o retorno de comportamento da vaca ao seu padrão normal.

Ainda não existe um plano de saúde que avisa se você ou alguém da sua família irão adoecer, nenhum médico te liga perguntando se está se alimentando direito e tão pouco um sistema que informe sua probabilidade de adoecer nos próximos dias, mas a COWMED faz isso por suas vacas.

Se você não consegue imaginar você ou seus filhos sem um plano de saúde, por que você ainda não tem um plano de saúde para quem produz o sustento da sua família?

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures