FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quando a vaca cai e não levanta mais

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/01/2020

2 MIN DE LEITURA

83
2

Quando a vaca cai e não levanta mais diversos podem ser os motivos, mas estão principalmente relacionados a problemas de casco ou distúrbios metabólicos e nutricionais.

"João Paulo, a vaca n° tal caiu e não levanta mais... "(e agora?! eu me pergunto)

Você pode trocar meu nome pelo seu, ou pelo de quem quiser. Esta é uma situação relativamente, comum. Não deveria ser. Pelo menos o meu desejo é não ter que ouvir esta frase mas, infelizmente e periodicamente, nos deparamos com este problema.

Ao longo de todos este anos, trabalhando na atividade, tenho tentado salvar animais, muitos em vão. Há quem diga que a causa deste insucesso seja devido a minha formação. Afinal, sou agrônomo e não veterinário. No entanto, sou obrigado a afirmar que, em determinadas circunstâncias podemos ser agrônomos, veterinários, zootecnistas, especialistas, curandeiros, benzedeiros, enfim, o que desejar: mas que a vaca não levanta, não levanta.

Neste espaço, ficaria muito extenso tentar enumerar possíveis causas de vacas que deitam e não levantam mais. No entanto, estou levantando a questão apenas para debate. O que tenho percebido, infelizmente, que ministrar medicamentos neste casos, a eficácia é muito baixa.

A maioria dos problemas enfrentados em muitas propriedades está associado a problemas de casco e a debilidade física gerada pelos mesmos ou em função de balanço energético negativo potencializados por distúrbios metabólicos pós-parto. De acordo com a capacidade de gerenciamento e nível tecnológico de cada sistema de produção predomina um tipo de ocorrência ou ambas (distúrbios + problemas de casco).

As sequelas de problemas de casco são mais graves, uma vez que acometem animais independentemente do estágio de lactação. Nos problema de locomoção (casco) o animal, ao ficar cada vez mais fraco (por se locomover cada vez menos e ingerir menos MS) entra num quadro de déficit nutricional e não há sorologia (tradicionais soros vitamínicos ministrados com doses de cálcio) que resolva a questão. A salvação pode estar na capacidade do animal em se alimentar. 

Nos casos de fraqueza como sequela de distúrbios metabólicos, a recuperação é ainda mais complicada pois o animal se locomove (lentamente), mas permanece muito tempo em pé, parado, sem consumir alimento ou água. Os distúrbios nutricionais são os mais complicados pois, definitivamente o animal deixa de ingerir alimento.

Bons profissionais (médicos veterinários, no caso), se estiverem na propriedade, muitas vezes conseguem diagnosticar o problema. A grande questão, no entanto, a meu entender não é acertar o diagnóstico. Na realidade, o mesmo (diagnóstico) não pode acontecer, ou seja, se você diagnosticou, é tarde demais. Detectou um problema que teria de ser sanado, evitado, anteriormente (precocemente).

Estratégias como manejo do período de transição, comprovadamente ajudam e amenizam problemas pós-parto. Uma dieta padronizada e de qualidade também é muito importante mas mesmo assim, a vacas continuam caindo, vez e outra. Alguns animais, aparentemente sadios em pleno pico de produção apresentam déficits de cálcio (pela elevada produção) e muitas vezes sofrem "quebras", "travas" ou "breaks" (como queiram classificar), subitamente. É necessário acompanhar estes animais e suplementar via Ca endovenoso.

Infelizmente, falhamos e nem sempre conseguimos diagnosticar todos os males a tempo. Por este motivo que a atividade encanta e vicia a todos os envolvidos. Cada caso, cada vaca, um motivo, uma razão diferente.

Os comentários estão abertos para complementos, colocações discussão e posicionamento sobre o tema: "A vaca deitou e não levanta mais..."  E agora?!

83

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTÓNIO ANDRÉ NGUINAMAU

EM 13/01/2021

ola estamos nesta área a muitos anos mais essa problemática tem afligido muitos os criadores de gado em todas as parte por exemplo hoje uns dos meus clientes ligou-me alegando essa questão que tem uma vaca caída a dias . Mais o que eu sugeri para ele antes de aplicar antibiótico deve primeiro fazer hidratação do animal isso pode ser feito a base de soros ou líquidos feitos pelo própria criador. como por exemplo agua com açúcar e sal caseiro em quantidades exactas.
RAFAEL HITALO

IGUATEMI - MATO GROSSO DO SUL

EM 03/11/2020

Estou com o msmo problema
GABRIELA CRISTINA DE FARIA

EXTREMA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 14/10/2020

Olá tudo bem ?
Estou com uma vaca aqui que ela foi dar a cria e acabou caindo do barraco e soltou a mãe de corpo fora não sei se exatamente assim que se fala, mais em fim veio o veterinário e colocou novamente pra dentro mais. Agora ela está com dificuldade para levantar ela tá comendo tudo normal só não consegui levantar vcs tem algum remédio ou algo que possa ajudar ela
JOANA MARIA DA SILVA TAVARES

JALES - SÃO PAULO - OVINOS/CAPRINOS

EM 09/09/2020

Boa tarde , ganhei uma bezerra de 60 dias , não anda mais não consegue se levantar , o veterinário falou que não esta com anemia ,o que devo fazer . Esta mamando na mamadeira e bebe água.
FRANCISCO

OUTRO - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE

EM 19/08/2020

Sou veterinário , e a anos me deparo com este tipo de situação. Infelizmente nunca encontrei uma terapêutica que tenha uma eficiência considerável quando o assunto é vaca caìda. Conseguimos corrigir os problemas eletrolíticos e minerais com as soluções comerciais disponíveis no mercado mas existe um problema que precisa ser abordado que é a compressão medular que pode ocorrer num pós parto, pois os ossos que compõem a bacia da vaca, dependendo do tamanho do terneiro ou se ele tenta sair em uma posição que force está estrutura pode ocorrer um deslocamento vertebral que irá causar a paralisia, neste caso o prognóstico é desfavorável. Existe também a possibilidade do ligamento pubiano sofrer um trauma e causar muita dor na vaca que ela desiste de tentar ficar em pé, neste caso esse ligamento precisa de uns 30 a 40 dias para se recuperar, e aí está o problema,pois as articulações dos membros vao atrofiando e o animal acaba perdendo o movimento por paralisia nervosa. Esse problema da bacia não é citado em quase nenhuma literatura específica mas na prática vemos que este problema é algo verdadeiramente muito comum, isso pode ser comprovado facilmente pela casuística já que não vemos relatos de animais machos com este problema.
O que fazer? Analgésicos, Antinflamatorios, movimentação dos membros ( as vezes temos que colocar o animal de barriga para cima) levantamento mecânico pelo menos duas vezes ao dia(o problema é que isso pode agravar a lesão no púbis ou no deslocamento vertebral). Estou investindo em uma ideia americana de uma piscina de bolinhas plásticas, construir a estrutura ao redor do animal, erguer o seu corpo e encher com as bolinhas, assim aliviamos os membros e damos tempo para a lesão cicatrizar. Espero ter ajudado e conto com outras idéias para serem testadas
LOIVA SUZANA PASA BINOTTO

EM 12/08/2020

Parabéns o único registro que encontrei sobre lesões que podem ocorrer durante o parto.
APARECIDA ARIKAWA

SANTO ANASTÁCIO - SÃO PAULO

EM 27/04/2020

A vaca está saudável detergente caiu quando tenta levantar fica com a musculatura trêmulas urina em jato de dor e cai o que devo fazer já aplicamos soro antibióticos calcio e anti-inflamatório
CLAUDIA MENDES FARIAS

SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO - MARANHÃO

EM 06/04/2020

Minha vaca tá muito ruim
MAH SILVA

SÃO ROQUE - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 20/02/2020

A minha vaka comeu bst capim ai chegou não come mais só fica deitada
MARIA LUZIA PINHEIRO DE SOUZA

SENADOR GUIOMARD - ACRE - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 12/02/2020

Ola minha vaca atolou na lama e passou uma noite toda. Ela está comendo bebendo normal .e as juntas estas meles e ainda ela conseguiu mexer mas não consegue se alevantar que eu posso fazer
CRISTIANE CARAMES

EM 12/12/2020

Tenho uma vaca na mesma situação, como você conseguiu resolver o problema?
KATIA CORREIA

TEIXEIRA DE FREITAS - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 07/11/2019

Minha vaca esta seca ha tempos, estou sem pasto mas dando feno e ração mas ontem deitou e não consegue levantar das patas traseiras estão fracas, mas, está comendo e bebendo água, aparentemente não está apática está com pelos normais mas magra...
Ela é um vaca da raça Jersey PO, muito parideira, com uns 10 anos.
Qual a idade que a vaca pode ser considerada velha e precisa de descarte?
Att
Katia Correia
73 999740753
CARLONE CERQUEIRA

BATALHA - PIAUÍ

EM 04/11/2019

Estou com uma vaca caida.. comendo e bebendo normal tentamos levantar mas as juntas estão duras não consegue ficar em pé o que devo fazer?
RUBENS PASCO

PORTO UNIÃO - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/10/2019

Provavelmente quando uma vaca cai após parto ela descalcifica, uma das minhas deu esse problema após um mês de ter criado, já faz três dias que tento levantar e tratando com muito soro e cálcio mais vitaminas b12, mas hoje não respondeu então por mais duro que sege vou ter que sacrificar!!
RAFAEL HITALO

IGUATEMI - MATO GROSSO DO SUL

EM 03/11/2020

Infelizmente estou com o msmo problema
SUELI CRISTINO DA SILVA

FORMOSO DO ARAGUAIA - TOCANTINS

EM 04/10/2019

Estou com uma vaca caida.. comendo e bebendo normal tentamos levantar mas as juntas estão duras não consegue ficar em pé o que devo fazer que medicamento usar
MARCOS VALMIR

ALAGOINHAS - BAHIA

EM 03/08/2019

Olá estou com uma vaca leiteira caída ela não está magra estava forte produzindo leite pastando. Direpente deitou e não consegue levantar está trêmula ela escorna depois fica em posição de levantar
GABRIELLA LIMA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 23/07/2019

Olá! Estou com uma vaca jersey que está prenha e hoje a tarde caiu em uma vaca. Meu caseiro resgatou a vaca com vida. Mas ela está bem debilitada. Alguma orientação e dica para primeiros socorros? Desde já, obrigada!
ELISANDRA DENTI

SOCORRO - SÃO PAULO

EM 17/07/2019

A vaca do só fica deitada . Depois que ficou uma hora e meia na agua até conseguir tira'la. Já faz duas semanas que não levanta .
Se alimenta e bebe água.
Nesse caso ela conseguiria com o tempo levantar ?
JOICE

RIO BRANCO - ACRE - PESQUISA/ENSINO

EM 30/04/2019

Bem difícil, ontem fizeram uma cirurgia no olho de uma vaca, após a cirurgia ela levantou e depois deitou e não levantou mais.
O veterinário aplicou vários remédios, mas até agora nada.
INACIO BRASIL

EM 10/12/2018

sera que a vaca morre de sede se ela ficar bebendo seu proprio leite?
JOSETE PEREIRA SAMPAIO

EM 03/12/2018

Estou com uma vaca caida há quase duas semanas e piorou porque ela enroscou o chifre em uma arvore, ontem, ao se mover. Agora, peço a Deus forças para fazer o possivel para ela se recuperar...porque para mim, matar o animal é como a autanasia...sou veementemente contra....Ninguém tem o poder de dar ou tirar vidas, somente Deus....meu ponto de vista...forte abraço.
AFRANIO DOS SANTOS TEIXEIRA

EM 21/09/2018

BOA TARDE!

Tenho alguns animais em meu sitio e os mesmos estavam bem gordos e começaram a emagrecer e alguns já vieram até a morrer, já fiz a aplicação de vermifugo, vitaminas e nada deles melhorarem o pasto é de boa qualidade. Já foi feito analise para ver se seria o verme conhecido por baratinha, ou se tinham ingerido sacos plasticos tudo sem nenhuma alteração.

alguem pode me ajudar, já perdi 28 cabeças esse ano
ADENILSON CARDOSO

PRESIDENTE GETÚLIO - SANTA CATARINA - ESTUDANTE

EM 15/04/2019

Oi tudo bem é que para dar alguma opinião sobre isso é só fazer uma visita na propriedade porque pode ser muitas coisas
MilkPoint AgriPoint