Quando a vaca cai e não levanta mais |
Quando a vaca cai e não levanta mais diversos podem ser os motivos, mas estão principalmente relacionados a problemas de casco ou distúrbios metabólicos e nutricionais.
"João Paulo, a vaca n° tal caiu e não levanta mais... "(e agora?! eu me pergunto)
Você pode trocar meu nome pelo seu, ou pelo de quem quiser. Esta é uma situação relativamente, comum. Não deveria ser. Pelo menos o meu desejo é não ter que ouvir esta frase mas, infelizmente e periodicamente, nos deparamos com este problema.
Ao longo de todos este anos, trabalhando na atividade, tenho tentado salvar animais, muitos em vão. Há quem diga que a causa deste insucesso seja devido a minha formação. Afinal, sou agrônomo e não veterinário. No entanto, sou obrigado a afirmar que, em determinadas circunstâncias podemos ser agrônomos, veterinários, zootecnistas, especialistas, curandeiros, benzedeiros, enfim, o que desejar: mas que a vaca não levanta, não levanta.
Neste espaço, ficaria muito extenso tentar enumerar possíveis causas de vacas que deitam e não levantam mais. No entanto, estou levantando a questão apenas para debate. O que tenho percebido, infelizmente, que ministrar medicamentos neste casos, a eficácia é muito baixa.
A maioria dos problemas enfrentados em muitas propriedades está associado a problemas de casco e a debilidade física gerada pelos mesmos ou em função de balanço energético negativo potencializados por distúrbios metabólicos pós-parto. De acordo com a capacidade de gerenciamento e nível tecnológico de cada sistema de produção predomina um tipo de ocorrência ou ambas (distúrbios + problemas de casco).
As sequelas de problemas de casco são mais graves, uma vez que acometem animais independentemente do estágio de lactação. Nos problema de locomoção (casco) o animal, ao ficar cada vez mais fraco (por se locomover cada vez menos e ingerir menos MS) entra num quadro de déficit nutricional e não há sorologia (tradicionais soros vitamínicos ministrados com doses de cálcio) que resolva a questão. A salvação pode estar na capacidade do animal em se alimentar.
Nos casos de fraqueza como sequela de distúrbios metabólicos, a recuperação é ainda mais complicada pois o animal se locomove (lentamente), mas permanece muito tempo em pé, parado, sem consumir alimento ou água. Os distúrbios nutricionais são os mais complicados pois, definitivamente o animal deixa de ingerir alimento.
Bons profissionais (médicos veterinários, no caso), se estiverem na propriedade, muitas vezes conseguem diagnosticar o problema. A grande questão, no entanto, a meu entender não é acertar o diagnóstico. Na realidade, o mesmo (diagnóstico) não pode acontecer, ou seja, se você diagnosticou, é tarde demais. Detectou um problema que teria de ser sanado, evitado, anteriormente (precocemente).
Estratégias como manejo do período de transição, comprovadamente ajudam e amenizam problemas pós-parto. Uma dieta padronizada e de qualidade também é muito importante mas mesmo assim, a vacas continuam caindo, vez e outra. Alguns animais, aparentemente sadios em pleno pico de produção apresentam déficits de cálcio (pela elevada produção) e muitas vezes sofrem "quebras", "travas" ou "breaks" (como queiram classificar), subitamente. É necessário acompanhar estes animais e suplementar via Ca endovenoso.
Infelizmente, falhamos e nem sempre conseguimos diagnosticar todos os males a tempo. Por este motivo que a atividade encanta e vicia a todos os envolvidos. Cada caso, cada vaca, um motivo, uma razão diferente.
Os comentários estão abertos para complementos, colocações discussão e posicionamento sobre o tema: "A vaca deitou e não levanta mais..." E agora?!
83 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
![]() |
ANTÓNIO ANDRÉ NGUINAMAUEM 13/01/2021
ola estamos nesta área a muitos anos mais essa problemática tem afligido muitos os criadores de gado em todas as parte por exemplo hoje uns dos meus clientes ligou-me alegando essa questão que tem uma vaca caída a dias . Mais o que eu sugeri para ele antes de aplicar antibiótico deve primeiro fazer hidratação do animal isso pode ser feito a base de soros ou líquidos feitos pelo própria criador. como por exemplo agua com açúcar e sal caseiro em quantidades exactas.
|
![]() |
GABRIELA CRISTINA DE FARIAEXTREMA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE EM 14/10/2020
Olá tudo bem ?
Estou com uma vaca aqui que ela foi dar a cria e acabou caindo do barraco e soltou a mãe de corpo fora não sei se exatamente assim que se fala, mais em fim veio o veterinário e colocou novamente pra dentro mais. Agora ela está com dificuldade para levantar ela tá comendo tudo normal só não consegui levantar vcs tem algum remédio ou algo que possa ajudar ela |
![]() |
FRANCISCOOUTRO - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE EM 19/08/2020
Sou veterinário , e a anos me deparo com este tipo de situação. Infelizmente nunca encontrei uma terapêutica que tenha uma eficiência considerável quando o assunto é vaca caìda. Conseguimos corrigir os problemas eletrolíticos e minerais com as soluções comerciais disponíveis no mercado mas existe um problema que precisa ser abordado que é a compressão medular que pode ocorrer num pós parto, pois os ossos que compõem a bacia da vaca, dependendo do tamanho do terneiro ou se ele tenta sair em uma posição que force está estrutura pode ocorrer um deslocamento vertebral que irá causar a paralisia, neste caso o prognóstico é desfavorável. Existe também a possibilidade do ligamento pubiano sofrer um trauma e causar muita dor na vaca que ela desiste de tentar ficar em pé, neste caso esse ligamento precisa de uns 30 a 40 dias para se recuperar, e aí está o problema,pois as articulações dos membros vao atrofiando e o animal acaba perdendo o movimento por paralisia nervosa. Esse problema da bacia não é citado em quase nenhuma literatura específica mas na prática vemos que este problema é algo verdadeiramente muito comum, isso pode ser comprovado facilmente pela casuística já que não vemos relatos de animais machos com este problema.
O que fazer? Analgésicos, Antinflamatorios, movimentação dos membros ( as vezes temos que colocar o animal de barriga para cima) levantamento mecânico pelo menos duas vezes ao dia(o problema é que isso pode agravar a lesão no púbis ou no deslocamento vertebral). Estou investindo em uma ideia americana de uma piscina de bolinhas plásticas, construir a estrutura ao redor do animal, erguer o seu corpo e encher com as bolinhas, assim aliviamos os membros e damos tempo para a lesão cicatrizar. Espero ter ajudado e conto com outras idéias para serem testadas |
![]() |
MARIA LUZIA PINHEIRO DE SOUZASENADOR GUIOMARD - ACRE - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 12/02/2020
Ola minha vaca atolou na lama e passou uma noite toda. Ela está comendo bebendo normal .e as juntas estas meles e ainda ela conseguiu mexer mas não consegue se alevantar que eu posso fazer
|
![]() |
KATIA CORREIATEIXEIRA DE FREITAS - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS EM 07/11/2019
Minha vaca esta seca ha tempos, estou sem pasto mas dando feno e ração mas ontem deitou e não consegue levantar das patas traseiras estão fracas, mas, está comendo e bebendo água, aparentemente não está apática está com pelos normais mas magra...
Ela é um vaca da raça Jersey PO, muito parideira, com uns 10 anos. Qual a idade que a vaca pode ser considerada velha e precisa de descarte? Att Katia Correia 73 999740753 |
|
RUBENS PASCOPORTO UNIÃO - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE EM 10/10/2019
Provavelmente quando uma vaca cai após parto ela descalcifica, uma das minhas deu esse problema após um mês de ter criado, já faz três dias que tento levantar e tratando com muito soro e cálcio mais vitaminas b12, mas hoje não respondeu então por mais duro que sege vou ter que sacrificar!!
|
|
JOSETE PEREIRA SAMPAIOEM 03/12/2018
Estou com uma vaca caida há quase duas semanas e piorou porque ela enroscou o chifre em uma arvore, ontem, ao se mover. Agora, peço a Deus forças para fazer o possivel para ela se recuperar...porque para mim, matar o animal é como a autanasia...sou veementemente contra....Ninguém tem o poder de dar ou tirar vidas, somente Deus....meu ponto de vista...forte abraço.
|
|
AFRANIO DOS SANTOS TEIXEIRAEM 21/09/2018
BOA TARDE!
Tenho alguns animais em meu sitio e os mesmos estavam bem gordos e começaram a emagrecer e alguns já vieram até a morrer, já fiz a aplicação de vermifugo, vitaminas e nada deles melhorarem o pasto é de boa qualidade. Já foi feito analise para ver se seria o verme conhecido por baratinha, ou se tinham ingerido sacos plasticos tudo sem nenhuma alteração. alguem pode me ajudar, já perdi 28 cabeças esse ano |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro