ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diarreia nas vacas em lactação

POR RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/03/2008

4 MIN DE LEITURA

37
3

Atualizado em 29/12/2020

A diarreia em vacas adultas constitui um sério problema de diagnóstico. O distúrbio pode acometer o rebanho ou apenas alguns animais. Uma das maiores dificuldades para a definição da conduta clinica é a falta da anotação sobre o histórico dos últimos casos de diarreia.

 

O que é diarreia?

No sistema digestivo, o segmento gastrintestinal tem a função de digestão dos alimentos. O movimento de líquidos é feito por um processo de absorção e secreção. A maior parte deste líquido é secretada pelo próprio órgão e apenas 20% são provenientes da ingestão. No intestino, o processo de absorção de líquidos e nutrientes é realizado pelas vilosidades e a secreção pelas criptas.

A diarreia é um desequilíbrio dos processos de absorção e de secreção intestinal, podendo ser ocasionado pela inibição da absorção e/ou estímulo da secreção. A salmonelose, por exemplo, provoca destruição dos enterócitos (células epiteliais intestinais) e deformação das vilosidades intestinais. Com isso, a capacidade de absorção da mucosa intestinal é reduzida, instalando-se um processo de má absorção, e consequente diarreia.

 

Diagnóstico da diarreia

Existe uma gama de possíveis causas para diarreia em vacas adultas, fato que evidencia a dificuldade de lidar com esta patologia. A causa pode ser uma bactéria, um vírus, micotoxinas (da dieta), problemas de balanceamento da dieta, mudança de componentes da dieta, erros na mistura da dieta (excesso de algum ingrediente), etc. Muitas vezes, para a definição do diagnostico é necessário uma reunião entre o nutricionista e o veterinário.

Com o histórico é possível identificar as características dos últimos casos, o tipo de tratamento utilizado e resultados obtidos. Contudo, como os casos de diarreia no rebanho adulto são esporádicos, raramente são realizadas as anotações sobre os eventos ocorridos, mantendo obscuro os dados sobre incidência e prevalência e não favorecendo a rápida ação do veterinário nos futuros quadros.

Uma das primeiras ações, para favorecer o diagnóstico e as anotações dos quadros clínicos, é a utilização do escore de fezes.

 

Escore de fezes para vacas leiteiras:

  • Escore 1: Fezes muito líquidas
  • Escore 2: Fezes amolecidas, que não formam monte
  • Escore 3: Escore ideal, as fezes formam um monte de 4 a 5 cm, apresentando vários círculos concêntricos e uma pequena depressão ou cova no centro.
  • Escore 4: Fezes moderadamente secas
  • Escore 5: Fezes duras e muito secas

 

Quadros clínicos de diarreia

O clínico pode também utilizar este escore de fezes para auxiliá-lo a descrever os quadros clínicos da diarreia, por exemplo:

Diarreia leve:

  • escore de fezes 2
  • sem presença de febre
  • perda do apetite
  • pequena redução da produção de leite
  • até três dias de duração do quadro clinico


Diarreia moderada:

  • escore de fezes 2 ou 1
  • sem presença de febre
  • perda do apetite
  • significativa redução da produção de leite


Diarreia severa:

  • escore de fezes 1
  • com presença de febre
  • grande perda do apetite
  • grande redução da produção de leite


Este é apenas um exemplo de como os quadros clínicos podem ser sintetizados, descrições como esta podem ser modificadas de acordo com o tipo de agente causal. Nos casos de diarreia leve, geralmente, não é necessário tratamento. Mantenha o animal sob observação e faça a anotação sobre a ocorrência.

Nos casos de diarreia moderada e severa há necessidade de tratar o animal, o tratamento vai variar de acordo com o agente causal. Faça também as anotações da ocorrência e dos resultados obtidos com o tratamento.



Tratamento e prevenção da diarreia

A preocupação imediata quando aparecem casos de diarreia no rebanho adulto é avaliar a necessidade de isolamento do animal. A segunda atitude é avaliar o índice de resposta ao protocolo de tratamento, analisando a necessidade de mudança das drogas e a qualidade dos mecanismos de hidratação dos animais acometidos, e a terceira atitude é avaliar o programa de vacinação.

O critério de avaliação de animais acometidos por diarreia é o mesmo utilizado para orientar a decisão sobre o tratamento, ou seja: monitore a produção de leite, o apetite, a atitude e o nível de hidratação. Mas sempre tenha o escore de fezes como parâmetro que possa dar suporte às decisões.

Finalizando, a prioridade é tratar e cuidar dos animais acometidos, em seguida a atenção deve ser voltada para a prevenção. Afinal, esta equação sempre deve ser lembrada: DOENÇA= NÍVEL DE EXPOSICAO X RESISTÊNCIA.

Por isso, é importante determinar como minimizar a exposição e maximizar a resistência. Os índices indicarão qual é o nível de sucesso da identificação da doença, do tipo de ação tomada e da resposta ao tratamento.

As medidas relacionadas à resistência dos animais devem ser direcionadas inicialmente para identificar e minimizar os fatores causadores de estresse, no intuito de favorecer a resistência natural. Em seguida é necessário avaliar o programa de imunização baseado no monitoramento de índices do rebanho.

Fonte: Rhoda, D.A. Diarrhea....a most obscure problem. Hoard´s Dairyman. 10 de Setembro, 2007.

RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

37

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DANIEL JUNIOR

EM 02/09/2022

Vaca com diarreia pode comer silagem de milho e pro pasto 45%
FELICIO MANOEL ARAUJO

LAJINHA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 22/08/2022

PARABENS PELA MATERIA
SO FALTOU FALAR QUAL O TRATAMENTO .
MARINA JOANA

MIRACATU - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/07/2022

Bom dia
Minha vaca pariu ontem e hoje manheceu com muita diarréia alguem sabe algum remedio pra aplicar na vaca
SULYANA PEREIRA DE OLIVEIRA

EM 21/12/2021

Estou com uma Vaca que está com Diarreia bem Amarela e ela está deitada, faz roncadeira mas não come nada. O que eu faço?
NILBERTO MOURA MOURA

SÃO JOÃO DO PIAUÍ - PIAUÍ - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 25/11/2021

Estou com uma vaca em alta complexidade de diarreia , as vezes faz roncaria na hora de colocar as vezes, já procurei uma veterinário duas vezes e o problema continua o q eu faço?
GILVAN SALES SANTOS

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/08/2021

Tô com 6 vaca aqui com diarréia
CELITASILVA2017@GMAIL.COM

IBIRAPUÃ - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/05/2021

Vaca com diarréia e sem apetite.como tratar
GLAYDSTONY PEIXOTO

EM 17/07/2019

Bom dia tenho vacas Jersey estão e adaptação com uso de uréia começou com diarréia pode ser a uréia ?
DANUBIA MATOS

EM 06/06/2019

Gostaria de saber tratamento para vacas com diarreia de sangue qual o medicamento indicado
ANNE VITÓRIA CALIXTO DO NASCIMENTO

BOM JESUS DA SERRA - BAHIA - ESTUDANTE

EM 13/07/2020

Dipirona e bom para diarréia não é só pra pessoas
SILVIA

EM 14/05/2018

Oi bom dia tenho uma vaca girolanda primeira cria que está com diarréia,a diarréia estava rscura depois quê aplicamos uma terraminicina ficou verde mas ainda está com diarréia gostaria de saber se demora muito para parar a diarréia?
MANOEL BISPO NETO

EM 08/01/2018

sou Manoel Bispo Neto de Itacambira/MG, estou com uma vaca girolando ja desmamada com uma diareia  escore de fzezes 1 ja alguns dias de duração o que fazer
JOSÉ DE ALENCAR

PIUMHI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/12/2017

A casos em que vacas com tripanossoma também tem diarreias, em geral com cor escura e mau cheiro, perdem o apetite, arrepiam parecendo estar intoxicadas e acabam o leite
LAYANE

LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ - ESTUDANTE

EM 08/10/2017

Boa noite! Minha vaca esta com mais de 20 dias com diarréia com cheiro forte e a uns 10 dias inchou a gola no pescoço. Ela foi desmamada a 30 dias e não perdeu o apetitite, nem está com cansaço. Já usei injeções para diarréia, terrmicina, anti tóxico e invermim, mas nada resolveu o problema. O que posso fazer?
LAYANE

LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ - ESTUDANTE

EM 08/10/2017

Na minha propriedade apareceu um caso de diarreia em uma vaca recém desmamada, seguida de inchação na região da maçã do peito, entre as patas dianteiras, apos uma aplicação do medicamento corta curso, eliminou a diarreia mas o animal apresenta cansaço, falta de apetite, e a inchação continua.

O que eu posso fazer?
RINALDO DE PAULA CAMPOS

LIMA DUARTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/08/2017

Boa noite pois estou com todas vacas com diarreias  a te o toro
VANADIR DE AQUINO SCHUENCK

NOVA TEBAS - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/04/2017

boa noite. Pois estou com umas  vacas com diarreia  pois mudei a alimentação delas, estamos dano silagem sera que pode ser isto? Sera que e viável dar para ela bicarbonato de sódio.
CRISTIANE

SOROCABA - SÃO PAULO

EM 14/04/2017

Oi eu sou krisloira6@gmail.com minhá vaca se encontra triste obrando sangue e o leite parou seco..Oque faço .. Alguém pode ajuda.. Obrigado
JOSE JOSELI DA SILVA

SURUBIM - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/07/2016

Dra. Renata, Bom dia!!!



Gostei muito de seu trabalho técnico sobre diarreias em animais adultos. Existe várias causas para diarreias em animais acometendo animais de todas as idades. Mas, sabemos que devido a sensibilidade dos animais jovens, os casos são mais frequentes. Temos como agentes causadores das diarreias: agentes microbiológicos, tais como bactérias, vírus e protozoários, agentes químicos, plantas tóxicas, além fatores que causam desequilíbrio na absorção pelas células da mucosa intestinal. Ainda temos diarreias causadas pela baixa quantidade de fibra ingerida através dos alimentos.

Foi de capital importância a orientação de que casos de diarreias em animais adultos devem ser avaliados pelo veterinário juntamente com um nutricionista. Pois distúrbios gastrointestinal podem ocorrer por um simples erro na alimentação principalmente em vacas em produção de leite.
OSMAR GOMES DA SILVA

CONCHAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/04/2016

eu tenho uma vaca ja e uma vaca de cinco parição, ela esta com este problema  d  diarréias  gostaria de saber que medicamento posso da  ainda esta dano leite
OSMAR GOMES DA SILVA

CONCHAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/04/2016

eu tenho uma vaca ja e uma vaca de cinco parição, ela esta com este problema  d  diarréias  gostaria de saber que medicamento posso da  ainda esta dano leite

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures