ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Controle de pragas na implantação do pasto

POR MARCO A. A. BALSALOBRE

E PATRICIA MENEZES SANTOS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/11/2005

1 MIN DE LEITURA

0
0

O ataque de pragas durante a fase inicial de desenvolvimento da planta forrageiras é uma das causas de insucesso na implantação de pastagens. O tratamento de sementes é uma técnica bastante utilizada para as culturas agrícolas como, por exemplo, o milho.

Nos últimos anos, tem crescido o interesse pela adoção desta prática para plantas forrageiras. O Fipronil 250 g/L é recomendado para o controle de formigas e cupins em áreas de pastagens. Antes da utilização deste produto, no entanto, é importante verificar se ele afeta o desenvolvimento das plantas de alguma forma.

Senra et al. (2005) estudaram o efeito do Fipronil sobre o desenvolvimento inicial do capim-braquiarão (Brachiaria brizantha). O experimento foi desenvolvido na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande-MS. As sementes de capim-braquiarão, obtidas de um mesmo lote, foram tratadas com o equivalente a 0, 10, 20, 40 e 80 mL p.c./ha de Fipronil 250 g/L.

Depois as sementes foram plantadas em vasos a uma profundidade de 3,0 cm. As seguintes variáveis foram avaliadas: altura e número de plantas, porcentagem de germinação, massa seca da parte aérea e de raízes, fitotoxicidade e efeito fitotônico aos 7, 14, 21 e 28 dias após o plantio.

Não houve efeito da aplicação de Fipronil sobre a massa seca de parte aérea, o número de plantas germinadas e a porcentagem de germinação, porém houve efeito positivo da aplicação do Fipronil sobre a massa seca de raízes (Senra et al., 2005). Os autores também não observaram efeito fitotóxico do Fipronil sobre as plântulas.
 

Figura 1. Efeito de doses de Fipronil sobre a massa seca de raízes de capim-braquiarão aos 28 dias após o plantio.

Comentário dos autores: O sucesso na implantação do pasto influencia diretamente sua produtividade e persistência. O tratamento de sementes de plantas forrageiras é uma opção para evitar-se problemas com pragas como formigas e cupins. O efeito dos produtos disponíveis sobre o desenvolvimento inicial das plantas, no entanto, deve ser verificado antes de sua aplicação.

Senra et al. (2005) verificaram o efeito do Fipronil sobre o capim-braquiarão em condições controladas, porém estes resultados podem não se repetir para outros cultivares e em condições de campo. É importante que esta linha de pesquisa seja ampliada a fim de oferecer recomendações seguras aos produtores.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint