ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção Mais Limpa (P+L) em laticínios e seus benefícios para a empresa

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 15/06/2020

5 MIN DE LEITURA

1
5

Atualizado em 21/09/2022

Autores do artigo:

Luiz Antônio Rocha, Lilian Bechara Elabras Veiga e Simone Lorena Quiterio de Souza, do
Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Departamento de Alimentos.

O setor de alimentos tem um papel relevante para a economia brasileira. Dentre as diversas indústrias que compõe esse setor da economia, destaca-se a indústria de laticínios. No Brasil, a indústria de laticínios é numerosa e diversificada, conta com empresas de pequeno a grande porte, desde produtores artesanais, cooperativas até grandes multinacionais.

Tem como matéria-prima principal o leite, que após processamento gera diversos derivados, como leite pasteurizado, queijos, manteiga, margarina, coalhada, iogurte, bebidas lácteas, requeijão, doce de leite, creme de leite, leite condensado, leite em pó, sorvete e outros, de elevado valor nutritivo, por ter grande quantidade de cálcio.

Em 2017, o Brasil registrou uma enorme produção de leite de quase 34 bilhões de litros, ocupando o 4o lugar mundial atrás, respectivamente, dos Estados Unidos, Índia e China, sendo as regiões sul e sudeste do país as principais produtoras.

A indústria de laticínios é definida pela pluralidade de produtos, e consequentemente, de linhas de produção, responsáveis pelo elevado consumo de recursos naturais (entradas - matéria prima, energia e água), e por gerar significativos impactos ao meio ambiente, devido a elevada geração de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas (saídas), que podem espelhar uma parcela considerável dos custos de produção.

O consumidor, por sua vez, cada vez mais procura adquirir produtos com “qualidade ética”, isto é, um alimento com alta qualidade biológica, impacto ambiental mínimo, bem-estar animal e inclusão social.  Neste contexto, os tomadores de decisão, além do aumento da eficiência e da produtividade, vêm buscando instrumentos que possam auxiliar na redução e mitigação dos impactos ambientais associados aos produtos e processos.

De fato, recentemente, as indústrias de laticínios na busca de melhorar o processo produtivo, reduzir o uso de recursos naturais, reduzir a poluição gerada, aumentar a eficiência, a produtividade, mantendo a competitividade vêm buscado alternativas sustentáveis. Uma destas alternativas que vem sendo adotada é a Produção Mais Limpa (P+L).

A Produção Mais Limpa (P+L), é um instrumento de gestão ambiental que busca através da redução do uso de recursos naturais e da redução da poluição atingir benefícios econômicos, ambientais e sociais, ou seja, a sustentabilidade.

Segundo o SENAI, a Produção Mais Limpa (P+L) pode ser entendida como “a aplicação de uma estratégia técnica, econômica e ambiental integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem dos resíduos e emissões, com benefícios ambientais, de saúde e econômicos”.

Para a CETESB, o conceito de P+L poder ser resumido como “uma série de estratégias, práticas e condutas econômicas, ambientais e técnicas, que evitam ou reduzem a emissão de poluentes no meio ambiente por meio de ações preventivas, ou seja, evitando a geração de poluentes ou criando alternativas para que que estes sejam ou reutilizados ou reciclados.”

A P+L, adota o princípio da prevenção da poluição, onde é mais barato e eficiente prevenir danos ambientais do que tentar controlá-los ou remediá-los. Para tanto, é necessário o envolvimento de todas as pessoas que participam das atividades industriais, como os gestores, trabalhadores, fornecedores e os consumidores.

Para Nunes Jr., a P+L chega como uma inovação nas estratégias das empresas, mudando a maneira de pensar e agir, tendo como objetivo aumentar a eficiência na utilização de matérias-primas, água e energia e a minimização dos resíduos gerados, obtendo um ganho econômico e ambiental.

Para implementar um Programa de Produção Mais Limpa em uma indústria de laticínios, o primeiro contato dever ser com os gestores e tomadores de decisão, através de uma visita técnica. O comprometimento da alta direção da empresa é fundamental.  Através de uma análise técnica, econômica e ambiental planejada do processo produtivo, identificam-se oportunidades de promover sua melhoria, reduzindo o consumo de recursos naturais e os impactos ambientais associados. Destaca-se que a P+L pode ser implantada em indústrias de qualquer porte, e em qualquer setor produtivo.

Assim, sabendo que a indústrias de laticínios, no seu processo industrial, causam diversos impactos ambientais, é importante identificar esses impactos e minimizá-los através de medidas de controle e prevenção da poluição.  

Um Programa de P+L poderá ser implementado de forma integrada a outros programas adotados pelas empresas como o Sistemas de Qualidade, o Sistema Gestão Ambiental e o Sistema de Segurança e Saúde Ocupacional, e outros programas conforme demonstrado na Figura 1.

Figura 1 - Sistemas/Programas de Gerenciamento. Fonte: SENAI, 2003.

O Programa de P+L pode resultar em benefícios ambientais e econômicos para as indústrias de laticínios, que se concretizam na eficiência global do processo produtivo:

  • Eliminação dos desperdícios;
  • Minimização ou eliminação de matérias-primas;
  • Redução dos custos de produção;
  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição de acidentes;
  • Redução de multas;
  • Melhoria da saúde e segurança do trabalhador;
  • Melhoria na imagem da empresa;
  • Os funcionários ficam mais conscientes da questão ambiental e da importância da preservação dos recursos naturais.

Muitas vezes os gestores e tomadores de decisão acreditam que, para implantar um programa da P+L, são necessários recursos financeiros elevados e novas tecnologias, quando, na realidade, grande parte da poluição gerada poderia ser evitada com a melhores práticas de operação e mudanças no processo produtivo, ou mesmo a substituição de insumos. A ausência de planejamento, resistência a mudança e ausência de equipe técnica capacitada também tem sido apontados como barreiras à implementação de um programa de P+L.

A busca pela sustentabilidade é crescente, e cada vez mais vêm impulsionando indústrias a incorporem as questões ambientais em seus produtos, processo produtivo e administrativo, se adequando às exigências da sociedade, do mercado e do governo. A P+L vai ao encontro de uma produção sustentável, resultando em ganhos ambientais, econômicos e sociais. Além da Produção Mais Limpa (P+L), outros instrumentos de gestão ambiental associados ao processo produtivo que vem sendo adotados pelas indústrias são a avaliação do ciclo de vida (ACV), a simbiose industrial (SI), o ecodesign e a rotulagem ambiental dos produtos.

Referências bibliográficas:

ADISSI, P.J.; PINHEIRO, FA. CARDOSO, R da S. Gestão Ambiental de Unidades Produtivas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

CETESB. Guia técnico ambiental da indústria de produtos lácteos. São Paulo: CETESB, 2006. Disponível em: www.cetesb.sp.gov.br

CNTL- Centro Nacional De Tecnologias Limpas, Série de Manuais de Produção Limpa. Porto Alegre, 2003.

CRUZ, A.G., ZARCACHENO, P.B., OLIVEIRA, C.A.F. CORASSIN, CH. Química, Bioquímica, Análise Sensorial e Nutrição no Processamento de Leite e Derivados. Coleção lácteos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 304p.

JERÔNIMO, C. E., COELHO, M. S., MOURA, F.N., ARAUJO, A.B. Qualidade ambiental e sanitária das indústrias de Laticínios do munícipio de Mossoró-RN. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, 7(7):1349-1356, 2012.

NUNES JÚNIOR, M.L. Aplicação de metodologia produção limpa em uma pequena empresa de laticínios. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2002. 78 p.

SENAI. Implementação de Programas de Produção mais limpa. Porto Alegre: Centro Nacional De Tecnologias Limpas. SENAI-RS/UNIDO/INEP. 2003. 42p.

SEÓ, H.L.S., MACHADO FILHO, L.C.P., RUVIARO, C.F., LÉIS, C.M. Avaliação do Ciclo de Vida na bovinocultura leiteira e as oportunidades ao Brasil. Engenharia Sanitária e Ambiental, 22 (2):221-237, 2017.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

IARA NUNES DE SIQUEIRA

SÃO JOSÉ DO EGITO - PERNAMBUCO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 17/06/2020

Boa noite. Gostaria de saber como posso adquirir se há algum material orientando sobre como devemos implantar essa produção mais limpa

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures