ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como a nanotecnologia pode ser utilizada na indústria láctea?

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 30/04/2020

8 MIN DE LEITURA

0
5

Bruna B. Durço¹, Mariana A. G. da Silva2, Joice A. Correia2, Paula Thaís S. Soares3, Mariana T. C. Machado2; Maria Carmela K. H. Duarte³, Erick A. Esmerino1,2,3

1 Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Veterinária, Departamento de Tecnologia de Alimentos
2 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Tecnologia, Departamento de Tecnologia de Alimentos
3 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Departamento de Tecnologia

Na indústria de alimentos é crescente a busca por tecnologias que auxiliem na produção e manutenção da qualidade dos produtos. Isso é especialmente verdade no setor de lácteos, que possui uma matriz rica em nutrientes e de alta versatilidade, o que permite o desenvolvimento de inúmeros produtos. Neste sentido, a nanotecnologia surge como um campo da tecnologia interessante, sendo utilizada na busca por processos e produtos inovadores e amplamente disseminada pela indústria de eletroportáteis, farmacêutica, têxtil, higiene, cosméticos e biocombustíveis. Já em alimentos, as nanotecnologias têm sido frequentemente utilizadas para auxílio na fabricação dos produtos.

Tal tecnologia trabalha em escala nanométrica, ou seja, o uso/transformação de nanoestruturas (1 a 100 nanômetros) que apresentam tamanhos, formatos e estruturas internas variáveis e, por isso, podem alterar propriedade específicas com amplo potencial de ação e aplicação. Um exemplo são as chamadas nanofoods, que, apesar do conceito histórico, são tecnologias emergentes com atuação diversificada e dependente da matriz alimentícia e podem ser visualizadas do campo à mesa do consumidor. Algumas aplicações são: auxílio à produção, encapsulamento e proteção de componentes funcionais, liberação controlada de substâncias, aumento da validade comercial, aplicação à embalagens de alimentos, segurança do alimento, incorporação de novas funcionalidades, realce de características sensoriais ou enriquecimento de produtos, como por exemplo, nanocápsulas ricas em ômega-3.

No setor agropecuário, por exemplo, a nanotecnologia tem sido utilizada na melhoria da produtividade de forrageiras com nanoformulações de agrotóxicos; nanosensores que monitoram a saúde dos animais e detectam pesticidas nas culturas; nanopartículas que eliminam resíduos tóxicos de pesticidas e outras tecnologias que visam garantir a segurança, sustentabilidade e o aumento efetivo do sistema produtivo. Em equipamentos nas indústrias de laticínios o emprego da nanotecnologia tem avançado bastante. Observou-se que nanoestruturas aplicadas ao revestimento de placas trocadoras de calor reduzem em 70% o tempo necessário para higienização do equipamento, especialmente devido a menor incrustação do leite, quando comparadas às placas de aço inoxidável, comumente utilizadas no processamento térmico da matéria-prima. Dispositivos de nanotecnologia também podem ser utilizados na identificação de microrganismos de importância para produtos lácteos ao longo da linha de processamento, assim como o emprego de nanofiltradores para, por exemplo, recuperar constituintes de interesse — como a lactose — , além do uso enzimático associado à nanotecnologia, para o tratamento de resíduos da indústria.

A nanotecnologia aplicada a embalagens possui essencialmente o intuito de prolongar o prazo comercial do produto, assim como promover e garantir características físicas e sensoriais adequadas, dando origem às chamadas embalagens ativas. Em aplicações comerciais de queijos e outros produtos lácteos, restringem a permeação de gases (nanoclay) reduzindo o estresse oxidativo e prolongando as características sensoriais e a viabilidade de probióticos do produto. Destacam-se ainda outras propriedades, como revestimento antibacteriano, sensores de biodegradação, embalagens mais flexíveis, resistentes e duráveis e, mais recentemente, o desenvolvimento de revestimentos nanocomestíveis para produtos lácteos.

Nas indústrias lácteas a nanotecnologia já é naturalmente empregadas com as estruturas básicas do leite, como as micelas de caseínas, os glóbulos de gordura e as proteínas do soro, que são estruturas em micro e nanoescalas utilizadas para a formação de derivados lácteos como manteigas, queijos, sorvetes e outros. Contudo, por meio da aplicação de nanoemulsões é possível controlar a morfologia, a área de superfície, a geometria, a homogeneidade, a comportamento reológico e outras propriedades da emulsão com o uso mínimo de estabilizantes, melhorando a segurança, qualidade, prazo de validade, características sensoriais, como sabor e textura, ou seja, aprimorando a aceitação geral dos produtos. Certamente a nanoencapsulação é o campo mais explorado no setor de lácteos, sendo largamente utilizado na proteção de propriedades funcionais, nutricionais e na manutenção de características físicas e sensoriais. Os probióticos — microrganismos considerados vivos que quando consumidos em quantidades suficientes são benéficos à saúde — são principalmente aplicados a matrizes lácteas como iogurte, leites fermentados e queijo. A nanoencapsulação permite a proteção do microrganismo frente a características do produto e do organismo, aumenta sua estabilidade e facilita a absorção, melhorando sua funcionalidade.

O uso óleos essenciais como conservantes naturais em matrizes lácteas também tem sido crescente, principalmente em queijos. Entretanto, os óleos possuem aroma característico que podem muitas das vezes reduzir a aceitabilidade do consumidor. Assim, podem ser aplicadas tecnologias como a nanoemulsão e a nanoencapsulação que, além de reduzir o impacto sensorial, também atuam na proteção dos compostos voláteis antimicrobianos e antioxidantes. Há, ainda, exemplos de nanopartículas na proteção de vitaminas, antioxidantes e compostos lipídicos. Em estudo recente, observou-se que a adição com fins terapêuticos de bioativos lipofílicos, como a curcumina nanoencapsulada em sorvete, não gerou alterações sensoriais significativas. Em estratégias de valorização de propriedades físicas e sensoriais de produtos lácteos, observou-se que a adição de nanopartículas contendo carotenoides, a exemplo da zeaxantina em iogurte, proporcionou uma cor mais atraente para o consumidor, além de prolongar o prazo de validade do produto. Além disso, a adição de luteína, ainda que de forma livre, em queijo prato reduziu a oxidação lipídica, aumentando a aceitação. Sugere-se que resultados com a adição de nanocápsulas sejam ainda mais promissores. Ainda são possíveis enfatizar propriedades nutricionais como transportador lipídico nanoestruturado para transporte de vitamina D em bebida a base de leite, leite enriquecido com cálcio nanométrico e gordura nanoemulsionada em queijo cheddar e propriedades texturizantes, como nanofibras utilizadas em espessantes.

Com crescentes e promissoras pesquisas sobre o uso das nanotecnologias em alimentos, torna-se necessário a regulamentação das suas aplicações, visto que poucos países possuem legislações direcionadas a tecnologia. Grande parte do material envolvido no desenvolvimento nanotecnológico é inofensiva, entretanto, é crescente a preocupação com o comprometimento da saúde do consumidor, reforçando a necessidade de regras que imponham limites e selecionem os nanomateriais permitidos. Nos Estados Unidos, Nova Zelândia e alguns países da Europa, o avanço da nanotecnologia é notável, impulsionado por plataformas interativas, comissões e eventos. Inclusive em alguns países da Europa, legislações já começam a abordar o uso da nanotecnologia nos alimentos, com devida indicação no rótulo. Embora a Food and Drug Administration (FDA) — agência federal regulatória de produtos e saúde dos Estados Unidos — possua um documento de orientação para as indústrias de alimentos que utilizem nanotecnologia em seus produtos, não há ainda uma regulamentação objetiva sobre o tópico.

No Brasil, e em outros países da América Latina, os estudos científicos estão avançando, e parcerias com outros países têm aumentado a difusão do conhecimento. Nacionalmente, apesar de terem sido criados um Grupo de Trabalho (GT) sobre o Marco Regulatório no Fórum de Competitividade de Nanotecnologia e o Comitê Interno de Nanotecnologia (CIN/ANVISA), encontram-se arquivados, por exemplo, os projetos de lei nº 5.133/2013 (BRASIL, 2013a) e 6.741/2013 (BRASIL, 2013b), que tratam de produção e destino de rejeitos e rotulagem de produtos, não havendo uma legislação nacional que aborde o tópico.

Destaca-se ainda que apesar dos avanços e distintas aplicações, a nanotecnologia ainda é notoriamente desconhecida, principalmente pelos consumidores. Neste sentido, impõe-se um grande desafio para o setor acadêmico e industrial, que deve despertar o conhecimento, avaliar a percepção dos consumidores e adotar estratégias de comunicação efetivas que informem, por exemplo, os benefícios e mitiguem falsas informações sobre riscos associados a esta tecnologia.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Diagnóstico institucional de Nanotecnologia. Brasília: ANVISA, 2014. 34 p.

AYELÉN VÉLEZ, M., CRISTINA PEROTTI, M., SANTIAGO, L., MARÍA GENNARO, A., & HYNES, E. (2017). Bioactive compounds delivery using nanotechnology: design and applications in dairy food. Nutrient  Delivery, 221–250.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 5.133, de 13 março de 2013a. Regulamenta a rotulagem de produtos da nanotecnologia e de produtos que fazem uso da nanotecnologia.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 6.741, de 11 de novembro de 2013b. Dispõe sobre a Política Nacional de Nanotecnologia, a pesquisa, a produção, o destino de rejeitos e o uso da nanotecnologia no país, e dá outras providências.

CHATURVEDI, S., & DAVE, P. N. (2020). Application of Nanotechnology in Foods and Beverages. Nanoengineering in the Beverage Industry, 137–162.

DASARAHALLY-HULIGOWDA, L., K., GOYAL, M., R., & SULERIA, H. A. R. Nanotechnology Applications in Dairy Science: Packaging, Processing, and Preservation. Apple Academic Press. 2020

DA SILVA, S. B., BORGES, S., FREIXO, R. J., FRANCO, M. I., & RAMOS, Ó. L. (2020). A Step Forward on Micro- and Nanotechnology in Beverage Industry. Nanoengineering in the Beverage Industry, 369–404..

ENESCU, D., CERQUEIRA, M. A., FUCINOS, P., & PASTRANA, L. M. (2019). Recent advances and challenges on applications of nanotechnology in food packaging. A literature review. Food and Chemical Toxicology, 110814.

HENCHION, M., MCCARTHY, M., DILLON, E. J., GREEHY, G., & MCCARTHY, S. N. (2019). Big issues for a small technology: Consumer trade-offs in acceptance of nanotechnology in food. Innovative Food Science & Emerging Technologies, 102210.

HONG WONG, J. K., KOON TAN, H., LAU, S. Y., YAP, P.-S., & KOBINA DANQUAH, M. (2019). Potential and Challenges of Enzyme Incorporated Nanotechnology in Dye Wastewater Treatment: A Review. Journal of Environmental Chemical Engineering, 103261.

JONES, D., CABALLERO, S., & DAVIDOV-PARDO, G. (2019). Bioavailability of nanotechnology-based bioactives and nutraceuticals. Advances in Food and Nutrition Research.

MAUS, D. Estabilidade oxidativa de queijo prato adicionado de luteina. 2011, 81f. Dissertação (Mestre em tecnologia de alimentos), Universidade Estadual de Campinas, campinas, 2011.

NASROLLAHZADEH, M., SAJADI, S. M., SAJJADI, M., & ISSAABADI, Z. (2019). Applications of Nanotechnology in Daily Life. An Introduction to Green Nanotechnology, 113–143.

PANGHAL, A., CHHIKARA, N., ANSHID, V., SAI CHARAN, M. V., SURENDRAN, V., MALIK, A., & DHULL, S. B. (2019). Nanoemulsions: A Promising Tool for Dairy Sector. Nanotechnology in the Life Sciences, 99–117.

PATEL, A., PATRA, F., SHAH, N., & KHEDKAR, C. (2018). Application of Nanotechnology in the Food Industry: Present Status and Future Prospects. Impact of Nanoscience in the Food Industry, 1–27

VILLENA DE FRANCISCO, E., & GARCÍA-ESTEPA, R. M. (2018). Nanotechnology in the agrofood industry. Journal of Food Engineering, 238, 1–11.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures