ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vacas cansadas preferem descansar do que comer

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/12/2022

3 MIN DE LEITURA

0
6

Atualizado em 13/12/2022

As vacas preferem descansar do que comer quando são forçadas a escolher entre uma coisa e outra, de acordo com Cassandra Tucker, professora de Ciência Animal e pesquisadora de comportamento animal da Universidade da Califórnia-Davis.

Tucker compartilhou os resultados de sua ampla revisão de pesquisas publicadas sobre o comportamento de deitar do gado durante um webinar recente patrocinado pelo Dairy Cattle Welfare Council.

Em um estudo, vacas foram forçadas a ficar em pé durante quatro horas e depois foram alimentadas. Já as vacas do grupo controle não foram forçadas a ficar em pé, mas foram alimentadas no mesmo momento que as vacas do primeiro grupo. Os resultados mostraram que as vacas que ficaram em pé comeram por uma média de 29 minutos, enquanto as vacas do grupo controle comeram por uma média de 95 minutos.

“Eles estavam compensando o tempo de descanso perdido, o que reduziu significativamente o período que dedicavam à alimentação”, disse Tucker. “Desses e outros estudos, nossa conclusão geral é que as vacas desejam descansar e irão priorizar isso em detrimento de outras necessidades.”

Como outro exemplo, ela compartilhou um estudo que mostrou que as vacas optam por descansar mesmo em condições abaixo do ideal. “As vacas não gostam de deitar no concreto, mas gostam menos ainda de condições úmidas”, afirmou Tucker.

O estudo colocou um grupo de vacas para escolher entre um curral lamacento e um piso de concreto. Inicialmente, as vacas se privaram de descansar, gastando quase oito horas a menos de tempo deitadas do que o grupo comparativo que foi alojado em um curral seco. Porém, a partir do quarto dia do estudo, elas precisavam muito descansar o suficiente para normalizar o tempo em que ficavam deitadas, escolhendo deitar no concreto.

Com base em sua avaliação de estudos do tempo em que as vacas ficam deitadas, Tucker fez as seguintes observações que podem ajudar as vacas a obter o descanso de que precisam:

  • Evite forçar as vacas a ficarem em pé por mais de 3 horas. Algumas práticas de manejo comuns podem precisar ser modificadas, como por exemplo, as idas e vindas da sala de ordenha e o tempo de contenção dos animais para manejo sanitário e reprodutivo do rebanho.
     
  • Não interprete todos os momentos em que as vacas deitam como padrão. Vacas com manqueira descansarão mais do que vacas saudáveis, mas nesse caso, seu tempo prolongado de descanso não é favorável. Vacas no pasto descansam menos do que aquelas em confinamento, mas isso pode ser devido ao seu ambiente mais enriquecedor e à liberdade de escolher quando e onde descansar, além do fato de passarem mais tempo comendo.
     
  • Tenha o objetivo de alcançar pelo menos 10-12 horas de descanso por vaca por dia. De forma geral, mais descanso é melhor para vacas saudáveis, mas comportamentos atípicos podem indicar vacas doentes ou com manqueira.
     
  • Cuide das questões ambientais. Vacas expostas à chuva ou ao estresse térmico ficam mais tempo em pé, embora a causa disso não seja completamente compreendida. Dessa forma, fornecer abrigo, sombra e métodos de resfriamento ajudará a promover o comportamento de descanso.
     
  • O espaço importa. As vacas não conseguem descansar bem quando não conseguem localizar uma baia para se deitar, portanto, cuide para que a densidade de animais esteja adequada.
     
  • Busque fornecer superfícies de descanso confortáveis. As vacas desejam superfícies macias e secas. Elas sempre escolherão a opção mais seca e o tempo de repouso diminui à medida que a umidade no local de descanso aumenta.

Por fim, Tucker alertou para a questão de colchões e esteiras. “Essas superfícies são desejáveis para as vacas e não são necessariamente um impedimento para o tempo de descanso”, disse ela. “Porém, elas estão associadas a uma incidência significativamente maior de lesões nos jarretes e nos joelhos, exigindo, assim, mais cama e manutenção para serem seguras.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures