ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Transformação digital: o futuro já é realidade nas fábricas da Nestlé

POR LETÍCIA MOSTARO

E MAYSA SERPA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/11/2020

3 MIN DE LEITURA

0
4

Sim, estamos vivendo a era da revolução tecnológica! Em um mundo cada vez mais conectado, a demanda por estratégias que sejam ágeis, confiáveis e flexíveis despertam o interesse crescente das empresas. Na indústria de alimentos não é diferente! Soluções como inteligência artificial, impressão 3D, integração de sistemas, computação em nuvem e internet das coisas vêm sendo amplamente utilizadas, visando a melhoria contínua de processos produtivos e produtos.

Todas estas tecnologias fazem parte da chamada quarta revolução industrial, ou indústria 4.0. Enquanto as três primeiras revoluções foram marcadas pelo uso de máquinas a vapor, produção em massa e conhecimentos técnico-científicos, a quarta revolução traz a interligação dos mundos digital, físico e biológico, tendo os sistemas cyber físicos como um importante alicerce. 

A transformação digital chegou mais rápido do que o esperado, deixando de ser parte de um futuro distante para se tornar realidade. As indústrias dispõem atualmente de tecnologias facilitadoras que automatizam e otimizam processos, transformam a gestão de produção, tornando-a mais assertiva, enxuta e integrada desde a cadeia de fornecedores até o consumidor final.  

Uma das empresas do ramo lácteo que mais emprega soluções do tipo em suas fábricas é a Nestlé. De acordo com Ronald Delfino, Gerente Executivo de Co-Fabricação e Transformação Digital da Nestlé, a transformação tecnológica “veio para cobrir os desafios de negócio e para torná-los mais competitivos.”

Na empresa, a visão digital é baseada em 4 prioridades: autonomia, agilidade, flexibilidade e sustentabilidade. O primeiro ponto é pautado em tornar autônomos tanto os processos quanto as pessoas. Já a agilidade visa usufruir de tecnologias de operações, como a Big Data, para permitir tomadas de decisões ágeis baseadas em dados. O set up de linhas é a chave principal da flexibilidade, utilizado para reduzir o tempo de transição para a entrada de novos produtos na linha de produção, reduzindo os custos. Por fim, a sustentabilidade tem sido trabalhada em toda a empresa, envolvendo desde o consumo de energia e água até inovações de embalagens.

Segundo Ronald, um dos principais desafios para implementação de soluções digitais foram as pessoas e, por isso, o “programa de transformação digital foi baseado tendo as pessoas no centro, olhando para o dia a dia do operador”. Atualmente, dois projetos estão em andamento: o “Conect” e o “Smart Factory”. O Conect refere-se a conexão entre o operador e o processo. O segundo projeto, por sua vez, dispõe da tecnologia BlockChain e tem o olhar voltado para o mercado consumidor, o qual busca entender a origem do produto, desde a obtenção da matéria-prima até as gôndolas. Também vale ressaltar que a Nestlé inaugurou recentemente seu próprio Centro de Inovação em São José dos Campos.

O processo de transformação digital da Nestlé será exposto no Dairy Vision 2020, o melhor evento voltado para tendências do setor lácteo no mundo. No painel “O mindset para inovação” Ronald ministrará a palestra “Transformação digital nas fábricas da Nestlé”. Contaremos também neste painel com Rafael Clemente, da EloGroup, falando sobre como as corporações devem se preparar para a inovação, William Fillipe Rocha da Silva da Engineering Brasil discutindo sobre transformação digital no agro e Melissa Clark-Reynolds, da Atkins Ranch Inc, comentando sobre como o setor lácteo pode se transformar para a disrupção. Além disso, Blockchain, impressão 3D de alimentos e Big Data são outros temas que também estarão presentes no evento!

O Dairy Vision é um dos principais eventos globais sobre tendências para o mercado de lácteos e este ano será realizada sua primeira edição on-line, entre os dias 1 e 4 de dezembro. Serão 30 palestras, como palestrantes de 14 diferentes países, distribuídas nos 4 dias do evento. Entre no site para conferir a programação completa do evento e faça sua inscrição!

Dairy Vision 2020: Para quem quer ser protagonista em um mundo de grandes
transformações.

 

LETÍCIA MOSTARO

Bacharel em Laticínios pela UFV, Pós-Graduada em Eng.de Produção, Pós-Graduanda em Marketing Digital e Analytics.

MAYSA SERPA

Médica Veterinária, MSc. e doutoranda em Sanidade Animal pela UFLA.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures