A Rússia precisa estabelecer um sistema nacional de transporte marítimo para combater o declínio contínuo das exportações de lácteos, destacou Lyudmila Manitskaya, presidente do conselho da União Russa de Lácteos, durante uma conferência do setor em Zolotaya Osen.
Além disso, Manitskaya sugeriu que as autoridades iniciassem um programa destinado a apoiar empresas privadas que pretendam investir no transporte marítimo.
As exportações russas de lácteos estão diminuindo pelo segundo ano consecutivo, à medida que os custos logísticos na entrega de mercadorias a clientes estrangeiros dispararam devido às sanções ocidentais.
"Em 2022, as exportações deixaram de crescer. Este ano houve uma queda ainda maior, embora em alguns grupos se observe um aumento nas entregas. As exportações de sorvete caíram pela metade no ano passado. A julgar pelos resultados do primeiro semestre de 2023, as entregas caíram mais 21%", disse Manitskaya.
O aumento meteórico dos custos
Há várias razões por trás disso - uma delas são vários aumentos no custo do frete e das taxas portuárias, disse Manitskaya, acrescentando que um enfraquecimento da moeda russa também desempenha um papel.
"As flutuações da taxa de câmbio do rublo da Rússia não permitem que os preços sejam mantidos no nível pré-acordado, uma vez que o custo do transporte é calculado em dólares. Você tem que recalcular [os preços] à taxa de câmbio atual no dia do embarque", disse Manitskaya.
O rublo russo enfraqueceu 26% este ano como resultado de um colapso nas receitas de exportação e gastos orçamentários crescentes, tornando-se a terceira moeda global com pior desempenho este ano. Nos últimos 12 meses, o rublo russo perdeu quase metade de seu valor em relação à moeda forte.
"O custo do frete para o porto de Abidjan [Costa do Marfim, África] quadruplicou. Não há rotas alternativas [para entregas na região]. No Sudeste Asiático, em particular em Xangai, há operadores logísticos [disponíveis] – rotas marítimas foram lançadas a partir de São Petersburgo; há um trem ferroviário russo direto, mas o custo de entrega, apesar disso, também aumentou", estimou Manitskaya.
Em 2022, várias empresas globais de navegação suspenderam a logística para os portos russos. Além disso, o quinto pacote de sanções da UE contra a Rússia incluiu a proibição de navios com bandeira russa entrarem nos portos da UE após 16 de abril de 2022.
Para lidar com a questão logística, o governo russo decidiu em 1º de janeiro de 2024 subsidiar 100% dos custos logísticos da exportação de várias categorias de produtos lácteos, incluindo queijo, manteiga e soro de leite desidratado.
As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.