ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Retrospectiva 2020: instalações e conforto animal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/12/2020

4 MIN DE LEITURA

0
4

Querido leitor, 2020 está chegando ao fim e muita coisa rolou aqui no MilkPoint neste ano! Por isso, resolvemos fazer uma retrospectiva sobre os principais temas abordados, para você lembrar (ou ler pela primeira vez!) os artigos que fizeram mais sucesso.

O primeiro tema será instalações e conforto, um dos mais acessados e aclamados pelos leitores em 2020. Diversos são os sistemas de produção para criação de vacas de leite e cada realidade se adequa a um tipo de instalação, mas o compost barn teve maior espaço, por ser relativamente novo e ainda trazer algumas dúvidas e discussões.

Confira abaixo os artigos mais lidos em 2020 referente ao tema: 

1 - Compost Barn, o que ninguém te conta antes de construir - Parte 2

Quem construiu o barracão para nunca mais ver uma vaca "batendo"? Quem construiu um Compost Barn pensando que seria inverno o ano todo? E quem construiu achando que as vacas iam voar e você ia precisar comprar outro tanque, fazer leilão todo ano, etc? Pois bem... pegue a senha e vá pro fim da fila senhor (a).

2 - Compost Barn, o que ninguém te conta antes de construir - Parte 1

Compost Barn ou Composto de Barn é um tipo de instalação para vacas leiteiras que consiste em uma grande cama coberta e visa o conforto dos animais, além da compostagem dos dejetos. Esse artigo vai tocar em alguns pontos que em geral os produtores não se atentam e muitas vezes é fonte de frustração numa construção recém acabada. Calma! Pra tudo tem jeito... ou quase tudo.

3 - Compost barn dá dinheiro?

Escrevemos esse artigo no intuito de mostrar que construir pode ser um grande acerto para sua fazenda... ou um grande erro. Sabem por quê? O que determina se a atividade vai dar dinheiro ou não é sua capacidade de gerir todos os recursos que você tem dentro da fazenda, e isto é a tal “sonhada” gestão do negócio e, de longe, não é a altura da mureta que vai decidir isso.

4 - Freestall ou Compost Barn: e agora?

É importante deixar alguns pontos claros para que você, produtor, tenha mais informações e assim tome a melhor decisão para a sua fazenda. Mas lembre-se: se seus processos estiverem ruins, você pode construir um palácio para as vacas que sua fazenda vai continuar patinando!

5 - Está na hora de construir um barracão?

Se encantar quando conhece um barracão acontece todos os dias. Afinal, quem não se encantaria ao ver vacas limpas, deitadas, ruminando, e ao escutar maravilhas sobre como os índices da fazenda melhoraram e como todos trabalham felizes depois que colocaram as vacas no barracão? Essa história se repete todos os dias. Não quero jogar um balde de água fria em ninguém, pelo contrário: quero te convidar a responder algumas perguntas antes de decidir pela construção ou não do barracão.

6 - Compost barn e o mercado de leite, tem conexão?

Por ser um tipo de confinamento de grande adesão nos últimos anos, é natural avaliar os efeitos do conforto animal de fazendas já consolidadas nesse sistema, mas o objetivo principal é identificar as influências no mercado de quaisquer sistemas que propiciem conforto por meio da intensificação do manejo de vacas em produção.

7 - Sala de resfriamento. Por que fazer? Como? Vale a pena?

Pense na sala de resfriamento como um freio para o super aquecimento ou estresse térmico das vacas. Ela é o principal método para retardar esse aumento da temperatura. Aquecer é normal, é fisiológico, mas passar de 39.1°C é problema! Quando elas passam dessa temperatura começam a perder rendimento. A produção cai, o consumo cai, a reprodução cai. Isso acontece basicamente porque há um vazamento de energia. A energia que deveria estar virando leite, hormônios e tudo mais vira suor, baba e respiração ofegante. Quando resfriar? Sempre que tiver chance!

8 - Vacas no pré-parto merecem entrar no barracão?

Por que dar conforto às vacas no pré-parto? Vacas secas? Nem pensar... elas não estão dando leite! Qual o sentido nisso? Passe um café e leia com atenção esse artigo, tenho certeza que você vai descobrir muito "leite escondido" nessas vacas. 

9 - Compost Barn túnel de vento: estratégias adotadas por produtores brasileiros

A incessante busca por sistemas de criação que contribuam para o aumento da produtividade e qualidade do leite com o uso racional dos recursos, e que sejam compatíveis com o clima do país, constitui um dos principais desafios da pecuária moderna, em especial ao que diz respeito à adoção de sistemas de alojamento adequados ao bem-estar animal e aplicáveis a realidade climática brasileira. O sistema compost barn em túnel de vento para vacas leiteiras baseia-se em uma estrutura fechada com pressão negativa, que garante a renovação do ar interno e o conforto térmico para os animais.

10 - Impactos do manejo na qualidade do leite: compost barn versus pasto

A produção de leite está distribuída em cinco pilares: genética, sanidade, alimentação, conforto térmico e gerenciamento. Um dos fatores que vem sendo debatido nos últimos anos para reforçar o incremento da produção e qualidade do leite é o bem-estar animal, assim como o conforto térmico.

11 - Israel: como a Fazenda Zeelim consegue superar o calor do verão?

Nos últimos verões, as vacas experimentam condições de estresse térmico por calor 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante quase 4 a 5 meses por ano. As instalações da fazenda consistem em dois grandes galpões de compost barn com telhado rígido aberto, bem como áreas de compostagem para novilhas, vacas secas e vacas próximas ao parto. A área de descanso das vacas leiteiras é de cerca de 20 metros quadrados por vaca. Os galpões são bem ventilados naturalmente e permitem compostagem seca, durante quase todo o ano, com um regime de revolvimento diário da cama.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures