O National Dairy Development Board (NDDB) da Índia está trabalhando com o governo de Maharashtra para implementar os projetos de desenvolvimento do setor leiteiro de Vidarbha e Marathwada, incluindo pequenos produtores de leite nas regiões. As iniciativas do NDDB aumentam a renda de mais de 91.000 agricultores, oferecendo preços justos ao consumidor.
Shri Dilip Rath, presidente do NDDB disse, “Vidarbha e Marathwada foram as regiões mais afetadas pela seca, tornando-as agrestes; portanto, a produção de leite em tais condições climáticas adversas pode criar fontes adicionais de sustento para os agricultores. O NDDB, por meio de sua subsidiária Mother Dairy, criou uma infraestrutura de aquisição de leite para facilitar o objetivo de prosperidade rural, proporcionando melhor remuneração aos agricultores da região”.
Um MOU foi assinado em 2013 entre o NDDB e o governo de Maharashtra para assumir o desenvolvimento do setor lácteo nas regiões de Vidarbha e Marathwada, propensas à seca, a fim de tornar os laticínios uma fonte de subsistência sustentável e redução da pobreza para os produtores de leite. O projeto renovou a planta de laticínios Nagpur, que tem capacidade de processamento de leite de 200.000 litros por dia.
De acordo com o projeto, em média 185.000 litros de leite são adquiridos todos os dias em 1.454 pontos de coleta de leite (MPPs) e os produtos estão sendo fornecidos a mais de 2.350 lojas e varejistas franqueados em cerca de 40 cidades. Atualmente, o leite está sendo adquirido de produtores de leite que residem em cerca de 2.503 aldeias de 10 distritos: Amravati, Yavatmal, Wardha, Nagpur, Chandrapur e Buldhana, em Vidarbha e Nanded, Osmanabad, Latur e Jalna em Marathwada.
Uma instalação eletrônica de pesagem/teste é implantada para garantir um sistema transparente em que os produtores podem observar o peso, os resultados de qualidade e o valor do leite. Cada produtor recebe um boleto impresso informatizado e recebe o pagamento diretamente em sua conta bancária, o que garante transparência. É de notar que quase 30% dos membros são mulheres e uma ênfase adicional está sendo colocada para aumentar sua participação.
Para melhorar a produção de leite e aumentar ainda mais a renda dos produtores de leite, ração de qualidade mistura de minerais está sendo oferecida aos membros do projeto. A conservação da forragem verde na forma de silagem é uma das melhores opções disponíveis para garantir o abastecimento regular de forragem de qualidade aos bovinos, principalmente na época de escassez. Os produtores também estão sendo treinados na fabricação de silagem.
Além de fornecer leite líquido aos consumidores, a Mother Dairy lançou produtos como requeijão, mishti doi/iogurte, leitelho, Tadka chhaas, ghee, burfi de laranja, doces, leite com sabor, milk shake, tetra lassi, lassi in natura, sorvete, manteiga, paneer, queijo, branqueador lácteo, leite UHT, creme UST, produtos Safal e óleos comestíveis Dhara. Suas vendas diárias de produtos de valor agregado já atingiram 6.800kg.
O NDDB, em colaboração com a All India Radio, também lançou a Rádio Samvad - uma série de programas no rádio de conscientização para produtores de leite das regiões de Vidarbha e Marathwada. Todas as terças e sextas-feiras, um episódio de 30 minutos é transmitido das estações de rádio de Nagpur, Jalgaon, Aurangabad, Osmanabad e Nanded sobre assuntos relacionados ao manejo de animais leiteiros. Especialistas no assunto do NDDB estão conduzindo as sessões nas quais os produtores de leite estão tendo um grande interesse.
As informações são do Dairy Industries International, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.