ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quais são os cinco melhores queijos do Brasil?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/04/2022

3 MIN DE LEITURA

0
1

Segundo dados do MilkPoint Mercado, a produção de queijos do Brasil absorve cerca de 40% do leite produzido no País. 

O mercado do principal derivado lácteo é caracterizado por um grande número de micros e pequenos laticínios, de acordo com um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Porém, isso não impede a sofisticação do alimento produzido no Brasil. A produção regional, com destaque para Minas Gerais, consegue alcançar características marcantes e singulares. Por esse motivo, os queijos brasileiros chamam a atenção das principais competições internacionais do segmento.
 

Quais são os melhores queijos do Brasil?

Em 2021, mais de 70 queijos brasileiros conseguiram alcançar premiações nas principais competições internacionais do setor. No último Mondial du Fromage, considerado a “Copa do Mundo dos Queijos”, o Brasil levou 57 medalhas, sendo 5 delas superouro e 11 padrão ouro. O País só ficou atrás da França, anfitriã do evento.

No World Cheese Awards, realizado na Espanha, conhecido como “Oscar dos Queijos”, outros 14 queijos brasileiros foram premiados, dois deles com a medalha de ouro.

Conheça quais são os cinco queijos brasileiros com padrão superouro internacional.

1. Minas Artesanal Quilombo na Cachaça


(Fonte: Queijo Quilombo/Reprodução)

O queijo Minas Artesanal Quilombo na Cachaça é feito por Ivacy Pires dos Santos em Sabinópolis (MG), que guarda uma receita que foi passada de seu avô para seu pai. Técnicas artesanais aprimoradas permitem elevar a produção sem perder a qualidade.

O tempo de maturação de 30 dias na aguardente fornece um aroma que mescla cana, melaço e caldo de cana. A massa, extremamente cremosa e manteigosa, desmancha na boca e deixa um sabor de média intensidade, com pouco sal e acidez moderada.

2. Canastra do Ivair


(Fonte: Queijo do Ivair/Reprodução)

 

O segredo do queijo produzido por Ivair José de Oliveira em São Roque de Minas (MG), na Serra da Canastra, é o leite ordenhado sempre no período da tarde para garantir uma quantidade maior de proteínas e gorduras.

A umidade acentuada da propriedade interfere na alimentação do gado e favorece a aparição de um fungo que torna o produto único. Após uma maturação média de 30 dias, o queijo ganha um sabor potente com uma massa macia, crocante e amanteigada.

3. Santo Casamenteiro


(Fonte: Laticínios Cruzília/Reprodução)

O queijo produzido pelo Laticínios Cruzília, localizado na cidade mineira de mesmo nome, parece um bolo de casamento. A receita, elaborada por monges portugueses e aprimorada no Brasil, garante uma combinação original de mofo azul com nozes, damasco e cream cheese.

Com um sabor menos acentuado do que outros queijos de mofo azul, o Santo Casamenteiro tem uma fabricação que mistura processos industriais e artesanais. A queijaria produz cerca de 4 toneladas por mês do produto.

4. Mandala 12 meses


(Fonte: Pardinho Artesanal/Reprodução)

O queijo da Pardinho Artesanal, localizada na Cuesta Paulista, passa por um processo de maturação de 18 meses. O Mandala é produzido em peças de cerca de 10 quilos (kg) lavadas de forma manual a cada semana por, pelo menos, 12 meses.

O laticínio conta com uma mistura de metade de leite de vacas Gir e o restante da raça Jersey. O produto passa por um leve cozimento em tachos de cobre trazidos da França. O resultado de todo processo é um queijo de sabor amadeirado e amendoado, com massa macia.

5. Canastra Serjão Maturado 100 dias


(Fonte: Queijo do Serjão/Reprodução)

Sergio de Paula Alves, o Serjão, produz um queijo de leite das vacas Girolando e Jersey cruzadas com Holandesa em Piumhi (MG), na Serra da Canastra. A produção é pequena, e os clientes esperam até 30 dias para conseguir uma peça de 1 kg do laticínio.

A maturação de 100 dias produz um sabor acentuado, único e raro. A massa rústica, com tons entre branco e amarelo devido ao mofo branco, guarda uma massa de consistência cremosa, mas firme.

Fontes: World Cheese Awards, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae), Milk Point, Agência Minas, Queijo Quilombo do Ivacy, Serro do Queijo, Mei Mineiro, Queijo do Ivair, Queijo com Prosa, Pardinho Artesanal, Mundo do Queijo, Queijo do Serjão.


As informações são do Canal Agro - Estadão, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures