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Como a crise do coronavírus vai influenciar na demanda de produtos lácteos? - Parte II

ROBERTO DENUZZO

EM 19/05/2020

1 MIN DE LEITURA

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Depois de dois meses do último artigo, incrivelmente continuamos vivendo a crise da Covid-19, infelizmente com muita gravidade. Escrevo dia 18/05 às 18h, ou seja, com mais de 16 mil óbitos “oficiais”...

Bom, algumas observações destes 2 meses foram bastante claras e acredito que compartilhar esta visão ajuda a pensar nas estratégias de saída – longe de esgotar o tema, mas algumas indicações são muito relevantes. Vamos lá:

  • O mês de Abril/20 foi o pior da história para os food services, de forma que se estima um faturamento de apenas 25% sobre o mês de Março/20. Isso na média, já que muitos estabelecimentos ficaram simplesmente fechados e sem receita;
  • No mês de maio, como os sistemas de delivery mais estabelecidos e alguns retornos eventuais (até mesmo contra a recomendação da quarentena em algumas cidades), fazem com que as projeções sejam de melhoria, ainda que tênue, para 30 – 35% da receita de Março/20 – vejam que estamos falando de 1/3 da receita de dois meses atrás!
  • Alguns segmentos, como padarias e pizzarias, têm desenvolvido estratégias de delivery mais intensos, certamente pela experiência já presente no segmento de entregas. Os drive-thrus também tem ajudado significativamente, principalmente em fast foods.
  • Os supermercados, mesmo com faturamento alinhado pré-covid, não têm mais vendas de produtos prontos para consumo no mesmo nível, ficando o consumidor “temeroso” em ter contato com os funcionários e mesmo em permanecer na loja por mais tempo;
  • As produções “informais”, caseiras, estão crescendo, isso está ajudando no segmento do Cash&Carry, aonde a retomada de produtos para transformadores está iniciando uma reação.

Logo, dentro deste cenário extremamente desafiador, surgem algumas observações que podem fazer a diferença:

  • Padarias e pizzarias terão consumo de queijos e outros derivados lácteos em melhor nível que restaurantes, logo se trata de segmento a ser tratado diferenciadamente;
  • O Cash&Carry, pelo atendimento a informais, pode e deve ser observado com cuidado, já que existem sinais de que esta categoria – os informais – vão permanecer bastante tempo nesta faixa de consumo para subsistência face ao desemprego;
  • Ainda que timidamente, o consumo nos food services vai sendo retomado e isso será por cidade, região, segmento, etc. – logo, é preciso uma leitura de mercado muito mais sofisticada para não perder negócios!

Abraço a todos e se cuidem!

ROBERTO DENUZZO

Diretor da RDC Consultoria. Executivo experiente no ramo de alimentos, com mais de 25 anos de experiência no setor.

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