O setor lácteo está intrinsecamente relacionado ao dia a dia das pessoas. O consumo diário de leite e seus derivados é uma rotina nas famílias brasileiras e é cada vez mais importante que as marcas se atentem às mudanças comportamentais e estruturais no consumo.
Acompanhar tendências e principalmente estar onde o seu consumidor se encontra é parte crucial do “fazer dar certo”. Otto Guarnieri e Antonio Neto, Co-fundadores da MaisMu, sabem bem disso, e fazem esse processo acontecer diariamente.
Durante quinto painel da 8ª edição do Dairy Vision, evento que ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro, em Campinas/SP, com a participação de mais de 400 integrantes do setor lácteo, os Co-fundadores da marca enfatizaram que, cada vez mais, os consumidores querem entender do processo e se sentir parte dele. “A marca tem que ser mais humana, devemos fazer a pessoa se sentir diferente e criar uma conexão com elas”, relembrou Otto.
Formas de comunicação com o consumidor de lácteo
Comunicar de forma assertiva é tão importante quanto ter produtos relevantes no mercado. O marketing de um produto pode levá-lo ao sucesso ou a ser mais um na prateleira.
A utilização das mídias sociais pela nova geração indica um caminho importante. “Se sua marca não entretém, você não tem espaço no mercado”, pontuou Neto ao relembrar a importância de diversificar os métodos de divulgação para atingir as novas gerações, apontando TikTok e Instagram como bons veículos.
O conteúdo da comunicação deve ser claro, objetivo e, mais do que tudo, humano. Conectar-se com as pessoas é importante para o sucesso de qualquer produto, sobretudo, dos lácteos, que estão presentes nos lares das mais diversas famílias e, com isso, o consumidor acaba criando uma relação de confiança com a marca e/ou produto. “As pessoas se conectam com marcas que tem casa, cara e alma”, enfatizou Guarnieri.
Compreendendo os desejos
O mercado lácteo deve se reinventar e compreender que os consumidores não vão adquirir os produtos simplesmente porque estão à venda, assimilar que os tomadores de decisão estão cada vez mais nas mídias sociais e utilizá-las a favor dos lácteos, ressaltando sua importância, versatilidade e infinidade de opções.
A rotina estar acelerada não significa que o consumidor vá optar por pedir um delivery diariamente. É necessário compreender que a pandemia alterou alguns hábitos de consumo, mas que, muitos deles, acabaram caindo por terra ao fim do período mais conturbado. “Não é sobre o que a gente quer vender, mas sim sobre o que as pessoas querem comprar”, finalizou Neto.
O Dairy Vision 2023 já tem data marcada! Reserve na agenda: nos dias 07 e 08 de novembro, a Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, será novamente palco dos protagonistas e impulsionadores do leite mundial. Até breve!