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Flat White: uma sofisticação do café com leite homenageada pelo Google

POR KENNYA SIQUEIRA

E YGOR MARTINS GUIMARAES

KENNYA SIQUEIRA

EM 15/03/2024

4 MIN DE LEITURA

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Essa semana, em um movimento que chamou muita atenção, o Google Doodle homenageou uma dupla que é famosa no Brasil: o café com leite. Um doodle do Google é uma alteração especial e do logotipo nas páginas iniciais do Google com o objetivo de comemorar feriados, eventos, conquistas e figuras históricas notáveis. Na segunda-feira, dia 11 de março, a arte que apareceu na tela inicial do buscador fez referência ao Flat White (Figura 1).

Figura 1. Google Doodle de 11/03/2024 – Celebrando o Flat White.

Google doodles
Fonte: Google.

Flat White é uma bebida de café feita por café expresso (geralmente duas doses) e leite vaporizado. Na prática, o flat white é um café com leite com proporções mais equilibradas e em uma versão mais sofisticada.

Apesar de já ter criado mais de 4.000 mil doodles, o Google foca mais em datas comemorativas, esportes e artes. Assim, a homenagem a uma dupla de bebidas típicas da cultura brasileira chamou a atenção, porque todo mundo queria saber que bebida era essa. Com essa propaganda gratuita, as buscas pelo termo aumentaram consideravelmente, como mostra a Figura 2.

Figura 2. Interesse pelos termos café, leite e flat white no Google entre 07/03/24 e 13/03/24.

Buscas por flat whiteFonte: Google Trends.

No entanto, quem capitalizou mais sobre isso, foi o mercado de café. Inúmeros sites aproveitaram para ensinar receitas e falar sobre os diferentes tipos de café que poderiam ser usados para produzir um delicioso flat white. Conforme já exposto no artigo “Setor lácteo: o que podemos aprender com o mercado de café?”, o setor cafeeiro passou por várias ondas de consumo. Nos últimos anos, especialistas afirmam que estamos vivenciando a quarta onda do café, com os consumidores preparando seus próprios cafés gourmet em casa.

É interessante notar que, de acordo com dados do IBGE, o consumo de café vem caindo no Brasil, assim como o de leite fluido. Dentre as principais bebidas consumidas no país, apenas a água tem apresentado crescimento significativo de consumo (Figura 3). No entanto, o setor cafeeiro não para de se reinventar.

Figura 3. Evolução do consumo de bebidas no Brasil

Evolução do consumo de bebidas no Brasil
Fonte: IBGE. Elaboração: CILeite.

Enquanto o consumidor não via diferenças entre um café e outro, o produto não passava de commodity. No entanto, à medida que a degustação de cafés ultrapassou as barreiras das fábricas, cada vez mais as pessoas buscam cafés de qualidade. O consumidor foi informado e, sem notar, foi também treinado para identificar os diferentes tipos de café. Assim como ocorreu com o vinho e, mais recentemente, com a água.

Outro dado interessante que mostra a evolução desses segmentos de bebidas, é mostrado na Tabela 1. Os dados da Pesquisa Industrial Anual, do IBGE, revelam que o leite apresentou o menor crescimento do volume vendido e o menor aumento da receita de vendas entre as bebidas consideradas no período de 2005 a 2021 (último dado disponível).

Tabela 1. Quantidade vendida e receita de vendas de bebidas selecionadas.

Quantidade vendida e receita de vendas de bebidas selecionadas.
Fonte: IBGE. Elaborado pelos autores.

Neste sentido, a disseminação do leite longa vida no país pode ter contribuído para a comoditização do leite fluido. O processamento térmico que este produto sofre pode alterar características sensoriais. É, exatamente por isso, que o leite UHT não se sobressaiu nas economias mais avançadas, como Estados Unidos e países europeus. Nestes lugares, a preferência é pelo sabor do leite pasteurizado.

O sabor, inclusive é um dos maiores desafios para a indústria de bebidas plant based se consolidar. O sabor também tem sido o grande impulsionador do consumo entre os mais jovens. Os dados do IBGE mostram que o derivado lácteo favorito das crianças e adolescentes brasileiros são as bebidas lácteas ou leites flavorizados. Na média, de cada 10 lácteos consumidos por eles, 5 são bebidas lácteas aromatizadas.

Neste sentido, não seria interessante à indústria láctea pensar em estimular a degustação de leite? Uma pesquisa de 2007 da Unicamp trabalhou com degustação de leite fluido e mostrou que o sabor é um grande indicativo da qualidade do produto. A pesquisa levantou sabores que passam pelo sabor aguado, de oxidação pela luz solar ou artificial, amargo, ácido, com sabor de curral, de plástico, absorvido de um produto externo e de queimado e sem frescor.

A definição de características exclusivas para cada tipo de leite, pode agregar valor ao produto, além de ser uma forma de educar o consumidor. A diferenciação de sabores valoriza e gourmetiza, ao mesmo tempo em que cria novas experiências e necessidades ao consumidor. Assim, o simples ato de elaborar um café com leite, vira uma arte onde a estrela nem sempre é o produto final ou o flat white, mas pode ser o tipo de café ou o tipo de leite empregado.

Por fim, podemos concluir que a celebração do flat white pelo Google Doodle não é apenas uma homenagem a uma bebida sofisticada, mas um convite para refletirmos sobre como as preferências dos consumidores estão evoluindo e como o mercado pode se adaptar para atender a essas novas demandas. A arte de preparar um café com leite se transforma em uma experiência gastronômica que desafia as percepções tradicionais, sugerindo um futuro em que cada bebida traz consigo uma história de sofisticação, cultura e sabor.

Para a indústria láctea, esta é uma oportunidade para explorar novas dimensões de sabor e qualidade, educando e encantando consumidores de todas as idades. Assim, podemos encarar que o flat white não é apenas uma bebida, mas, um símbolo de como a inovação e a apreciação pela qualidade podem transformar o simples ato de tomar café e leite em uma experiência memorável e significativa.

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KENNYA SIQUEIRA

Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

YGOR MARTINS GUIMARAES

Estudante de economia da UFJF.

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