Encerrando o primeiro dia do Interleite Sul 2023, realizado ontem (10/05), o protagonismo do consumidor foi o centro das discussões. Para Hayla Fernandes, Head de Conteúdo e Negócios da MilkPoint Ventures, os lácteos ocupam uma posição de muito destaque no mercado.
“Quando falamos em abrir mercados, estamos falando em novos sabores, nichos, diferentes apresentações, formatos e produtos.” Como exemplo, Hayla trouxe o mercado norte-americano e sua extensa variedade de opções ao consumidor. Quanto maior a variedade, maior a chance de venda.
As narrativas de consumo também foram abordadas por Hayla. No Brasil, de acordo com ela, o setor tem dificuldades de transmitir sua narrativa para o consumidor. Fernandes apontou que, as mídias sociais podem ser grandes aliadas nesse processo. “Talvez, hoje, faça mais sentido fazermos marketing de influência (....) Personas falando com personas.”
Foto: Hayla Fernandes. Fonte: Equipe MilkPoint.
Para ela, é mais fácil construirmos um conceito do que desconstruirmos um equivocado. Contudo, ponderou que, estamos em um momento mais reversível de mostrarmos que o leite faz bem e que as vacas são felizes.
Diana Jank, da Leite Letti, deu continuidade a sessão de palestras, trazendo o tema de como contar nossa história para o consumidor. Em sua apresentação, Diana contou a jornada e os diferenciais da Letti, bem como isso dialoga com a narrativa da marca.
“Para mim tudo começa com uma boa história. A fazenda sempre esteve pronta. Só faltava um formato de toda essa história chegar ao consumidor final (....). Não contem mentiras, histórias boas são verdadeiras.”
Diana ressaltou que a empresa trabalha fortemente a rede social, com intenso crescimento orgânico. “Outro ponto que exploramos bastante são os influenciadores, justamente porque o alcance diretamente no target impacta muito (....) Além dos grandes influenciadores, também apostamos nos micro. Entregamos um produto para ele e o próprio divulga. Funciona muito quando estamos falando de microrregiões."
Foto: Diana Jank. Fonte: Equipe MilkPoint.
No mundo offline, no reposicionamento da marca, a ação foi voltada para experimentação do leite nos supermercados. Como off, Jank destacou os eventos. “Os eventos estão na minha top 3 ações preferidas como marca. Depois que alguém visita a fazenda, essa pessoa não troca a Letti como marca.” A importância da embalagem também foi citada por Diana. “Chega um momento, que estão só consumidor e a gôndola. A sua embalagem precisa comunicar a sua marca, os valores e propósitos."
Tanto Diana quanto Hayla citaram o papel das certificações. De acordo com elas, isso reforça a imagem e a mensagem que a marca está comunicando. “Uma certificação não é simples de ser obtida,” pontuou Hayla.
No debate, realizado após as palestras, moderado por Valter Galan, Diretor Técnico e de Novos Negócios na MilkPoint Ventures, Hayla ressaltou que os ataques de fake news são pesados. “Muitas vezes as pessoas perdem a razão na tentativa de esclarecer. O grande pilar é sempre aprendermos a nos comunicar com o consumidor.” Diana completou dizendo que "o maior gargalo do agronegócio é a comunicação."
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Veja também:
- Evolução e aspectos de crescimento do leite sulista são evidenciados no 1º painel do Interleite Sul 2023
- O inimaginável como o caminho do futuro do leite é tema do 2º painel do Interleite Sul 2023