ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Redução da proteína de dietas de vacas leiteiras e suplementação com aminoácidos protegidos

POR LUIS HENRIQUE RODRIGUES SILVA

E POLYANA PIZZI ROTTA

FAMÍLIA DO LEITE

EM 01/08/2023

4 MIN DE LEITURA

0
11

O fornecimento de dietas com reduzido teor de proteína bruta (PB) para vacas leiteiras vem ganhando espaço como estratégia para melhorar a eficiência de uso do N, e diminuir sua excreção, visto que a pauta ambiental é cada vez mais presente no meio agropecuário. Porém, a redução do teor proteico dietético acarreta menor aporte de proteína metabolizável (PM) e possível deficiência nutricional de aminoácidos essenciais (AAE).

Basicamente a proteína metabolizável é oriunda da proteína microbiana verdadeiramente digestível (Pmicvd), da proteína não degradável no rúmen digestível (PNDRd), e do N endógeno, e possui maior similaridade com o perfil aminoacídico dos tecidos corporais e do leite, sendo, portanto, facilmente aproveitada pelo organismo do animal no intestino delgado. Neste sentido, diversas pesquisas correlacionam a redução do teor da PB da dieta com a queda no consumo de matéria seca (CMS), digestibilidade da fibra, produção leiteira (PL), teor de proteína do leite, status sanitário e reprodução (Sinclair et al., 2013).

Dessa forma, para que possamos trabalhar com redução da PB dietética sem acarretar prejuízos produtivos é recomendado a suplementação com AAE via dieta. Sabe-se que a metionina e a lisina são os principais aminoácidos limitantes para vacas leiteiras, e recentemente alguns pesquisadores mencionam a histidina como sendo o terceiro AAE limitante para essa categoria (Appuhamy, 2019), principalmente em dietas onde o volumoso é proveniente de gramíneas, como é o caso do Brasil.

Contudo, é necessário que esses AAE se encontrem na forma “protegida” para que passem inertes pelo rúmen sem sofrer ação da microbiota e assim, chegarem ao intestino delgado. Todavia, o elevado custo e disponibilidade dos produtos comerciais pode inviabilizar o fornecimento desses aminoácidos.

Giallongo et al. (2016) testaram a suplementação de metionina, lisina, e histidina protegidas do rúmen para uma dieta deficiente em PM, divididos em 6 tratamentos: PM adequada (PMA), PM deficiente e sem suplementação (PMD), ou suplementado com metionina (PMDM), lisina (PMDL), histidina (PMDH), ou suplementado com os três AAE (PMDMLH). A dieta controle (PMA) continha 16,8% de PB, enquanto as demais 14,8%, e deficientes entre 5 e 10% da exigência de PM.

No início do estudo, os animais apresentavam PL média de 40,8 ± 6,80 kg/dia e 32 ± 30 dias em lactação (DEL). Foi observada maior PL e CMS para o tratamento PMA em relação aos demais, independentemente do tipo de suplementação. Os valores são apresentados na Figura 1.

Figura 1. Consumo de matéria seca e produção de leite de vacas em diferentes estratégias nutricionais variando a proteína e aminoácido.

Consumo de matéria seca e produção de leite de vacas em diferentes estratégias nutricionais variando a proteína e aminoácido

Adaptado de Giallongo et al. (2016). *P valor <0,05.

 

Van den Bossche et al. (2013) avaliaram o desempenho de vacas leiteiras produzindo inicialmente 32,7 ± 5,75 kg/leite/dia e DEL médio de 116 ± 29,3. Neste estudo, todas as vacas encontravam-se inicialmente consumindo uma dieta de 16,5% PB durante a fase de pré-experimental e sem qualquer suplementação de aminoácido. Em seguida foram submetidas a uma dieta com 14,5% PB, diferindo em 3 tratamentos: dieta controle sem suplementação de aminoácido (CTRL), suplementação com metionina e lisina protegidas (ML), e suplementação com metionina, lisina e histidina protegidas (MLH). Neste estudo os autores relataram redução da PL ao reduzir o teor de PB da dieta após a fase de adaptação, mas sem resultados significativos para as suplementações com AA (Figura 2).

Figura 2. Efeitos da suplementação com AA protegidos em resposta a dietas com PM deficiente.

Efeitos da suplementação com AA protegidos em resposta a dietas com PM deficiente

Adaptado de Van den Bossche et al. (2013)

Com o lançamento do NASEM (2021), a recomendação nutricional para suprir a exigência de proteína do animal diferiu da versão anterior. Na atualização, os recomendam de 10 a 12% de proteína degradável no rúmen (PDR) de modo a otimizar a produção de proteína microbiana, visto que é a principal fonte de PM, mas sugerem que o foco não seja apenas a PM, e sim que o suprimento de aminoácidos seja atendido, justificando que esses parâmetros possuem maior influência sobre o desempenho animal do que os valores de PB da dieta.

Ainda, segundo o NASEM (2021), apesar de existir uma ordem de AAE limitantes, é importante que as exigências nutricionais de todos os demais sejam supridas de forma balanceada, visto que o desbalanço de AA na dieta pode causar o catabolismo destes componentes e comprometer a produção leiteira.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

Referências bibliográficas

APPUHAMY, R.  Beyond lysine and methionine: what have we learned about histidine? DIM, v. 82, n. 35, p. 179, 2019.

GIALLONGO, F.; HARPER, M.T.; OH, J.; LOPES, J.C.; LAPIERRE, H.; PATTON, R.A.; PARYS, C.; SHINZATO, I.; HRISTOV, A.N. Effects of rumen-protected methionine, lysine, and histidine on lactation performance of dairy cows. Journal of Dairy Science, v. 99, n. 6, p. 4437-4452, 2016.

NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES, ENGINEERING AND MEDICINE (NASEM), 2021. Nutrient Requirements of Dairy Cattle, 8th revised edition. NationalAcademic Science,Washington, DC, USA480 p.

SINCLAIR, K.; GARNSWORTHY, P.; MANN, G.; SINCLAIR, L. Reducing dietary protein in dairy cow diets: Implications for nitrogen utilization, milk production, welfare and fertility. Animal, v. 8, n. 2, p. 262-274, 2014.

VAN DEN BOSSCHE, T.; GOOSSENS, K.; AMPE, B.; HAESAERT, G.; DE SUTTER, J.; DE BOEVER, J. L.; VANDAELE, L. Effect of supplementing rumen-protected methionine, lysine, and histidine to low-protein diets on the performance and nitrogen balance of dairy cows. Journal of Dairy Science, v. 106, n. 3, p. 1790-1802, 2023.

LUIS HENRIQUE RODRIGUES SILVA

POLYANA PIZZI ROTTA

Professora de Produção e Nutrição de Bovinos de Leite da UFV e coordenadora do Programa Família do Leite

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures