ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tristeza parasitária bovina: cuidado com o estresse na desmama!

EDUCAPOINT

EM 24/04/2020

5 MIN DE LEITURA

0
2
Por Viviani Gomes e Natália Sobreira Basqueira, em artigo publicado anteriormente no site MilkPoint.

O processo de desmama é um dos maiores desafios na criação de bezerras. A desmama é um momento estressante, visto que ocorre a transição entre a dieta líquida para a sólida, que culmina com a diminuição gradual no tamanho e capacidade do estômago verdadeiro (abomaso) e aumento gradual dos pré-estômagos (rúmen, retículo e omaso). Este processo é fundamental para que as bezerras se tornem ruminantes.

Qualquer outro manejo (descorna, reagrupamento, desverminações e vacinações), realizado ao mesmo tempo que o desmame, pode exacerbar o estresse, enfraquecer a resposta imune, tornando os animais menos resistentes aos micro-organismos causadores de doenças.

O principal fator de risco associado às doenças a partir do desmame é representado pelos baixos títulos de anticorpos maternos adquiridos pela ingestão do colostro, associado à imaturidade do sistema imune das bezerras. O sistema imune das bezerras ainda está aprendendo a responder contra os micro-organismos causadores de doenças no momento em que são desmamadas. Este período é chamado de “janela imunológica”. Soma-se a este fato, o estresse oriundo do reagrupamento, mudanças de dieta e adaptação ambiental aos quais os animais são submetidos ao desmame.

O estresse está associado à liberação do hormônio cortisol que possui efeitos negativos sobre os principais mecanismos da resposta imune: diminuição da capacidade dos neutrófilos e macrófagos migrar do sangue aos tecidos, menor capacidade dos neutrófilos e macrófagos em engolfar e destruir os micro-organismos; menor resposta proliferativa dos linfócitos, dentre outros.

A queda na imunidade das bezerras as deixa mais vulneráveis a doenças, sendo que uma das principais é a tristeza parasitária bovina. 
 
No Brasil, a Tristeza Parasitária Bovina é causada pela Babesia bovis, Babesia bigemina e Anaplasma marginale, transmitidas pelo carrapato (Riphicephalus microplus) e moscas hematófagas (Tabanídeos - conhecida como mutuca; Stomoxys calcitrans - conhecida como mosca do estábulo), mosquitos (Culex e Aedes) ou por material contaminado com o sangue de animais infectados como, por exemplo, agulhas reutilizadas.
 
A Babesia e Anaplasma parasitam as células vermelhas do sangue (as hemácias), causando a principal manifestação clínica da doença que é a anemia. Os animais apresentam um olhar triste, fraqueza, mucosas oculares e vaginais esbranquiçadas ou amareladas, desidratação, pelos arrepiados e febre. Se a infecção for causada pela Babesia, os animais podem apresentar urina escura (avermelhada ou cor de coca cola).

=> Quer aprender muito mais sobre o tema? Aproveite acesse o conteúd completo do curso Tristeza parasitária bovina: diagnóstico, tratamento e controle deste complexo de doençasO curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (quase 180!) por um preço único.
 
Figura 1 - Bezerra no lote de desmamadas magra e com pelos arrepiados que deve ser examinada para o diagnóstico de Tristeza Parasitária Bovina


Figura 2 - Bezerra apresentando muflo seco (narinas) devido à desidratação e mucosas esbranquiçadas


 
O monitoramento contínuo dos animais é importante para a detecção precoce da doença e maiores chances de cura. Para isso, indica-se que a equipe do bezerreiro seja treinada para fazer a observação e avaliação dos animais ao menos duas vezes por semana. Indica-se a avaliação dos seguintes parâmetros: coloração das mucosas, temperatura, hematócrito e esfregaço sanguíneo (se possível).
 
O hematócrito deve ser realizado para a averiguação do grau de anemia e a necessidade de transfusão sanguínea, pois informa quantos % do volume sanguíneo total é representado pelas hemácias (glóbulos vermelhos). Os valores normais para o hematócrito variam de 26 a 33% em bezerras entre 60 a 180 dias de vida.
 
O primeiro passo para o tratamento dos animais é a eliminação dos agentes causais com o uso do diaceturato de diminazine (3 a 8mg/Kg) associado ao antibiótico enrofloxacina (dose de 7,5 mg/kg) ou tetraciclina longa ação (dose de 20 mg/kg).
 
Facury-Filho et al. (2012) demonstraram que a enrofloxacina provoca uma redução mais rápida na parasitemia (número de hemácias parasitadas por Anaplasma) com recuperação clínica e do hematócrito mais rápida em relação ao uso da tetraciclina. O tratamento suporte é fundamental para a resolução do problema. Animais que apresentarem hematócrito abaixo de 15% deverão receber transfusão sanguínea, de acordo com o protocolo estabelecido pelo médico veterinário.
 
A prevenção da tristeza pode ser realizada com protocolos de quimioprofilaxia. Pode-se aplicar no desmame uma dose de imidocarb (1 a 2 mg/Kg, via subcutânea) associado à tetraciclina de longa ação (2 a 4mg/Kg, via intramuscular). A tetraciclina deve ser repetida 2x com intervalos de 21 dias. Este protocolo de quimioprofilaxia possui algumas desvantagens que devem ser consideradas pelo produtor:
 
1. O imidocarb pode ser tóxico se aplicado em excesso, sendo assim é importante pesar o animal para calcular a dose correta. No caso de reações adversas, a atropina 1% pode ser utilizada como antídoto, sob a orientação do médico veterinário;
 
2. O uso de subdoses de tetraciclinas (abaixo da terapêutica) pode resultar em resistência bacteriana a este antibiótico. Por estes motivos, alguns produtores preferem monitorar os animais a partir do desmame e realizar o tratamento precoce assim que a doença for manifestada.
 
Para a prevenção da doença também é importante fazer o controle dos carrapatos e insetos. Para tanto, recomenda-se fazer o biocarrapaticidograma para avaliar a resistência dos carrapatos aos diversos produtos carrapaticidas disponíveis no mercado. O resultado fica pronto em 30 dias e você terá a correta indicação do produto à ser utilizado. Recomenda-se a repetição deste teste a cada ano, para que a troca por outro produto seja orientada por um resultado recente.
 
Na parte IVb da série sanidade na criação de bezerras serão abordados as demais doenças de importância no período pós-desmame: coccidiose, verminose, clostridioses e ceratoconjuntivite infecciosa.

* Baseado no artigo Sanidade na criação de bezerras - Parte IVa: desmame e tristeza parasitária bovina, de Viviani Gomes e Natália Sobreira Basqueira, publicado no site MilkPoint.
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Fonte consultada:

Artigo Sanidade na criação de bezerras - Parte IVa: desmame e tristeza parasitária bovina, de Viviani Gomes e Natália Sobreira Basqueira (https://www.milkpoint.com.br/colunas/viviane-gomes/sanidade-na-criacao-de-bezerras-parte-iva-desmame-e-tristeza-parasitaria-bovina-102976n.aspx)
 
Referência bibliográfica:
 
FACURY-FILHO, E.J.; CARVALHO, A.U.; FERREIRA, P.M. et al. Effectiveness of enrofloxacina for the treatment of experimentally-induced bovine anaplasmosis. Revista Brasileira Parasitologia Veterinária, v.21, p.32-36, 2012.



 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures