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A comunicação dentro de ambientes corporativos

POR FERNANDA ANTUNES

EDUCAPOINT

EM 25/04/2024

4 MIN DE LEITURA

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A comunicação conecta as pessoas nas relações pessoais e no ambiente de trabalho, podendo ser realizada de diferentes formas, mas sempre com o mesmo objetivo: transmitir uma mensagem. A comunicação é o meio pelo qual compartilhamos pensamentos, ideias, emoções e informações. 

A comunicação desempenha um papel crucial dentro do ambiente empresarial, especialmente para os gestores. São eles que têm a responsabilidade fundamental de comunicar claramente suas expectativas aos colaboradores, ao mesmo tempo em que transmitem as metas e visão da empresa para cada indivíduo. Nesse sentido, a habilidade de comunicação do gestor é essencial para o sucesso organizacional, promovendo alinhamento e eficácia na execução das tarefas. 

No entanto, muitas empresas apresentam desafios para garantir que a comunicação seja eficaz em todos os níveis. Barreiras como falta de clareza nas mensagens, ruídos de comunicação e linguagem inadequada para um determinado grupo podem prejudicar o fluxo de informações afetando diretamente o sucesso da empresa. 

 

O que é comunicar? 

Comunicar é partilhar algo, tornar comum. No processo de comunicação, há a necessidade de transmitir uma mensagem, onde um emissor compartilha algo com um receptor. Este último, por sua vez, irá decodificar e interpretar a mensagem e somente após essa interpretação é que a mensagem é realmente recebida. 

Portanto, é fundamental que o emissor transmita uma mensagem de forma clara e precisa, garantindo assim que a comunicação seja eficaz e específica para o receptor. A mensagem transmitida pode ser por meio de gestos, sons, indícios, uma linguagem natural ou outros códigos que possuem um significado. Essa mensagem sempre é transportada por um canal de comunicação, ou seja, pelo meio por onde circula, seja por carta, televisão, rádio, e etc.  

 

Quais são os tipos de comunicação mais utilizados?  

Linguagem verbal: é uma forma de comunicação que ocorre por meio de palavras que podem ser ditas ou escritas.  

Linguagem não verbal: a comunicação ocorre sem a utilização de palavras. É uma forma de comunicação que ocorre por meio de signos visuais ou sonoros. 

Linguagem híbrida: também chamada de mista, em que elementos dos dois tipos de linguagem (verbal e não verbal) são combinados.  

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Um estudo realizado pelo professor Albert Mehrabian mostrou que a comunicação se estabelece na proporção 7-38-55, sendo 7% com palavras, 38% por meio do tom de voz e 55% por meio da linguagem corporal. 

Isso demonstra que apenas a fala não é o mais importante da comunicação, mas que faz parte de um conjunto de fatores que devem ser trabalhados para que a mensagem seja transmitida de forma eficiente para o seu público.  

 

Qual é o papel da comunicação na liderança?  

A comunicação é uma ferramenta usada pelos líderes para influenciar comportamentos. Seu propósito essencial na liderança é estabelecer e fortalecer a confiança entre líderes e colaboradores. É crucial compreender que a maneira como um gestor se comunica desempenha um papel fundamental na construção dessa confiança. Portanto, durante a transmissão de uma mensagem, deve-se priorizar a comunicação positiva e a comunicação sobre os fatos.  

Comunicação positiva: para comunicar positivamente, o comunicador deve olhar para o futuro. A partir disso, a formulação da mensagem deve ser positiva de forma a se trabalhar a ação e a solução. Para conseguir realizar esse tipo de comunicação, o comunicador precisa fazer uma transição de pensamento do “por que” para o “como” além de evitar críticas e focar sobre os fatos e dados.   

Comunicação sobre fatos: na comunicação sobre os fatos, sempre deve existir um dado mensurável sobre determinado acontecimento, além de saber diferenciar muito bem os fatos, das opiniões e dos sentimentos. 

  • Fato: deve existir um dado objetivo e verificável. Esse dado normalmente é um número que pode ser quantificado e medido para concluir algo. Um fato sempre consiste em um ato, um ator e uma consequência. 

  • Opinião: ao contrário do fato, a opinião não é baseada em dados, tampouco é mensurável. A opinião nada mais é que a conclusão de algum acontecimento sem quantificá-lo.  

  • Sentimento: é uma expressão afetiva de determinado acontecimento. O sentimento na comunicação pode existir, mas deve ser expresso a partir dos fatos.  

O gestor deve basear sua comunicação em fatos tangíveis, evitando opiniões e sentimentos, uma vez que apenas os fatos são passíveis de verificação. Para manter a objetividade na comunicação, é fundamental focar nos fatos, embora expressar sentimentos seja relevante, é crucial fazê-lo fundamentado em acontecimentos concretos. 

É fundamental que no ambiente empresarial existam estratégias para incentivar a comunicação eficaz. Ademais, a comunicação é o guia principal para os colaboradores da empresa e desempenha um papel central no sucesso e na sustentabilidade das organizações.  

Ao implantar uma comunicação eficaz, transparente e colaborativa, as empresas fortalecem os laços tanto internos quanto externos, impulsionando todos os envolvidos na busca pelos objetivos da corporação. Essa abordagem não apenas fomenta um ambiente de confiança e colaboração entre os membros da equipe, mas também fortalece os vínculos com clientes, fornecedores e outras partes interessadas externas, promovendo uma sinergia que impulsiona o alcance dos objetivos organizacionais. 

FERNANDA ANTUNES

Engenheira Agrônoma pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV.

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