ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aprendizado corporativo: integrando a cultura da empresa

POR JULIANA VIEIRA PAZ

EDUCAPOINT

EM 16/08/2022

6 MIN DE LEITURA

0
0

O aprendizado corporativo constante é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa e alcance de melhores resultados. Contudo, muitas vezes é difícil engajar os colaboradores nessa jornada. Por isso, preparamos algumas dicas para incentivar sua equipe a se manter atualizada.

Funcionários querem oportunidades de aprendizado

Os profissionais buscam cada vez mais empresas que apoiam e dão oportunidade de aprendizado e desenvolvimento. Um estudo da Deloitte de 2015 descobriu que dois terços dos funcionários da geração do milênio esperavam que a empresa lhes desse oportunidades de desenvolvimento acelerado para que permanecessem na empresa. As oportunidades de crescimento, incluindo “treinamento e suporte no trabalho”, foram uma das principais solicitações dos entrevistados.

Os benefícios de estabelecer uma cultura de aprendizagem são uma via de mão dupla. A Deloitte, no mesmo relatório, observou que: “Organizações com uma forte cultura de aprendizado são 92% mais propensas a desenvolver novos produtos e processos, 52% mais produtivas, 56% mais propensas a serem as primeiras a comercializar seus produtos e serviços, e 17% mais rentáveis do que suas concorrentes. Suas taxas de engajamento e retenção também são 30% a 50% maiores.”

Seus colaboradores querem essas oportunidades de crescimento e querem contribuir para o sucesso da empresa. É hora de conectar esse desejo às oportunidades de aprendizado certas.

 

Criando uma verdadeira cultura de aprendizado

Um artigo da Harvard Business Review de 2018 citando a CEB, apontou que uma verdadeira cultura de aprendizado não apenas apoia a busca por conhecimento pelo indivíduo, mas também direciona para a missão e os objetivos da organização.

Uma empresa também precisa cultivar comportamentos de aprendizagem eficazes. Uma pesquisa realizada em 2015 pela SHRM descobriu que apenas 20%, ou apenas um quinto, dos funcionários desenvolveram comportamentos de aprendizado verdadeiramente eficazes. Quando as empresas gastam, em média, mais de US$ 1.200 por colaborador a cada ano em treinamento e desenvolvimento, elas precisam deixar a equipe entusiasmada em aprender para obter um retorno sobre esse investimento.

Portanto, é importante descobrir o porquê de seus colaboradores não estarem aproveitando ao máximo os programas educacionais que você implementou e o que será necessário para deixá-los empolgados com o aprendizado.

 

Entendendo os dois tipos de incentivo

Existem dois tipos de recompensas de incentivo aos quais os colaboradores respondem: primário e secundário.

As recompensas primárias são tangíveis. Eles são os cartões-presente, as placas de prêmios brilhantes, os bônus e o rastreamento rápido para promoções. Você pode ver e sentir essas recompensas. Você pode exibi-los. Você pode colocá-los em seu perfil do LinkedIn.

As recompensas secundárias são intangíveis. São o reconhecimento verbal de um trabalho bem feito durante a reunião semanal. Os colaboradores têm uma sensação de realização aumentada quando seu aprendizado é validado por melhorias significativas na forma de execução de seu trabalho. Isso aumenta o sentimento de que estão sendo tratados como verdadeiros profissionais. De muitas maneiras, as recompensas secundárias são muito mais importantes e impactantes do que as recompensas primárias. Um cartão-presente é bom, mas saber que eles adquiriram uma habilidade que podem levar consigo ao longo de sua carreira? Isso é um grande impulso moral para um funcionário.

 

Faça uma abordagem combinada

Embora os sistemas de recompensas remontam à década de 1890, quando Ivan Pavlov fazia experimentos com cães, muitas pessoas cometem o erro de supor que os humanos responderão às recompensas da mesma maneira. Mas quando apenas um quinto de seus funcionários é orientado por recompensas, é necessária uma abordagem combinada.

Adrian Gostick e Chester Elton são líderes de pensamento na área de aprendizado de colaboradores. Para o livro deles, “O que me motiva? Coloque suas paixões para trabalhar”, a dupla entrevistou 850.000 funcionários em várias empresas e fez uma pergunta simples: “o que os motivou?”. Os resultados mudaram o jogo. Gostick e Elton identificaram 23 “motivadores de motivação” e cinco “identidades de motivação” entre os entrevistados. Enquanto status, aprovação social e promoção estavam no topo da lista, justiça, desafio e validação também foram fatores importantes. 

Uma cultura de trabalho positiva, um plano de carreira claro e um sentimento de pertencimento estão na lista ao lado da capacidade de inovar, compartilhar ideias e aprender algo novo.

Para promover uma cultura de aprendizado com esse tipo de complexidade entre os colaboradores, uma empresa deve ser criativa e incorporar uma variedade de incentivos primários e secundários. Um sistema de recompensas pode incluir prêmios, promoções e incentivos de carreira. Mas também deve incluir reconhecimento, validação de habilidades aprendidas e um senso de justiça entre equipes e indivíduos.

 

Mude a cultura de aprendizagem de cima para baixo

O motivo majoritário pelo qual colaboradores não dedicam tempo para aprender, mesmo quando a empresa oferece tempo para isso, é que têm medo de perder prazos e serem prejudicados em suas avaliações. Alguns também relatam que a liderança não encara de forma positiva quando param de trabalhar para dedicar determinado período para aprender.

Um incentivo de aprendizado não parece um incentivo para um colaborador quando o ambiente de trabalho não o ajuda a dedicar esse tempo. É essencial que toda a empresa, incluindo os gerentes, apoiem e incentivem o processo.

Uma opção é tornar a carga de trabalho gerenciável, permitindo que funcionários tenham tempo para se dedicar ao aprendizado sem serem vistos com maus olhos pela gerência. É importante que os líderes estejam cientes da importância do aprendizado e que incorporem isso em sua liderança. Além disso, é importante garantir que os colaboradores possam comunicar ao RH se seu gerente não apoiar o processo. Isso ajuda a garantir aos funcionários que poderão praticar a cultura de aprendizagem.

 

Priorize e valide o aprendizado

Esta é a chave de ouro para a mudança cultural para a aprendizagem. Os colaboradores querem ser capazes de aplicar o que aprenderam no trabalho que estão fazendo. Caso contrário, por que se preocupar em aprender algo novo quando eles nunca têm a oportunidade de usar essa experiência?

A Deloitte recomenda fornecer uma combinação de oportunidades de aprendizado formal e informal, além de garantir que os funcionários possam assumir tarefas que desenvolvam suas habilidades no trabalho. Esse tipo de tarefa fornece uma validação rápida de que o que eles aprenderam é realmente útil e lhes dá experiência prática que eles podem trazer para a equipe.

Gerentes, ouçam os colaboradores que estão trazendo esse novo conhecimento para a mesa e ajude-os a encontrar maneiras de aplicá-lo. Forneça feedback construtivo à medida que eles integram esse conhecimento em seu conjunto de habilidades.

Para realmente criar uma cultura de aprendizado é preciso desenvolver uma atitude positiva em relação ao aprendizado desde os cargos mais altos da corporação, fornecer suporte quando um funcionário precisar e dar aos funcionários tempo para aprender (sem uma reação negativa frente a isso).

Outro fator a considerar é permitir que os colaboradores tenham seu próprio conjunto de prioridades quando se trata de aprendizado. O estudo da Deloitte acima observou que os funcionários mais jovens, com idades entre 25 e 35 anos, estão muito mais focados no desenvolvimento profissional e na progressão na carreira, enquanto os colaboradores com mais de 35 anos estão focados em metas de carreira de longo prazo.

Por isso é importante que, no processo de escolha de materiais a serem disponibilizados para os funcionários, sejam considerados os diferentes grupos de pessoas que fazem parte da empresa e que os colaboradores sejam inseridos no processo de escolha dos temas. Isso os deixará mais empolgados em aprimorar sua base de conhecimento e, finalmente, sua carreira.

A recompensa mais significativa que um empregador pode oferecer não é cara. Ao invés disso, afirmar o valor de um funcionário e valorizar seu conhecimento recém-adquirido é um grande impulso para sua moral, entusiasmo e engajamento.

Para implementar a cultura de aprendizado é imprescindível que os líderes estejam engajados e estimulem sua equipe. Além disso, ter uma plataforma que viabilize o conhecimento para os funcionários com formatos personalizados para a empresa torna o processo mais fácil e favorece a adoção da cultura pelas pessoas. 

O EducaPoint oferece tudo isso e é o melhor aliado para colocar sua empresa como protagonista da educação corporativa. Clique aqui e saiba mais sobre nosso serviço.

 

As informações são de Susan A. Fitzell, traduzidas e adaptadas pela Equipe EducaPoint.

JULIANA VIEIRA PAZ

Médica Veterinária pela USP.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures