ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quanto leite acrescenta o resfriamento intensivo de verão à produção anual de vacas leiteiras jovens e maduras

POR ISRAEL FLAMENBAUM

COWCOOLING - FLAMENBAUM & SEDDON

EM 12/12/2023

5 MIN DE LEITURA

3
10

O aquecimento global e o aumento constante da produção de leite das vacas exacerbam o problema do verão nas fazendas leiteiras e aumentam a perda de produção causada pelo calor aos produtores de leite.

Para quantificar essas perdas, coletei dados de cinco fazendas leiteiras de alta produção em larga escalacowcooling (1.500 a 3.000 vacas por rebanho), localizadas na região de Torreon, norte do México, caracterizada por um clima desértico, com cerca de 180 dias estressantes, em que as vacas são expostas a condições de estresse por calor. Apesar do desejo de comparar fazendas leiteiras com resfriamento intensivo com aquelas sem resfriamento, descobrimos que não há fazendas desse tipo nessa região. O que foi possível encontrar foram apenas duas fazendas leiteiras em que as vacas recebiam um tratamento de resfriamento mínimo que combinava umedecimento e ventilação forçada no pátio de espera, somente antes de cada sessão de ordenha

Os dados das fazendas com resfriamento mínimo foram comparados aos de três fazendas leiteiras onde as vacas recebiam resfriamento intensivo que combinava umedecimento e ventilação forçada, fornecidos em seis tratamentos de resfriamento por dia, com duração de uma hora cada, dados antes e entre as sessões de ordenha, um quase a cada quatro horas, durante todo o dia.

Neste artigo, apresento as médias mensais da produção diária de leite por vaca, nos últimos cinco anos (2019-2023), nas fazendas com tratamento de resfriamento mínimo e intensivo.

Nas três figuras a seguir, são mostradas as médias da produção diária de leite por vaca nos últimos cinco anos, para vacas de primeira e segunda lactação, bem como para vacas maduras (três lactações ou mais).

Figura 1. Média da produção diária de leite por vaca em primeira lactação nos últimos cinco anos, em fazendas com resfriamento mínimo (em laranja), em comparação com fazendas com resfriamento intensivo (em azul) no verão.

Média da produção diária de leite por vaca em primeira lactação nos últimos cinco anos, em fazendas com resfriamento mínimo, em comparação com fazendas com resfriamento intensivo no verão
Fazendas com resfriamento mínimo em laranja, fazendas com resfriamento intensivo em azul.

 

Figura 2. Produção média diária de leite por vaca na segunda lactação nos últimos cinco anos, em fazendas com resfriamento mínimo, em comparação com fazendas com resfriamento intensivo no verão.

 Produção média diária de leite por vaca na segunda lactação nos últimos cinco anos, em fazendas com resfriamento mínimo, em comparação com fazendas com resfriamento intensivo no verão.
Fazendas com resfriamento mínimo em laranja, fazendas com resfriamento intensivo em azul.

 

Figura 3. Produção média diária de leite por vaca adulta, nos últimos cinco anos, em fazendas com resfriamento mínimo, em comparação com fazendas com resfriamento intensivo no verão.

Produção média diária de leite por vaca adulta, nos últimos cinco anos, em fazendas com resfriamento mínimo, em comparação com fazendas com resfriamento intensivo no verão.
Fazendas com resfriamento mínimo em laranja, fazendas com resfriamento intensivo em azul.

As Figuras 4 e 5 descrevem as curvas de produção para as três faixas etárias em fazendas com resfriamento mínimo e intensivo.

Figura 4. Médias de produção diária de leite para vacas da primeira e segunda lactação e vacas maduras em fazendas leiteiras onde as vacas foram intensamente resfriadas no verão.

Médias de produção diária de leite para vacas da primeira e segunda lactação e vacas maduras em fazendas leiteiras onde as vacas foram intensamente resfriadas no verão.
Vacas em primeira lactação em azul, vacas em segunda lactação em laranja e vacas maduras (adultas) 3+ em cinza.

 

Figura 5. Médias da produção diária de leite para vacas da primeira e segunda lactação e vacas maduras em fazendas leiteiras onde as vacas receberam resfriamento mínimo no verão.

Médias da produção diária de leite para vacas da primeira e segunda lactação e vacas maduras em fazendas leiteiras onde as vacas receberam resfriamento mínimo no verão.
Vacas em primeira lactação em azul, vacas em segunda lactação em laranja e vacas maduras (adultas) 3+ em cinza.

Os resultados apresentados nas Figuras 1 a 5 são mostrados na Tabela 1, onde são apresentadas as produções diárias e anuais de leite por vaca, para vacas de várias idades, bem como o aumento na produção de leite devido ao resfriamento intensivo das vacas no verão.

Tabela 1. Produções diárias e anuais de leite por vaca, para vacas de várias idades em resfriamento limitado e intensivo.

tabela de produção diára

A partir dos dados apresentados nas figuras e na tabela, é possível obter os seguintes insights:

  • Primeiro, vale a pena observar que as médias de produção de leite apresentadas neste artigo não são corrigidas para a média de dias em lactação (DEL). Esse número pode ser influenciado pela taxa de concepção, que supostamente é menor nos meses de verão em fazendas com resfriamento mínimo e influencia parcialmente a diferença na produção de leite no verão entre os dois tipos de fazendas leiteiras.
     
  • O resfriamento intensivo no verão melhora consideravelmente a produção anual de leite das vacas. O escopo da melhoria é de cerca de 1.200 litros por vaca média no rebanho, anualmente.
     
  • Como esperado, a melhora na produção de leite é maior nas vacas maduras do que nas jovens, especialmente na primeira lactação. Nas vacas em primeira lactação, a perda no verão foi reduzida de 4,5 litros por dia em fazendas com resfriamento mínimo para 2 litros por dia naquelas com resfriamento intensivo. Nas vacas adultas, a perda no verão foi reduzida de 12,1 litros por vaca por dia nas fazendas com resfriamento mínimo para 3,8 litros por dia nas fazendas com resfriamento intensivo.
     
  • Surpreendentemente, não foi encontrada nenhuma diferença na taxa de produção de leite de vacas jovens em comparação com vacas maduras. Esse índice foi de 82%, em ambos os tipos de fazendas, nas vacas de primeira lactação (como esperado), enquanto nas vacas de segunda lactação chegou a 97% (mais alto do que o esperado).
     
  • A partir do que foi mostrado nas primeiras figuras e, em particular, na figura 3, pode-se aprender que a diferença de produção anual entre fazendas com resfriamento mínimo e intensivo não se deve a diferenças genéticas, de alimentação ou de manejo geral entre os dois grupos de fazendas. Isso é causado principalmente pelo efeito da intensidade do resfriamento fornecido às vacas no verão. A partir da figura 3, pode-se ver claramente que a produção de leite de vaca nos meses de inverno foi quase a mesma nos dois grupos de fazendas, onde a diferença de produção foi inferior a 1 litro por dia, entre novembro e fevereiro, em comparação com uma diferença de 8 a 10 litros por dia, entre junho e agosto.
     
  • Deve-se esclarecer que a diferença na produção de leite mostrada neste trabalho não expressa a contribuição total do resfriamento intensivo. Está claro para nós que a diferença em relação às fazendas sem resfriamento algum deve ser ainda maior do que a apresentada neste artigo.

 

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

ISRAEL FLAMENBAUM

Especialista no estudo do estresse térmico em vacas leiteiras, professor na Hebrew University of Jerusalém, tem ministrado cursos e treinamentos sobre o assunto em diversos países.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RENATO GARCIA GAMA

RIO NOVO DO SUL - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 18/12/2023

Ou seja:: resfriamento é um manejo extremamente vantajoso!!!!!
ISRAEL FLAMENBAUM

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/12/2023

Obrigado Luis Antonio por seus comentários úteis
Como você mencionou, a obtenção dos bons resultados que aparecem neste artigo (e mais tarde apresentarei também uma melhora significativa na fertilidade), só são obtidos se o sistema de refrigeração incluir um protocolo que inclua umidificação adequada e, pelo tempo necessário, ventilação na intensidade que recomendamos e sobretudo, proporcionando o tratamento que combina umidificação e ventilação durante o número de horas necessárias, 24 horas por dia e durante todo o ano, dependendo do rendimento das vacas, da zona climática e das horas de carga térmica durante o dia a que as vacas estão expostas. Nós da Cowcooling sabemos dar instruções sobre a forma correta de instalação do sistema de refrigeração, sobre o modo de operação ideal que se adapta às condições de cada fazenda leiteira e, finalmente, sobre como avaliamos os resultados e calculamos o benefício econômico para a fazenda leiteira.
LUIS ANTONIO SCHNEIDER

MARINGÁ - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 13/12/2023

Temos percebido que em muitas situações, em todas as regiões do Brasil, se confunde ventilar sistemas de confinamento, com resfriar vacas intensivamente. O processo não se resume a instalação de Ventiladores, mas ao efetivo ajuste de manejo. Para que consigamos resultados efetivos temos que lembrar que baixar a temperatura das nossas vacas, além de sistemas bem planejados e implantados requerem um protocolo adequado. Certo é que perdemos muito leite para o calor. Excelente matéria. Obrigado equipe da Cowcooling. Água e Vento para as nossas campeãs de produção.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures