“O mundo dá voltas”. Todos conhecem essa expressão. Isso se aplica a tendências da moda e até mesmo de consumo alimentar. Vamos pegar um exemplo delicioso: iogurte. Nas últimas décadas o mercado brasileiro de iogurtes e sobremesas lácteas se diversificou amplamente e passamos a encontrar produtos mais consistentes e saborosos, com maiores teores de proteínas do leite e redução de ingredientes não lácteos. Porém, questões ambientais e econômicas, apontam para a necessidade de repensarmos nossa forma de produzir e consumir. Buscar fontes vegetais parece ser uma alternativa.
Aporte adequado de proteínas é essencial para nossa saúde e a suplementações de alimento é uma estratégia interessante para garantir saciedade e boa nutrição. Iogurtes e bebidas lácteas são o maior alvo de formulações com fortificação de proteínas. Nas gôndolas de mercado são encontrados cada vez mais esse tipo de produto (Liu, Toro-Gipson & Drake, 2021). A maioria deles usa proteína do soro do leite para a fortificação, visando redução de custos e aproveitamento destas proteínas, as quais apresentam elevado valor biológico.
Outra possibilidade é a adição de proteínas vegetais. Um estudo recentemente publicado por pesquisadores da Argentina e Brasil no Journal of Dairy Science (Curti et al. 2022) investigou a percepções de consumidores sobre saciedade e intenção de compra de iogurtes fortificados com proteínas de leguminosas.
Em geral, a fortificação com proteínas vegetais, levaram os consumidores a associarem o produto à maior saudabilidade e sensação de saciedade. Adicionalmente, parece que nós brasileiros, somos um pouco mais abertos à adição de proteínas vegetais (como de leguminosas) em iogurtes do que nossos hermanos. Vale a pena a leitura.
Referências
Curti, C. A., Lotufo-Haddad, A. M., Vinderola, G., Ramon, A. N., Goldner, M. C., & Antunes, A. E. C. (2022). Satiety and consumers' perceptions: What opinions do Argentinian and Brazilian people have about yogurt fortified with dairy and legume proteins? Journal of Dairy Science, 105, 8782-8791.
Johnstone, A. (2013). Protein and satiety. In Satiation, satiety and the control of food intake (pp. 128-142). Woodhead Publishing.
Li, S., Ye, A., & Singh, H. (2021). Impacts of heat-induced changes on milk protein digestibility: A review. International Dairy Journal, 123, 105160.
Liu, Y., Toro-Gipson, R. S. D., & Drake, M. (2021). Sensory properties and consumer acceptance of ready-to-drink vanilla protein beverages. Journal of Sensory Studies, 36, e12704.
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