Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.
Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.
ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Varejo aumenta participação nos preços de produtos lácteos |
ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.
CARLOS EDUARDO PULLIS VENTURINI
Economista formado pela ESALQ/USP; Coordenador de Conteúdo do MilkPoint Mercado
4 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
MARIZA FROTAFORTALEZA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE EM 26/11/2015
Bom dia .
Participo da camara setorial do leite do Ceará , coordenada pela ADECE ( Agência de Desenvolvimento do Ceará ) como produtor ; Ambiente este que tem representação dos produtores , da industria , do governo estadual , da sociedade civil , bancos de fomento, inclusive tem representação do varejo que nunca se faz presente ( não tem interesse , já que esta bem na foto ). Suspeito que esta seja a situação no pais todo. Gostaria de levantar dois pontos para debate : 1- Os produtores não participam da negociação industria-varejo. 2- A industria quando vende em volume grande cede muita margem para o varejo. Pergunto: Não esta faltando Competência da industria para se organizar e procurar novas formas de venda ? ; já que a voracidade do grande varejo é crescente. |
ANDRÉ MARCEMINO HAMPFCASTRO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM 22/11/2015
Parabéns a você, Carlos. Comumente em conversas com alguns clientes e até mesmo com pessoas ligadas a indústria, erroneamente tendemos a achar algum culpado direto pelas oscilações no preço do leite pago ao produtor, mas nem sempre ligamos ao fato de que como demonstra esse belo artigo, a rede varejista cada vez mais concentrada e com maior participação no percentual do preço final do leite e seus derivados. Portanto acredito que esses modelos também descritos acima pelo Moacyr Bogado cada vez mais terão impacto no preço final, a não ser que a própria indústria consiga tomar rumos diferentes e aumentar sua eficiência, que acho que assim como os produtores, especialmente esse ano pela alta dos preços dos insumos gerais estão buscando aumentar sua eficiência, porque muitas propriedades que assisto estão somente girando dinheiro e não há sobras para qualquer eventualidade muito menos remuneração na atividade.
|
MOACYR BOGADOINDÚSTRIA DOS LACTICÍNIOS EM 19/11/2015
Nos estudos secundários da minha geração, aprendemos que as leis de mercados (livres) poderiam ser alteradas por Oligopólios ou Monopólios, não nos ensinaram - talvez porque na época a concentração do varejo não existisse- que concentrações do varejo também distorcem os mercados, e é o que vemos hoje. Cinco grandes redes - mercado OLIGOPSÔNICO, até o nome é feio! - decidem o que querem pagar pelo que vedem, nem as grandes indústrias consegue se impor diante de tal situação. Que saudade do tempo que leite era vendido nas padarias!
Moacyr Bogado |
FERNANDO FERREIRA PINHEIROBRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL EM 19/11/2015
Essa análise é muito interessante e importante para a cadeia produtiva do leite e derivados. Os dados demonstram bem que as margens de ganho tem se concentrado no varejo, o que demonstra as dificuldades encontradas pelos produtores e indústria.
|
Assine nossa newsletter
E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail
|
|
Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.
Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE MILKPOINT VENTURES
Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro
design salvego.com - MilkPoint Ventures + desenvolvimento d-nex