ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uma estrutura de produção (ainda) em forte mudança

POR VALTER GALAN

UM GRÁFICO, UMA ANÁLISE

EM 25/04/2024

1 MIN DE LEITURA

3
7

O gráfico 1 deste artigo apresenta a evolução da produção dos mesmos produtores, fornecedores de leite de uma amostra agregada de indústrias brasileiras desde janeiro de 2023 até março de 2024, aferindo o crescimento mensal (em relação ao mesmo mês do ano anterior) dos volumes por estrato de produção (produtores abaixo de 200 litros diários, entre 201 e 1000 litros diários e acima de 1000 litros diários)

Gráfico 1. Variação mensal da produção (vs ano anterior) de produtores em diferentes estratos de produção diária de leite

 Variação mensal da produção (vs ano anterior) de produtores em diferentes estratos de produção diária de leite
Fonte: pesquisa primária, MilkPoint Mercado

Sabemos que a produção de leite no Brasil está passando por fortes mudanças estruturais, fruto de vários fatores. Destacamos abaixo 2 deles:

  • Economia de escala na produção de leite: significa que os custos de produção são proporcionalmente menores em sistemas com maior escala de produção.
     
  • Sistema de bonificação por volume no pagamento do leite, que diferencia significativamente os preços pagos a pequenos e grandes produtores

Assim, numa a mesma condição de mercado, alguns produtores (com produção acima de 1.000 litros diários) cresceram seus volumes em 8,3% em março deste ano (vs março de 2023) enquanto outros (abaixo de 200 litros diários) decresceram 5,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os primeiros muito provavelmente seguirão crescendo e, também muito provavelmente, muitos no estrato de menor produção não seguirão produzindo para podermos medir novamente esta variação.

Este é uma das conclusões óbvias, mas pouco discutidas no leite brasileiro; diferente da produção de soja, milho, cana de açúcar ou outras commodities do Agro brasileiro, o leite tem uma ainda enorme dispersão de volumes de produção entre produtores, assim como de produtividade, perfil de sistema de produção, qualidade do leite e outros parâmetros produtivos.  Isso faz com que produtores reajam de forma diferentes às mesmas condições de mercado e, também, que poucas vezes seja possível generalizar conclusões sobre as condições do mercado e seus impactos na produção de leite. Um enorme desafio para o nosso setor e para os analistas que tentam traduzi-lo...

 

A coluna "Um gráfico, uma análise" traz aos leitores uma informação rápida e ao mesmo tempo educativa, provocando reflexões e ideias. Se você tem uma sugestão para realizarmos uma breve análise, envie pra gente através deste formulário. 

VALTER GALAN

MilkPoint Mercado

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MATOZALÉM CAMILO

ITUIUTABA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/04/2024

Meu caro Valter, suas análises são sempre coerentes. Não tem como generalizar problemas e soluções para a pecuária de leite no Brasil. É muito heterogênea. Eu, há muito tempo, venho falando com os gerentes e proprietários de Laticínios por onde prestamos consultoria, que o produtor é a galinha de ovos de ouro deles. Portanto não pode deixá-la morrer. Na minha opinião as pequenas e médias agroindústrias terão sempre seus mercados garantidos nas regiões onde elas estão localizadas, desde que mantenham uma rede de fornecedores de leite com certa fidelidade e sendo bem remunerados. Estes produtores precisam ser bem remunerados pelo simples fato de que seus herdeiros não irão continuar o negócio caso não estejam com boa rentabilidade, questão de sucessão. Os grandes produtores de leite têm exigências de preços muito maiores, e por este motivo, muitas vezes, não serão bons fornecedores para estas pequenas industrias. Para garantir esta boa relação entre produtor e Indústria tenho pregado muito que estas empresas precisam levar assistência técnica e melhoramento genético para seus fornecedores. Estas medidas farão com que estas propriedades pequenas e médias continuem na atividade com boa remuneração. Caso contrário elas deixam de produzir e os laticínios ficarão sob a pressão apenas dos grandes produtores de leite. Sabemos que o mercado é soberano, mas o grande produtor não sobrevive com preços muito baixos. O custo Brasil é muito elevado e tende aumentar. Encargos sociais, legislações trabalhistas, Ambientais, etc. Os grandes são bem mais sensíveis às intempéries do mercado.
Matozalém Camilo - Ituiutaba MG
WALTHER MALTA C R PEREIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 25/04/2024

Ótimo texto, parabéns pela análise.
MARIUS CORNÉLIS BRONKHORST

ARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/04/2024

Valter bom dia
Primeiro , se todos as classes de produção crescem 8% o volume e rendimento não será o mesmo para todos.
Dobrar uma produção seja ela de qualquer classes requer investimento em todas as frentes , o produtor está preparado para isto?
O km rodado para captar 200 ou 1000 litros é a mesma porem é um fator de pagamento.
Captar leite com caminhão de 6000 ou 30000 de capacidade tambem interfere nisto
e as rodovias e estradas completam isto , se seria 12 , 24 ,ou 48 horas é outro fator .
Estes são os poucos da porteira pra fora imagina o trabalho da porteira pra dentro.
Abraço

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures