Produtores de leite pedem investigação sobre importações

Os produtores de leite querem que o governo investigue o expressivo crescimento das importações de lácteos em janeiro deste ano, pois suspeita de triangulação nas vendas por países vizinhos. Há suspeita que outros países estejam utilizando o Uruguai como escala para entrar no mercado brasileiro, aproveitando-se da tarifa zero no comércio dentro do Mercosul.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Os produtores de leite querem que o governo investigue o expressivo crescimento das importações de lácteos em janeiro deste ano, pois suspeita de triangulação nas vendas por países vizinhos. (Veja matéria relacionada Importação de leite em pó argentino aumenta 135% em janeiro. A proposta foi apresentada ontem ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, pelo presidente da câmara setorial do leite, Rodrigo Alvim. O ministro se reuniu pela manhã com dirigentes das 27 câmaras setoriais e sete temáticas vinculadas à Pasta. As câmaras são fóruns consultivos, comparticipação de representantes dos setores público e privado.

Alvim suspeita que outros países estejam utilizando o Uruguai como escala para entrar no mercado brasileiro, aproveitando-se da tarifa zero no comércio dentro do Mercosul. "É uma concorrência predatória, que desestrutura a produção nacional", argumenta o dirigente. Ele afirmou que o crescimento expressivo na importação ainda não teve pressão sobre os preços internos por causa da redução da captação de leite, provocada pela estiagem no Rio Grande do Sul e excesso de chuvas em Minas Gerais.

Tanto os produtores de leite como os criadores de gado de corte pedem uma reformulação no programa de combate a brucelose e tuberculose. Na opinião de Antenor Nogueira, presidente da câmara setorial de carne bovina, nos moldes atuais o programa não funciona pois a adesão é voluntária e não existe um fundo para indenizar os produtores no caso de sacrifício dos animais. Os pecuaristas também pedem a isenção de Pis/Cofins na aquisição da ração e do sal mineral.

A reunião promovida por Mendes Ribeiro contou com a participação de aproximadamente 70 lideranças do agronegócio, que apresentaram as principais prioridades dos diversos segmentos.

A matéria é da Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

edmar jamil candido
EDMAR JAMIL CANDIDO

VOTUPORANGA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/02/2012

O amigo uruguaio está confundindo a matéria, com certeza a situação de vocês também não é das melhores, o que acontece é que esse leite que está entrando ilegalmente em nosso país não tem nada a ver com o produtor uruguaio e sim com esse cartel entre as empresas de exportações e importações que burlam as leis e conseguem vender esse leite as empresas daqui que também não dão a minima aos produtores de leite desse país, espero que sejam apurados e punidos os responsáveis com essa covardia praticado com nossos produtores, apesar que punição no Brasil não é coisa séria, pois se fosse não faziam isso!!
José Oton Prata de Castro
JOSÉ OTON PRATA DE CASTRO

DIVINO DAS LARANJEIRAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 10/02/2012

Pago para ver qualquer atitude das autoridades brasileiras. Agora, que os URUGUAIOS são competentes não se discute. ETA NOIS.
Carolina Castello Branco Barros
CAROLINA CASTELLO BRANCO BARROS

VALENÇA - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/02/2012

Epa, agora que desconfiaram disso? Estamos sendo passados para trás há anos ..... Nossos governantes precisam tomar atitudes urgentemente !!!
JUSTINO ZAVALA
JUSTINO ZAVALA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/02/2012

En Uruguay las cifras de producción, así como las de importación y exportación de productos lácteos están muy fácilmente disponibles. Es imposible una triangulación como la que se plantea, creo que los productores lecheros de Brasil que plantean esto deberían venir al Uruguay y conocer de cerca nuestra realidad. Encerrarse sólo hace que no veamos el fondo de nuestros problemas, un abrazo de un productor lechero como uds.
Qual a sua dúvida hoje?