ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Importação de leite em pó argentino aumenta 135% em janeiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/02/2012

1 MIN DE LEITURA

13
0
O ano iniciou com aumento das importações de produtos lácteos. Se compararmos com dados de janeiro de 2011, percebe-se um aumento de 39%, com 5.643 toneladas importadas a mais. Em termos de valores em dólares, o aumento foi de 47%.

O saldo negativo da balança comercial no mês corrente foi 22% superior em comparação ao mês anterior: em janeiro, a balança fechou com saldo negativo de 17.740 toneladas frente ao déficit de 14.574 toneladas em dezembro. Analisando os valores que compõem a balança comercial, observa-se que houve redução em 36% das exportações e aumento de 10% nas importações, o que resultou nessa diferença mensal. Os dados estão apresentados na tabela 1.

O leite em pó integral e o desnatado foram os maiores responsáveis pela diferença. Foram importadas em janeiro 11.753 toneladas de leite em pó contra 5.725 toneladas em dezembro de 2011.

Outro aspecto que deve ser apontado é a importação de leite em pó da Argentina bem acima do valor limite. No acordo de importação com a Argentina foi estabelecida a cota de 3.600 toneladas mensais de leite em pó desnatado e integral. Entretanto, considerando o total de leite em pó originado desse país, foram importados 5.182 toneladas do produto, um aumento de 135% frente ao mês passado. Segundo informações da CNA, é possível que tenha havido algum tipo de compensação, já que nos meses anteriores os volumes foram inferiores, já que foram importadas 2.232 e 2.204 toneladas em novembro e dezembro, respectivamente. Outra possibilidade seria um atraso nas licenças das importações, uma vez que estas possuem um prazo de até 90 dias para serem internalizadas. De qualquer modo, haverá uma reunião para entendimento dos números, segundo informado ao MilkPoint.

Tabela 1: Balança comercial de lácteos - janeiro 2012



O leite condensado, que sempre foi um dos principais produtos exportados, teve redução de 58% do volume de exportação. Foram quase 1.000 toneladas exportadas em janeiro frente a 2.366 toneladas em dezembro.

Ao considerarmos o equivalente em leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto), foram importados 145,6 milhões de litros de leite em janeiro, 48% a mais do que mês passado e 32% a mais do janeiro de 2011(Gráfico 1) .

Gráfico 1. Quantidade de equivalente leite importada mensal



A matéria é da Equipe MilkPoint.

Observação: Os valores em equivalente leite importado foram corrigidos, pois os números veiculados anteriormente estavam subvalorizados.

13

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DEIVES

MUTUM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/07/2012

em mutum não temos incentivos  para produção leite leite preço vai 60 centavos numa seca tremenda sem preco ajuda dilma so vc pode ajuda
DEIVES ROSEIRAL MG
FERNANDO FONSECA GOMES

INDIANÓPOLIS - MINAS GERAIS

EM 13/02/2012

parabens senhor coronel pelo excelente comentario,pelo que estamos vendo em breve o Brasil vai estar de novo importando lacteos a um nivel que sufocarao nossos produtores tao sofridos e depois nao havera maneiras de  reviver nossos produtores de leite ,que mais uma vez serao sufocados por politicos incompetentes deste país.
JOSE ANTONIO RESENDE

CORONEL XAVIER CHAVES - MINAS GERAIS

EM 09/02/2012

Decepcionante. Mais uma mostra da inercia e incompetencia de nossos  representantes em todos os níveis. Concordo com o caro Guilherme de Mello Franco, que a CNA  é tão somente representante de afortunados agricultores e pecuaristas de corte. Aliás, a própria mídia especializada, escrita e televisiva, não dá a devida importancia a pecuária leiteira, sabidamente  geradora de muito mais empregos diretos que os agricultores e criadores de bois. Parece que estamos, desamparadamente, rumo ao brejo. Com a vaca e tudo mais.
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/02/2012

O preço do leite ao produtor em minha região está  na faixa de  0.70 centavos o litro,e não sabemos o que vai acontecer , e o valor de tudo o precisamos  para produzir o leite só aumenta , ainda mais a mão de obra .   Então, produzir mesmo,  são poucos os que querem , a maioria  visa mesmo é o comércio , pois o governo brasileiro não quer enxergar a realidade  do setor.
RODRIGO VENDRUSCULO

RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/02/2012

esse é o incentivo que nosso governantes estão passando a nossos produtores. liberam credito de todos os lados para que? pra endividar os produtores? não tem lógica!!!!!
KARINA CALIL CAPARROZ

RONCADOR - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/02/2012

E o que acontece com este país? Por que há tanto estímulo para que ocorra o aumento da producao e em contrapartida nao ha o fortalecimento da industria a ponto de nos sermos os exportadores e nao importadores? Temos que caminhar rumo a esse objetivo. Nao adianta apenas ficar chorando, temos que nos unir para fazer acontecer!!!
TRUEMILK AGRONEGÓCIOS

CASTRO - PARANÁ

EM 08/02/2012

Essa semana conversei com um cliente da Bahia de 0,80 centavos o lt ja foi para 0,60.


Vai começar de novo
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/02/2012

Prezados Senhores: Dizem que a presidente da CNA, Senadora Kátia Abreu, é da bancada ruralista. Dizem, também, que esta bancada é um lobby (não, um hobby) para defender nossos direitos. Porém, nada fazem. Sempre afirmei que a CNA é, como noticia a sigla, uma confederação de agricultores. Nós, os pecuaristas, sequer fazemos parte de sua nomenclatura. E, assim tem sido, durante este anos todos: muita foto, muito glamour e pouca, pouquísima ação. Resultado - nos fazem de bobo, acenam com um doce (limitação de importações) e nos destinam uma pedra, amarga, intransponível, desumana (desrespeito à norma). Quem ganha com isso são os argentinos, por óbvio e os laticínios que, mesmo não tendo importado nenhum quilograma deste leite em pó, baixam os preços pagos pelo nosso leite integral, sob a égide de que há um excesso do produto. Ridículo este governo que só pensa em voto e deixa quem o sustenta morrer de fome. Quero ver balança comercial superavitária se nós falirmos, se não produzirmos mais o leite que a vitaliza. E, Sílvio Saraiva Sampaio, os políticos que aí estão fomos nós que os elegemos - colocar outros em seu lugar nada ou quase nada resolverá, infelizmente. A história tem-nos ensinado isso, todos os dias, nos noticiários e na nossa própria pele.

GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG  
MARCOS FERNANDES QUEIROZ

CACHOEIRA PAULISTA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/02/2012

sempre a mesma conversa.......com certeza tem levando vantagem!
FERNANDO FONSECA GOMES

INDIANÓPOLIS - MINAS GERAIS

EM 08/02/2012

estamos  em uma carruagem em que nao sabemos onde sera o fim da estrada, mas pelo que estou vendo o fim é um enorme abismo............
ODECIO ANTONIO LARA

GUAPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/02/2012

E dificil, de acreditar neste país. Naõ existe leis.
SILVIO SARAIVA SAMPAIO

ARAXÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/02/2012

Temos que fortalecer nossos Sindicatos rurais , federações e consequentemente Confederações e votar em Políticos compromissados com o setor e produtor , pq se depender do Governo atual , eles querem comida barata na mesa dos seus eleitores nas custas do Produtor Brasileiro , que produz sem segurança alguma . Vão na mídia dizendo que aumentou o crédito rural precisamos é de rentabilidade .
ELISEU NARDINO

MARIPÁ - PARANÁ

EM 08/02/2012

acaba ano, começa ano, e a mesma história de sempre, desse jeito desanima qualquer produtor

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures