ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Portugal: produtores de leite protestam contra a crise no setor e vão às ruas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/03/2016

2 MIN DE LEITURA

4
0
Depois da manifestação dos suinocultores na sexta-feira (11), os produtores de leite de Portugal se concentraram ontem (14) em Matosinhos, em frente à Direção Regional de Agricultura e Pesca do Norte e marcharam lentamente por diversos estabelecimentos: uns a pé, outros de trator.





Os produtores buscam uma solução para os baixos preços do leite provocados pelo aumento da oferta na Europa. Eles acreditam que o setor vive uma situação dramática devido ao fim das cotas da União Europeia e o embargo russo. Isso, ao mesmo tempo que mercados como a China e países produtores de petróleo também diminuíram a demanda por leite.



Manifestações em Bruxelas

Em Bruxelas, onde decorria a reunião dos ministros da Agricultura, o comissário europeu responsável por esta pasta, Phil Hogan, mostrou-se disponível a avançar com uma redução temporária da produção. A proposta: duplicar o teto da ajuda à armazenagem de leite em pó desnatado (para 218 mil toneladas) e da manteiga (para 100 mil toneladas).

Do lado de fora, nos pontos nevrálgicos do quarteirão do Conselho Europeu e da Comissão, os tratores também saíram às ruas. Os agricultores trouxeram vacas e porcos. E houve quem despejasse leite sobre o vidro do edifício do partido liberal Movimento Reformador.

Em Portugal, João Diniz, da CNA, diz ser evidente que “os produtores, estando numa posição de ruína e de desespero, se receberem alguma coisa para deixarem de produzir, aceitam”. Mas sublinha que do ponto de vista estratégico esse não deve ser o caminho. Na semana passada, o gabinete de Capoulas Santos prometeu levar a Bruxelas medidas “que respondam de imediato à crise conjuntural e medidas de médio/longo prazo para garantir a sustentabilidade de mercado”.

Para o porta-voz da CNA, o ministro deve defender a “reposição de um sistema público de controle da produção e do mercado – as antigas cotas leiteiras faziam isso e eram um instrumento público que garantia o direito de  cada país produzir". O responsável aponta o dedo à ex-ministra da Agricultura, Assunção Cristas, recém-eleita presidente do CDS-PP, que diz ter responsabilidades na crise do setor, mas que frisa que agora cabe a Capoulas Santos “defender o interesse nacional estratégico”, propondo cotas leiteiras e medidas para “dificultar as importações de leite e carne”.

“Esta crise que arrasa a pecuária de leite e a pecuária de corte já vem do anterior governo. Quero lembrar que, em setembro do ano passado, a ex-ministra Cristas deixou de fora dos acordos da União Europeia a carne suína. À ex-ministra Assunção Cristas cabe a responsabilidade principal pela crise aguda que arrasa a pecuária leite e a pecuária de corte, mas o atual ministro tem que defender outras posições”, sustenta João Diniz. 

Entenda o caso:

Portugal: produtores de leite organizam protestos para o dia 14 de março

As informações são do Público.pt.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

REICHARD

PORTO VITÓRIA - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 19/03/2016

é realmente os produtores e agricultores de maneira geral deveriam receber mais apoio dos governos de seus países, principalmente quando a situação fica critica como esta no momento em Portugal, pois senão muitos produtores acabam desistindo da atividade e isso é muito ruim, pois diminui a produção de alimentos e fica mais difícil alimentar as população mundial.

obrigado
ANA FERNANDES

LISBOA - LISBOA - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 18/03/2016

Boa noite Roberto, a situação em Portugal está bastante complicada. No extremo temos produtores a receber 17 cêntimos e sabemos que há leite a chegar à indústria a 12 cêntimos.

abraço,

Ana Fernandes
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 18/03/2016

ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/03/2016

Pergunto aos amigos leitores Portugueses qual o preço atual do leite ao produtor, em Portugal?

abraços,

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures