ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Portugal: produtores de leite organizam protestos para o dia 14 de março

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/03/2016

2 MIN DE LEITURA

1
0
Produtores de leite portugueses estão organizando um protesto para o dia 14 de março de grandes dimensões. As principais organizações se uniram para protestarem com tratores em frente à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, em Matosinhos, seguindo depois para dois hipermercados na região. Em comunicado, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) publicou em nota que, no mesmo dia, em Bruxelas, os ministros da Agricultura da União Europeia se reúnem para discutir o problema dos baixos preços, que afeta tanto os produtores de leite como os de suínos.



O protesto ainda contará com o apoio da Associação dos Produtores de Leite de Portugal (Aprolep) e a Federação Nacional das Cooperativas de Leite e Laticínios (Fenalac). De acordo com Carlos Neves, da Aprolep, será o maior protesto dos produtores de leite e está prevista a participação de centenas de pessoas. Neves acrescentou que jovens agricultores do Porto e a Associação de Agricultores da Vila do Conde também participarão. Ele defende que as ajudas financeiras são bem-vindas, mas não bastam para resolver o problema dos preços, que encontram-se em mínimos históricos desde que terminaram as cotas leiteiras na União Europeia. O embargo russo tem travado o escoamento de leite e as previsões da Comissão Europeia não verificam aumento no consumo.

“O que queremos são medidas estruturais para enfrentar a crise. Quando damos apoio ao armazenamento de leite em pó, por exemplo, esse leite irá [mais tarde] de novo para o mercado e o preço vai baixar. A nível europeu o que pedimos é a regulação da produção – um mecanismo para ser usado em tempos de crise”, defende Carlos. Por toda a Europa têm-se visto sucedidos apelos a Bruxelas para resolver o problema. A Espanha barrou, recentemente, a entrada de leite português e criou um selo para certificar o produto nacional numa tentativa de reduzir as importações.

Em comunicado, a CNA detalha que a manifestação junto aos hipermercados serve para reclamar das “práticas comerciais abusivas que têm contribuído para a grave crise que arrasa a pecuária nacional – leite e carne”. A organização também pede ao governo um controle severo das importações, citando como exemplo a Espanha, que vem controlando a meses. Além disso, é demandada a isenção temporária dos pagamentos à Segurança Social sem perda de direitos, outras ajudas e o consumo “prioritário” da produção nacional nas cantinas.

As informações são do portal português Público.pt, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOAO REINALDO FERNANDES FALCAO

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/03/2016

Vejam a diferença de la (portugal)para aqui (brasil), agricultores vao atras,vao a luta daquilo que e seu e as associaçoes apoiam os produtores,elas sao a voz  dos homens que ja nao tem mais força pra gritar . aqui as associaçoes nao servem pra bosta nenhuma so pra tirar dinheiro do produtor.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures