ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

gDT: Mercado internacional reduz queda de preços

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/04/2014

2 MIN DE LEITURA

8
0
O evento realizado nesta terça-feira (15/04) pela plataforma gDT (Global Dairy Trade) apresentou queda de 2,6% no preço médio dos produtos lácteos (GDT Price Index) em relação ao último leilão, que encerrou com preço médio de US$4.047/tonelada.

Gráfico 1 - Histórico de preços do gDT



Fonte: gDT, elaborado pelo MilkPoint

A diferença entre o preço médio dos produtos lácteos deste evento em relação ao mesmo período do ano passado, apresentou novamente retração, desta vez, maior nesta quinzena, com cotações de -18,5% em relação à edição realizada no mesmo período de 2013. No leilão anterior a diferença foi em patamares semelhantes, 17,0% negativos. A continuidade na redução do valor médio dos produtos comercializados agora se estabelece pela quinta vez consecutiva, mostrando certa tendência.

A queda de preço, veio acompanhada de forte queda também no volume comercializado, na ordem de 8.0% em relação a primeira edição de abril, totalizando 36.549 toneladas métricas.

Gráfico 2 – Diferença anual do preço médio dos produtos lácteos – Leilão gDT



Fonte: gDT, elaborado pelo MilkPoint

O valor do leite em pó integral, seguindo as demais tendências vistas até agora, apresentou redução menos expressiva de 1,60% de acordo com o índice GDT-WMP, sendo cotado a US$ 3.990/tonelada. Já o leite em pó desnatado ficou cotado em US$ 3.969/tonelada (-4,4% nos preços segundo o índice GDT-SMP em relação à 01/04), cerca de 2,7 vezes a queda apresentada no leite em pó integral.

O queijo Cheddar teve decrescimento moderado nos preços em comparação com os outros produtos, atingindo um valor do índice GDT-Cheese de -3,30%, seguindo a tendência anterior e foi comercializado a US$ 4.273/tonelada.

Gráfico 3: Histórico de variação de preços dos produtos lácteos (gDT)



Fonte: gDT, elaborado pelo MilkPoint

* Ressalta-se que o valor médio dos preços está relacionado aos preços dos contratos negociados no evento, enquanto o índice é uma média ponderada das variações percentuais dos preços dos produtos, e não dos níveis de preços. A variação no valor médio dos preços firmados no leilão não apresenta necessariamente a mesma variação do índice. O objetivo de usar o índice GDT é minimizar distorções no preço médio de vencimento dos contratos. Distorções que podem ser causadas por mudanças no volume demandado entre os produtos que compõem o índice, uma vez que os produtos apresentam diferenças significavas nos preços.

A matéria é da Equipe MilkPoint Brasil com informações da plataforma gDT.
 

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

KÉLCIO A. SALGADO. LEMOS

CÁSSIA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/04/2014

O leite é um dos poucos produtos agrícolas, talvez o único com volume significante em que nossa competitividade internacional é baixa. Devido a falta de uma política consistente de desenvolvimento e preço esta maturidade não é atingida por nós produtores brasileiros . Por outro lado os nossos custos estão muito altos, daí o desinteresse do produtor refletindo na produção insuficiente,

       Se o mercado internacional tiver leite em quantidade suficiente  para suprir nossa necessidade podemos seguir a sugestão do companheiro Ronaldo e mandar as vacas para o abate, aproveitando o preço. Agora se o mercado não tem esse leite a indústria pode preparar para pagar preços maiores até que o desenvolvimento nos leve aos níveis internacionais, Para isso o produtor precisa ganhar dinheiro, e parece que isso no Brasil virou pecado mortal.

        De bom que está acontecendo é que não temos mais tantos paraquedistas no mercado tanto na compra como no trato dos animais
RONALDO MARCIANO GONTIJO

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/04/2014

Já está na hora do produtor criar vergonha na cara e vender as vacas para o abate.
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 16/04/2014

PEDRO JOSÉ

OUTRO - OUTRO

EM 16/04/2014

Como assim "preços firmes" ? Todos os produtos já tiveram seus preços aumentados neste ano e depois diminuíram novamente, isso em plena entresafra. Basta acompanhar o índice diário do CEPEA. Existe uma crise instalada no setor. A cotação do spot de ontem já diminuiu e a tendência é de mais baixa ainda para a próxima quinzena se o mercado continuar como está.
MOACIR REZENDE JUNIOR

SETE LAGOAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 16/04/2014

O momento é atipico, pois estamos com fortes tendencias internas de alta de preços ao produtor e o mercado internacional e uma rejeição forte a aumento nos preços por parte dos supermercadista. Não sei onde vamos chegar.
ELDER MARCELO DUARTE

SÃO CARLOS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 16/04/2014

Até este momento, não se vê qualquer impacto no mercado nacional, que continua com preços firmes.

Gostaria de ler os prognósticos da equipe de analistas do Milkpoint, sobre a correlação entre os mercados, doméstico e internacional, que parecem estar caminhando em sentidos opostos.
JOAO AURELIO CARM

CARMÓPOLIS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/04/2014

AI!!!!!!!!!!
PEDRO JOSÉ

OUTRO - OUTRO

EM 15/04/2014

Situação complicada, ainda mais levando-se em consideração a atual cotação do dólar. Menos empresas indo para o pó, siginifica maior concorrência em outros produtos. O ano não começou bem, existem várias empresas em situações caóticas, tomando prejuízo real frente ao excesso de ofertas nos supermercados. Será que há excesso de leite tendo em vista o  aumento de captação na ordem de 13%, ou será que o brasileiro de fato diminuiu o consumo devido ao cenário financeiro?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures