ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa capacita pecuaristas em Minas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/03/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O programa Balde Cheio, desenvolvido no Estado pela FAEMG, deve chegar a 310 municípios mineiros neste ano, segundo o presidente da FAEMG, Roberto Simões. De acordo com o dirigente, apesar da expectativa, a expansão do projeto ainda enfrenta o problema da falta de mão de obra técnica.

"O grande gargalo do Balde Cheio, como tudo na vida, é gente. Estamos com um projeto de multiplicadores. São profissionais que vão prestar assistência ao produtor. O ponto crítico é esse, não se encontram técnicos prontos. Estamos buscando os recém-formados para capacitar como multiplicadores", informa.

O projeto de transferência de tecnologia contribui para tornar as pequenas propriedades sustentáveis e mais rentáveis. Com o lucro da atividade, a qualidade de vida da família melhora e o produtor fica no campo.

De acordo com informações da Embrapa, em todo o país cerca de 4 mil propriedades já estão no programa, que é formado por parcerias com instituições públicas e privadas.








O objetivo é capacitar profissionais de extensão rural em produção intensiva de leite, promover a troca de informações sobre aplicação de tecnologias e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas pela Embrapa. A tecnificação e o bom gerenciamento possibilitam aos produtores o aumento da renda com a produção de leite.

A capacitação e a troca de informações acontecem na propriedade rural, que se transforma em uma sala de aula prática, chamada de UD (unidade demonstrativa). O programa também inclui aulas teóricas para extensionistas e produtores.

Técnicas

Por um período de tempo, a UD recebe a visita dos extensionistas e dos instrutores do Balde Cheio que irão paulatinamente aplicar um conjunto de técnicas para a melhoria da produtividade, o manejo adequado e o desenvolvimento sustentável. Os demais produtores da região periodicamente visitam a UD e conhecem as técnicas utilizadas. Com isso, mais produtores são alcançados pelo programa.

A ideia do Balde Cheio saiu do papel em setembro de 1998 e foi concretizada com a primeira visita de pesquisadores da Embrapa a uma propriedade na região de Jales (SP). Desde então, o programa sofreu transformações em sua metodologia, com a solução de erros e incorporação de sugestões de técnicos e produtores.

Minas Gerais é um Estado que se destaca no programa, que é desenvolvido pela Faemg. Segundo Roberto Simões, em 2013 o Balde Cheio passou por 280 municípios. "Trata-se de um dos melhores programas já desenvolvidos para a pecuária de leite. ? A FAEMG apesar de entrar em um projeto de assistência técnica (o que não seria objetivo de uma entidade desta natureza), faz este papel pois não temos quem o faça, entramos com um projeto que é extremamente bem desenvolvido", avalia.

A notícia é do Diário do Comércio.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures