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Quem é a Lactalis

POR TATHIANE ZULINI ALBUQUERQUE

E DANIEL BRUM DE CERQUEIRA LEITE RIBEIRO

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/09/2014

4 MIN DE LEITURA

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Um pouco da história

A multinacional francesa Lactalis é uma empresa de capital fechado, que se tornou o maior grupo de laticínios do mundo através de uma agressiva política de aquisições. É proprietária de marcas como Sorrento, Société, Bridel e President. Com a compra de grande parte dos ativos da LBR e da divisão de lácteos da BRF, se tornará provavelmente a maior captadora do leite do Brasil.

Em 1933, André Besnier iniciou sua empresa de fabricação de queijos. Como muitas histórias desse setor, o início foi mais do que modesto: no primeiro dia, coletou 17 litros de leite e produziu 35 queijos camemberts: a então empresa Besnier entrava assim no negócio de lácteos. Desde então, o grupo, que adotou o nome internacional Lactalis em 1999, continuou a expandir-se rapidamente.

Na década de 70, no oeste da França, a Besnier comprou um considerável número de fábricas de queijos macios. Em 1981, a fábrica americana de queijo Belmont se tornou a primeira planta industrial do grupo fora da França e, em 1982, foi feito um acordo com a Nestlé para assumir todas as suas atividades relacionadas ao queijo na França por um período de 3 anos.

No mesmo ano, a empresa entrou no mercado de queijos brie com a aquisição da queijaria Martin Collet. Em 1988, a empresa adquiriu a Solaisud de Montauban, que colocou a empresa no sudoeste da França e deu ao grupo o controle total sobre a marca Lactel.
 
Em 1990, mais uma aquisição. Desta vez, o alvo foi o Grupo Bridel, completando a sua política de crescimento em nível nacional, o que consolidou a base sólida da Lactalis na França. A partir daí, o grupo se desenvolveu internacionalmente.

Um passo decisivo foi dado em 1992 com a aquisição da Société des Caves de Roquefort, o que transformou a Lactalis em uma negociadora importante no mercado americano por meio de sua subsidiária Sorrento, especialista em queijos de estilo italiano.



Em 1998, a compra da filial italiana da Nestlé, Locatelli, deu ao grupo uma posição no mercado de mussarela italiana. Na França, a aquisição da Ladhuie adicionou sobremesas à base de leite na gama de produtos refrigerados. No final do ano, a compra da empresa americana Concord Marketing reforçou a posição do grupo no mercado de queijos italianos. Isso foi complementado pela aquisição da SimplotDairy, no início de 1999, o que transformou a Lactalis na maior empresa de lácteos dos Estados Unidos.

Em 2003, a compra da fábrica de queijo italiano subsidiária do Grupo Kraft deu à Lactalis a posição de número dois no mercado italiano, enquanto na França o grupo diversificou seu portfólio com a compra da Cema, especialista em manteiga e queijos fundidos.

Hoje, o Grupo Lactalis compra 15 bilhões de litros de leite por ano e, devido ao grande volume de leite fresco captado, é o terceiro maior grupo de laticínios do mundo em captação de leite, ficando atrás da Danone e da Nestlé.

Lactalis hoje em dia

O grupo Lactalis emprega 61.000 pessoas em 70 países e seus produtos são fabricados em 200 plantas industriais distribuídas em 37 países, sendo que 64 delas estão localizadas na França.

O queijo continua a ser o foco da empresa e do setor onde continua a liderar mundialmente, representando 34% do volume de seus negócios. A Lactalis também tem uma divisão especializada em leite fresco que responde por 25% do faturamento da empresa, bem como outra especializada em iogurtes e sobremesas refrigeradas que responde por 13%.

Com todas estas aquisições, a Lactalis se tornou uma das maiores empresas de lácteos do mundo - em receita ainda fica atrás da Nestlé e da Danone, conforme ranking do banco holandês Rabobank - depois de adquirir o controle da italiana Parmalat S.p.A em julho de 2011. Mas, antes disso, vinha crescendo por meio da aquisição de negócios de porte pequeno ou médio no segmento de lácteos, principalmente queijos.

Em 2013, a Lactalis faturou no mundo € 16 bilhões e começou a produzir queijos no Brasil, após a compra da Balkis, um laticínio de queijos especiais. Mas, apesar do estilo discreto, já mostrou que tem planos mais ambiciosos para o Brasil, com as recentes aquisições de parte da LBR e da divisão de lácteos da BRF. Na verdade, a empresa já vinha atuando há alguns anos no Brasil, com escritório próprio e importações de produtos como as manteigas e queijos da marca President, de forma que essas aquisições representam uma nova etapa da empresa no mercado brasileiro.

O interesse da gigante francesa é movido por um mercado de 200 milhões de pessoas, onde o consumo de lácteos cresce a cada ano - saiu de 120 quilos per capita em 2000 para estimados 170 quilos per capita em 2013 - e ainda tem espaço para avançar, inclusive em produtos de maior valor agregado. Além do tamanho e do crescimento do mercado, certamente a força da marca Parmalat constituiu-se em um atrativo adicional, além da provável percepção de que o Brasil não será um grande importador de lácteos no futuro, dada a capacidade de expansão da produção e as barreiras existentes. Para acessar o mercado local em larga escala, é preciso estar presente com fábricas no país.
 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Foto: Tathiane Zulini Albuquerque

TATHIANE ZULINI ALBUQUERQUE

DANIEL BRUM DE CERQUEIRA LEITE RIBEIRO

Sócio proprietário da Agro Sabino Consultoria. É Médico Veterinário formado na UFLA, Mestre em Agronegócios pela UFRGS e Pós Graduado em Gestão empresarial pela FGV.

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FERNANDO KOHLS

EM 09/09/2019

BOM DIA,QUERIA SABER QUAL E A MISSÃO E VISÃO DA EMPRESA LACTALIS.
RODRIGO

VARGINHA - MINAS GERAIS

EM 21/06/2017

Gostaria de ter maiores informações sobre as unidades de minas gerais.
VALERIA MANSO

GOIÂNIA - GOIÁS

EM 29/03/2017

Gostaria de saber quem eh o representante em Goiania.
ANTONIO JOSÉ HESSEL

HULHA NEGRA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/10/2015

Conforme palestra que assisti de um supervisor regional, entendi que a Lactalis é uma empresa focada em quantidades de gordura e proteínas, 3,2 e 2,8 e sendo assim sua meta é fazer com que produtores de leite dentro desses parâmetros possam se unir a ela para fazer parte das metas da empresa. Produção, qualidade e rendimentos, são o carro chefe. Quem tem foco de empreendimento em Leite tem que saber o que isso significa. Seria interessante que a Lactalis Fomentasse os pequenos e médios produtores e fosse parceira das Associações de Produtores de Leite, pois ali há qualidade porém faltam os investimentos em ordenhas e tanques para armazenamento.
JOSE DENER SILVA COSTA

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/08/2015

Dener silva Costa

Teofilo Otoni - supervisor politica leiteira;

Espero que seja uma empresa que de suporte aos medios e pequenos produtores, fazendo com que eles creça. afinal os pequenos e medios são a maioria.

Os pequenos e medios, tem dificuldade de adquirir o tanque resfriador de leite e ordenhadeira. A empresa compradora deve financiar diretamente.

Afinal é dividindo que multipica.
MARIANA OLIVEIRA

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 27/02/2015

Boa tarde Ana Paula,



As informações foram obtidas majoritariamente do website global da Lactalis.



Att,

Equipe MilkPoint
ANA PAULA PINHEIRO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 25/02/2015

Prezados, boa tarde. Estou fazendo meu TCC sobre a Batavo. Vcs poderiam me informar qual é a fonte da informação que abre a participação de cada negocio da Lactalis?"O queijo continua a ser o foco da empresa e do setor onde continua a liderar mundialmente, representando 34% do volume de seus negócios. A Lactalis também tem uma divisão especializada em leite fresco que responde por 25% do faturamento da empresa, bem como outra especializada em iogurtes e sobremesas refrigeradas que responde por 13%". Muito obrigada

Abs
ADRINEI ROCKEMBACK

TEUTÔNIA - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 10/01/2015

Só posso dar boas vindas a esta grandiosa empresa, trabalho em uma das empresas da BRF, e que agora faz parte deste grupo. Acredito que seja uma empresa maravilhosa para trabalhar, e pretendo crescer profissionalmente junto com esta gigante da área de alimentos.
NAIR KRAWCZAK

EM 30/12/2014

  eu gostaria que as empresas reolisarão e deveriam fazer o o teste de qualidade antibióticos na propriedade do produtor antes de carregar o leite no caminhão pra garantia do produtor e do consumidor que o leite estava em boas condi soes para o consumo humano...........para evitar tantas adulterações.   
ADIR FAVA

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/10/2014

É preocupante mais franceses chegando ao Brasil na área de laticínios. Os franceses mata qualquer fornecedor, sem dó. Não gosta de pagar ninguém. É muito lamentável a chegada deles.
MARCOS

NITERÓI - RIO DE JANEIRO

EM 14/09/2014

Bom dia! Espero que com essa serie de compras de ativos e marcas de  produtos, valorizem os profissionais no ( PDV), que hoje e sacrificado e muito abaixo do valor de mercado, e de oportunidade de crescimento dos mesmo, já que muitos profissionais tem muita capacidade e só não ganham oportunidade por não ter experiência em carteira.
EVANIA PEREIRA DA SILVA

SÃO LUIZ GONZAGA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/09/2014

estamos iniciando há pouco, mas já quase arrependidos, o investimento é alto, as exigencias são altas, nossa produção ainda muito pequena, 3.500 lt mes, a BRF pagou R$ 0,77 este mês, não há concorrencia na região, as estradas em péssimas condições atrapalham bastante... tem que gostar muito do que faz... e parece que a tendencia é piorar ainda mais.
HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 11/09/2014

como ficarão nossos laticinios que trabalham seriamente? será que não seriam prejudicados?
DOUGLAS REGINATTO

ENÉAS MARQUES - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 10/09/2014

Vejo uma grande monopolização neste caso. Grandes empresas acabam influenciando no preço da matéria-prima, ou seja, aumentando o preço em algumas regiões e depois que acabam captando da grande maioria dos produtores abaixam o preço. Acredito que a valorização das pequenas Cooperativas seria uma alternativa para que essa monopolização acabe ficando um pouco mais pra tarde até que alguém tome consciência disso.
BENJAMIN P SCHWENGBER

IPORÃ DO OESTE - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/09/2014

É. Antonio Carlos Barbosa, com base e fundado em que está seu parecer que a Lactalis vai ser um grande negócio...? Estou com projeto de ampliação e modernização e gostaria muito fundamentar melhor o que representa o mercado de leite para o próximos anos.


LITURGICO

TAPEJARA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/09/2014

se fazer como a lbr fez vai só quebrar produtores. e ai bancos injetam grana que ninguem sabe onde vai........bolso de quem?????????????? cade os 700 milhoes injetador pelo bndes na fusao lbr? em poco tempo faliu....
ANTONIO CARLOS BARBOSA

BARBACENA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 06/09/2014

A compra da lactalis vai ser um grande negocio para os produtores de leite no Brasil
FABIANO

SANANDUVA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/09/2014

Sentimos o gosto amargo de trabalhar com a DPA, até então estávamos muito bem com a BRF, acreditamos que exigências maiores virão e isso não é problema desde que a remuneração por pelo profissionalismo na atividade seja compensatória. Quanto ao consumidor, o interno está se tornando tão exigente tal qual o externo.
VALDIR GOERGEN

AUGUSTO PESTANA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/09/2014

Acho muito engraçado, na maioria das vezes quando o produtor ganha pouco pelo leite, as indústrias falam que também trabalham com uma margem muito reduzida, agora se analisar-mos como conseguem em poucos dias comprar duas grandes empresas no país. Logo logo estaremos na mão de uma ou duas empresas, e aí todos nos já saberemos o que vai acontecer com nós.

Um bom final de semana a todos.
ELVIS LUÍS BASSO

PEJUÇARA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/09/2014

Não gosto muito de empresas desse porte, um exemplo é a DPA que tem uma politica de precificação aos produtores abaixo das demais empresas, também tenho medo que essas empresas viabilizem importações ao nosso país. Porém nos basta torcer que uma empresa focada no setor lácteo traga mais profissionalismo ao setor brasileiro.

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