ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnologia: salvação para a escassez da mão de obra?

POR MARIA LUÍZA TERRA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/10/2023

3 MIN DE LEITURA

0
8

Imagine um cenário em que sensores inteligentes monitoram a saúde do rebanho, detectando sinais sutis de problemas antes que eles se tornem crises. Isso já existe e não apenas mantém as vacas saudáveis e felizes, mas também reduz a necessidade de mão de obra constante para manter os olhos nos animais. 

A escassez de mão de obra sempre foi uma dor na produção leiteira, e a tecnologia chega como um heroína para salvar o dia. Automatizar tarefas como ordenha e alimentação não apenas otimiza o uso de recursos, mas também aumenta a produção. O que isso significa? Mais leite, menos tempo e esforço

A tecnologia bem empregada resulta em bons resultados. Além de garantir um melhor gerenciamento do processo de produção, as inovações podem facilitar a rotina da fazenda e ajudar na escassez de mão de obra enfrentado pela cadeia, como por exemplo:

  • Automatização da ordenha: sistemas de ordenha automatizados realizam o processo de ordenha de forma eficiente, eliminando a necessidade de intervenção humana constante. As vacas podem ser ordenhadas automaticamente em horários programados, o que reduz a carga de trabalho dos funcionários e permite a retirada do leite de forma mais precisa e eficaz.

  • Alimentação automatizada: dispositivos alimentadores automáticos podem distribuir ração de forma controlada, garantindo que cada animal receba a quantidade adequada de alimento. Isto, não apenas economiza tempo, mas também garante a saúde e a nutrição adequada dos animais.

  • Monitoramento remoto: câmeras e sensores, permitem que os produtores acompanhem o rebanho a partir de dispositivos móveis ou computadores. É possível monitorar a saúde, o comportamento e o bem-estar dos animais em tempo real, mesmo à distância, reduzindo a necessidade de uma presença física constante.

  • Análise de dados: a coleta de dados por meio de sensores e dispositivos pode fornecer informações valiosas sobre o rebanho. Os dados podem ser analisados para identificar padrões de comportamento, detecção precoce de doenças e cios, além da otimização das práticas de manejo. Isso ajuda os produtores a tomarem decisões baseada em informações precisas com um menor número de colaboradores para supervisionar cada animal individualmente.

  • Robótica: avanços na robótica possibilitam o desenvolvimento de robôs que podem realizar tarefas específicas, como limpeza de estábulos e transporte de ração. Eles podem trabalhar em conjunto com a equipe humana, aliviando a carga de trabalho.

Os sistemas automatizados podem até mesmo assumir tarefas antes feitas manualmente, mas isso é uma revolução no setor. Enquanto alguns empregos tradicionais podem diminuir, é verdade que a inovação desencadeia uma nova era de oportunidades.

A tecnologia vai roubar os empregos dos trabalhadores da produção de leite?

A tecnologia transforma e molda os postos de trabalho para se encaixarem no cenário do amanhã. Mesmo com a implementação das inovações do mercado, ainda é necessária uma equipe para operar, inserir dados, interpretar e direcionar a tecnologia na fazenda.

Em uma atividade, como a do leite, onde o bem-estar e o conforto animal são primordiais para garantir uma boa produção, o ‘tato’ humano é insubstituível.  O olhar humanizado para os animais, pode impactar positivamente os resultados, já que robôs, normalmente, levam em consideração a média do rebanho e não a individualidade de cada animal. É crucial a presença de um funcionário muito bem treinado para que não apenas observe o monitor do computador mas que perceba o que acontece de fato com os animais e mais, para que a análise dos relatórios seja com olhar crítico, com inteligência.

Para encontrar a harmonia entre a tecnologia e a mão de obra é preciso investir na capacitação da equipe. Treinamentos para operar e manter os sistemas automatizados podem aumentar a habilidade da equipe em lidar com as tecnologias, tornando-os mais valiosos para a fazenda.

Investir em treinamento para que os funcionários se tornem especialistas na interação com a tecnologia é uma maneira de garantir que eles estejam à frente do jogo. São pessoas que controlam as tecnologias, e é importante que saibam exatamente como as inovações funcionam e como impactam na produção. Além disso, promover um senso de comunidade e pertencimento, mostrando como o papel dos funcionários é vital para o sucesso da produção, é um motivador para que eles se mantenham na equipe. 

A mão de obra e a tecnologia podem harmonizar e trabalhar em equilíbrio para aumentar a produção, elevar a rentabilidade e abrir novos caminhos na carreira e no crescimento da fazenda. Não é uma questão de perder empregos, mas de moldar um futuro em que humanos e máquinas trabalhem lado a lado para tornar o setor leiteiro mais sustentável e competitivo.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures