ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sistema ILPF: o que é e suas vantagens

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/09/2022

2 MIN DE LEITURA

0
2

Atualmente, as questões relacionadas às mudanças climáticas, sustentabilidade e ao bem-estar animal são amplamente questionados pelos consumidores e pela sociedade como um todo.

Diante da importância do assunto e da relevância que vem tomando essas e outras medidas sustentáveis para a produção de leite, o MilkPoint Experts: Feras da Sustentabilidade trouxe Marcelo Dias Muller, Pesquisador Científico da Embrapa Gado de Leite para palestrar sobre o tema “ILPF na pecuária de leite”.

Os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) têm sido amplamente debatidos durante os mais diversos encontros sobre sustentabilidade na produção agropecuária, por proporcionarem a otimização do uso da terra e o protege o solo, por exemplo. 

Além disso, são capazes de mitigar as emissões de gases de efeito estufa, entre vários outros pontos benéficos para a produção e para a eficiência financeira do negócio. “Uma das soluções para respeitar e preservar o meio ambiente é a implantação de sistemas ILPF na produção, inclusive na produção de leite”, destacou Marcelo.
 

O que é ILFP?

O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de diversificação do uso da terra, nos quais diferentes atividades agropecuárias e/ou florestais são exploradas de forma integrada, podendo assumir quatro diferentes modelos.

sistemas integrados - ILPF
Fonte: Palestra Marcelo Muller – Feras da Sustentabilidade.
 

Quais as vantagens do ILPF?

As vantagens do uso do sistema ILPF estão relacionadas ao bem-estar animal e a sustentabilidade ambiental. Em relação ao primeiro item, Marcelo explicou que ao integrar pastagens com florestas, a sombra é incluída no dia a dia dos animais, refletindo em melhora na produtividade e eficiência, como, por exemplo, o aumento no tempo de pastejo e melhora no tempo de ruminação. “Também ocorre uma diminuição da temperatura animal, diminuição da frequência cardíaca e do tempo de ócio do rebanho. Tudo isso interfere no gasto energético do animal”, ressaltou Muller.

Em relação à sustentabilidade ambiental, as árvores protegem o pasto de geadas, evitando perdas das áreas em situações de frio extremo. Além disso, a conservação do solo também é beneficiada de duas maneiras. Com a plantio de arvores, o escoamento de água otimizado. Paralelamente, ocorre a diminuição de pisoteio devido acúmulo de matéria orgânica no solo.

Os pontos ressaltados na palestra de Marcelo são de suma importância para transformar a pecuária leiteira de forma sustentável e você pode conferir a palestra completa no Canal do MilkPoint no Youtube. Lá você encontra todas as palestras do dia e dos dias anteriores do Feras da Sustentabilidade. Não perca tempo e confira.

E não se esqueça: na próxima sexta feira, temos mais um encontro marcado no 5º painel do Feras da Sustentabilidade. Não fique de fora e se inscreva no evento, é gratuito e garante certificado.

Feras da Sustentabilidade

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures