ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vacas conectadas

POR WILSON

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 31/07/2023

5 MIN DE LEITURA

2
6

Se você não fica sem o celular hoje por que sua empresa ainda não está online?

O mundo é conectado, as gerações estão mudando, os hábitos de consumos não são mais os mesmos, mas a sua indústria não tem nenhuma conexão ou mesmo tecnologia. Você já pensou no seu marketing? Nem sabe o que é isso? Como você espera que seu cliente te perceba e opte pelo seu produto? Se você nunca pensou nesses assuntos a sua indústria tem práticas de marketing dos anos 2000! Isso eu posso te afirmar.

Mas vou deixar aqui um questionamento:

Você acredita que as empresas de laticínios sabem gerar valor e desejo do seu produto? Ou seja, sabem fazer marketing e publicidade?

A rede social entende perfeitamente o comportamento de um individuo, ou seja, ela rastreia cada click de uma pessoa para entregar o produto certo para a pessoa certa. Faça um exercício simples agora no seu Instagram, Facebook ou Youtube pesquise por queijo. Feche o aplicativo e abra novamente.

Já sei o que vai acontecer, você começará a receber vários conteúdos sobre queijo, leite e derivados. Role o dedo e verá, conteúdo, conteúdo, conteúdo e uma publicidade logo em seguida, continue a rolar o dedo e novamente verá conteúdo, conteúdo, conteúdo, publicidade... sempre nessa sequência e essa publicidade é relacionado a algo que você em algum momento buscou.

Isso acontece por ação do algoritmo. Ele decide o que você vai ver e quando, e para impulsionar esse algoritmo é feito o tráfego pago de internet, ou se preferir patrocinado. A função do tráfego pago é entregar o produto certo para a pessoa certa seja ela jovem, idoso, criança ou adulta. A ideia é o produto certo para a pessoa certa, tão simples quanto parece. E para vender mais e gerar mais valor, a rede social toma a sua atenção fazendo com que fiquemos o tempo todo presos sempre com um conteúdo novo do seu interesse e que te mantem extremamente confortável, isso é compensador e estimulante, chamamos quimicamente de dopamina barata.

Não estou aqui para criticar redes sociais, pelo contrário, o intuito desse artigo é fazer você entender que deve e pode usar a rede social ao seu favor, e também pode entregar o produto certo para a pessoa certa.

 Se tratando de internet ou você vende um produto ou você é o produto. Em que posição você está?

A indústria que tem rede social hoje, está preocupada em bater cartão, ou seja, se manter na rede produzindo post da era do rádio e da televisão, post lindos com crianças felizes consumindo os produtos, um belo campo com vaquinhas e a imagem dos produtos, post sobre o dia mundial do leite, datas comemorativas etc.,

Posso garantir que quem está do outro lado da tela não se interessa nem um pouco nessas datas comemorativas. A rede social deve ser tratada como canal de vendas para seu produto, do contrário não serve de nada, simplesmente não converte.

Hoje temos que ser intencionais a cada post, temos que entregar algum conteúdo de valor para seu cliente, algum conteúdo de importância e de relevância que vai fazer a diferença na vida dele. Não adianta mandar uma receita de um almoço de domingo, sua empresa tem que falar diretamente qual a diferença que o seu produto faz na vida dele, e existem diversas formas de fazer isso seja sobre a funcionalidade do produto, seja sobre o bem que ele gera e até mesmo as garantias de que seu produto não causará nenhum dano.

Por que produtos de origem vegetal (carne vegetal, bebida vegetal) vem ganhando força no mercado e abocanhado uma importante fatia do bolo? Resposta simples: a história é bem contada! Observe a rotulagem desses produtos. O produto é vegetal, mas a composição é química. E por que vende? Por que a história é muito bem contada, visite as redes sociais dessas empresas e verá conteúdo, os por quês, a causa, narrativas e storytelling. Grave este nome storytelling, a história mais bem contada é a que convence mais e consequentemente é a que converte, ou seja, vende mais.

Vamos olhar para o nosso lado agora qual a história contamos?

Qual imagem o setor está transmitindo? Indústrias fechando por fraude, industriários sendo processados por adição de água oxigenada ao leite (eu sei que é peroxido de hidrogênio) mas é a nossa história sendo contada, maus-tratos aos animais, e por ai vai, estou cansado de ter de explicar para cada pessoa que me questiona que o leite não faz mal e que as vacas não são maltratadas ou que a indústria de laticínios não é essa grande vila.

Afirmo que está na hora de cada indústria começar a reverter isso e contar a sua própria história, fazer de sua rede social seu storytelling, transformar as narrativas e mostrar como produzimos leite de fato, que leite não vem da caixinha e sim de uma vaca sadia e bem cuidada. É hora de protagonizar no mercado.

Como fazer isso?

Comece contado toda sua história post por post, construído aos poucos cada tijolo dessa estrutura. Vou te dar algumas dicas:

  1.  O que as vacas comem? Como elas são tratadas? Qual ambiente em que elas vivem? O consumidor quer saber a origem do seu produto e como ele é feito! Psicologicamente ele consome com menos culpa. Isso é fator de decisão para consumo. Observe nos supermercados como grandes empresas de ovos estão fazendo isso: Galinhas livres... ovos de galinhas felizes... tudo isso para que o consumidor se sinta menos culpado (fator psicológico). Observe suas decisões ao comprar um produto, se tem garantia de procedência compramos mesmo que seja um pouco mais caro, a decisão está no fator psicológico a compra é realizada pela emoção e não pela razão.
     
  2.  Como o leite é transportado como é o controle dessa matéria prima tão nobre? Mostrem isso na prática como é a coleta como são realizadas as análises isso trará segurança para o consumidor.
     
  3. Processamento e elaboração dos produtos, mostrar na prática, com transparência, para o consumidor entender de fato como é feito um queijo, é uma dedicação minuciosa para se obter sabor e característica para agradar quem mais importa que é: o cliente!!!

Até aqui listei 3 exemplos práticos de como fazer, mais isso é só o START, o início.

Esse trabalho tem que ser constante com muita dedicação, e análise do que deu certo para ser replicado e o que deu errado descartado. É levar como um trabalho que deve ser feito assim como fabricar os queijos na sua indústria.

Tudo que foi dito até aqui é o que eu vivo na minha empresa. A necessidade de inovar e aparecer para o mercado, na época da pandemia, me trouxe até aqui com todas essas reflexões. Passei por um período em que acreditei que fecharia a empresa e diante deste cenário precisei me reinventar. O resultado foi uma consolidação da marca e o aumento no faturamento.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROGERIO SALGADO ROCHA

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 04/08/2023

Artigo bom. Para o produtor de leite não se aplica pois não há venda para o público mas para uma associação de produtores ou para o produtor que processa o seu leite e vende derivados pode e DEVE ser aplicado para melhorar a imagem do produto e do setor.
Tema muito relevante atualmente.
É importante ressaltar que um dos grandes problemas da Internet é a segurança dos dados pois a grande maioria das empresas negligencia essa área e acaba sofrendo com isso.
CAMILA FONSECA

SETE LAGOAS - MINAS GERAIS

EM 03/08/2023

MUITO BOM!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures