A General Mills também estaria interessada na Stonyfield, mas parece que a avaliação inflada pode ter impedido a companhia de fazer uma oferta; embora US$ 850 milhões podem parecer excessivos para uma marca que teve vendas de US$ 370 milhões em 2016 e gerou lucro de apenas US$ 50 milhões, poderia ser um investimento interessante para uma empresa com escala suficiente para aumentar o seu sucesso. Como os analistas disseram após o anúncio, o desempenho financeiro da Stonyfield é relativamente impressionante, uma vez que seus produtos estão disponíveis apenas nos EUA.
Se a Yili adquirir a Stonyfield, certamente criaria a oportunidade de expandir a marca no exterior ou alavancar sua experiência em lácteos orgânicos para lançar uma nova linha de produtos na China. A Dean Foods também está interessada na Stonyfield. A Danone anunciou no final de março que venderia a Stonyfield para ajudar a acelerar a aquisição de US$ 10,4 bilhões da WhiteWave Foods.
A companhia disse que a Stonyfield foi "uma parte valiosa do portfólio da Danone" e que "continua a ser um ativo altamente atrativo", apesar de sua alienação. A empresa produz uma gama de iogurtes orgânicos - bem como smoothies, frozen iogurtes e leites - e gerou um volume de negócios em 2016 de aproximadamente US$ 370 milhões.
Mas a Danone havia dito anteriormente que a compra da WhiteWave Foods criaria sinergias antes dos impostos de US$ 300 milhões até 2020, acrescentando que a necessidade de vender a Stonyfield não comprometeu os fundamentos estratégicos ou os benefícios financeiros por trás do acordo.
Acredita-se que o Departamento de Justiça norte-americano (DOJ), que lida com questões antitruste, levantou preocupações sobre a participação futura da Danone no mercado de lácteos orgânicos e premium.
As informações são do FoodBev.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"