O seminário é apresentado pelo médico veterinário e professor do Departamento de Ciências Animais da Universidade da Florida, José Eduardo P. Santos, um dos mais renomados técnicos do setor e trás sua experiência e conhecimento ao longo de 20 anos fora do Brasil, 08 deles como docente na Universidade da Califórnia - Davis, que o fez ser reconhecido como um dos destaques na pesquisa nas áreas de nutrição e reprodução em bovinocultura de leite nos Estados Unidos.
Dentre os tópicos a serem abordados estão o manejo do período de transição e saúde uterina da vaca leiteira, aspectos relacionados à fisiologia reprodutiva e manipulação do ciclo estral em bovinos, uso de indicadores de avaliação de desempenho reprodutivo em rebanhos leiteiros, programas reprodutivos para vacas em lactação, programas reprodutivos para novilhas, e a importância da fisiologia ambiental para a reprodução bovina e métodos para controle do estresse calórico.
O seminário está programado para um período de atividades de 8 horas, com cerca de 50 minutos reservados para apresentação de cada tópico, seguidos de outros 15 a 20 minutos reservados para interação e discussão com os participantes. Serão apresentados aspectos teóricos e conceituais sobre o manejo reprodutivo, mas uma boa parte da discussão será embasada em dados de rebanhos comerciais com exemplos pontuais e práticos para imediata implantação destes conceitos em fazendas leiteiras no Brasil.