Segundo Marcelo Martins, diretor executivo da Viva Lácteos, o processo de publicidade dos produtos lácteos no mercado internacional, por meio do Projeto Setorial de Promoção para o Setor Lácteo Brasileiro será muito importante para a cadeia produtiva: “A abertura de novos mercados e a consolidação daqueles para os quais o Brasil já exporta permitirão o crescimento de nossa participação no comércio internacional. Dessa forma, uma parceria voltada ao apoio e fomento dos produtos lácteos brasileiros no exterior é fundamental”, comenta.
A marca Goodairy Brazil propõe a junção das duas palavras na transformação da forma de desejar que o dia seja bom, ou “have a good day” em inglês.
Entre os desafios deste projeto estão a diversificação da pauta de exportações, hoje concentrada em leite em pó e leite condensado, e a ampliação da participação brasileira nas importações dos mercados alvo: China, Colômbia, Bolívia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, EUA e Rússia.
Em 2015, o Brasil embarcou 28 tipos de produtos lácteos para 45 destinos, sendo o produto principal o leite em pó, cuja maior quantidade foi para Venezuela. “A nova marca para exportações faz parte do nosso projeto de visão de futuro e representa o resultado do esforço do setor que já tem participação nas feiras internacionais de Moscou e Miami, em setembro, levando a mensagem da Goodairy Brazil”, destaca o executivo.
Cooperação Técnica
Neste mesmo dia, a Viva Lácteos assinou com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) um termo de compromisso estabelecendo diretrizes para ampliação de acessos a mercados para exportação.
O acordo faz parte de um processo que visa a negociação para habilitação das plantas nacionais, com foco em países estratégicos para exportação. O objetivo é preparar o setor para que, no momento favorável às exportações, o Brasil esteja apto para inserir seus produtos, ganhando vantagem competitiva.
A cooperação consiste na formulação e a implementação de medidas conjuntas, concretas e efetivas, relacionadas à ampliação das exportações de produtos lácteos brasileiros, por meio de ações de acesso aos mercados internacionais e à promoção comercial, incluindo a preparação, acompanhamento e serviço de tradução nas missões técnicas estrangeiras em visita ao Brasil; a tradução de documentos oficiais; e a agilização e desburocratização de processos à certificação sanitária de produtos lácteos.
Hoje, o Brasil exporta principalmente leite em pó, leite condensado e queijos e os principais mercados são Venezuela (50%), Arábia Saudita (9%) e Emirados Árabes Unidos e Colômbia, com 5% cada.
As informações são da Assessoria de Imprensa.