Vigor reverte decisão da Justiça a favor da Frimesa

A Vigor, empresa de lácteos controlada pelo grupo JBS, conseguiu reverter, na noite da última quinta-feira (24), na Justiça uma decisão até então favorável à cooperativa paranaense Frimesa, que atua no mesmo segmento. As duas empresas estão em litígio, nos últimos meses.

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A Vigor, empresa de lácteos controlada pelo grupo JBS, conseguiu reverter, na noite da última quinta-feira (24), na Justiça uma decisão até então favorável à cooperativa paranaense Frimesa, que atua no mesmo segmento. As duas empresas estão em litígio, nos últimos meses.

O processo envolve uma ação que a Vigor moveu contra a Frimesa, acusando a cooperativa de copiar a embalagem dos iogurtes da categoria grego, confundindo o consumidor. “É o que chamamos de concorrente parasitário”, disse Anne Napoli diretora de marketing da Vigor. “Não questionamos a Frimesa por simplesmente eles terem copiado a cor azul usada no mesmo formato que o nosso produto, mas pelo conjunto de elementos da embalagem, que inclui todo o ‘lay out’ e a campanha de comunicação na mídia, muito parecida com a nossa.”


Segundo Anne, a Frimesa lançou, no fim de 2014, a categoria de iogurtes grego no mercado com o mesma proposta de embalagem da Vigor. “Em pesquisa, 49% dos consumidores disseram que se confundiram com a embalagem (das duas empresas). Inicialmente, procuramos a Frimesa para uma saída amigável, o que não ocorreu. A partir daí, fomos à Justiça”.

No dia 4 de setembro, a Vigor ajuizou uma ação na 18ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo. A juíza Maria Rita Rebello Pinho Dias, que responde pelo caso, acolheu o pedido de tutela antecipada pela Vigor e determinou um prazo de dez dias para que a Frimesa retirasse esses produtos de linha. No dia 11, a Frimesa recorreu com um pedido reconsideração. Três dias depois, a juíza suspendeu os efeitos da tutela antecipada pela Vigor. No dia 22, a Vigor voltou a recorrer e, na quinta-feira, a juíza rejeitou o pedido da Frimesa, mantendo a decisão a favor da Vigor. Procurada, a Frimesa informou que está tomando as providências para se defender nos próximos dias.



Líder na categoria de iogurte grego, a Vigor alega que o questionamento não se resume à embalagem azul. “Pegue o exemplo da Coca-Cola, com o formato da garrafa e a tampa. Esse conjunto de elementos é uma referência. A Vigor defende o ícone da marca que envolve todo um trabalho de inovação”, disse Anne. A Vigor alega perdas potenciais de vendas, desde que a Frimesa lançou seus produtos, mas não tem ainda um levantamento de eventual prejuízo. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 
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Irvalino João Miotto
IRVALINO JOÃO MIOTTO

VÁRZEA GRANDE - MATO GROSSO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 30/09/2015

Se a Frimesa entrou bem no mercado com este produto, deve ser porque tem qualidade.

Não me parece cópia de embalagem e sim lançamento de um novo produto.
Leonardo
LEONARDO

TIROS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 29/09/2015

É difícil se manter competitivo neste mercado de produtos lácteos. Essa embalagem não tem nada haver ,  só foi revertida a ação por se tratar do grupo JBS.
Rafael Narloch de Araujo
RAFAEL NARLOCH DE ARAUJO

PALMAS - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/09/2015

Nada a ver ,as embalagens nem são parecidas.  
Qual a sua dúvida hoje?