Vietnã: Vinamilk quer se tornar uma das 50 maiores companhias de lácteos do mundo

Uma nova unidade de processamento, Vietnam Milk Factory, impulsionará os sonhos de expansão da Vinamilk e suprirá a crescente demanda por produtos lácteos no Vietnã e na região. A Vinamilk, de Ho Chi Minh, já é a maior processadora de lácteos do Vietnã, com uma participação de 42% do mercado [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Uma nova unidade de processamento, Vietnam Milk Factory, impulsionará os sonhos de expansão da Vinamilk e suprirá a crescente demanda por produtos lácteos no Vietnã e na região.

A Vinamilk, de Ho Chi Minh, já é a maior processadora de lácteos do Vietnã, com uma participação de 42% do mercado, e quer se tornar uma das 50 maiores companhias de lácteos do mundo até 2017, com uma meta de vendas totais de US$ 3 bilhões.

O diretor gerente da cadeia de fornecimento da Vinamilk, Nguyễn Quoc Khánh, classificou a Vietnam Milk Factory, de US$ 110 milhões, como “um investimento para o futuro”. Com uma capacidade inicial de 400 milhões de litros de leite por ano, a segunda fase pretende dobrar para 800 milhões de litros por ano.

O espaço para expansão foi construído na fábrica, com 18 linhas a serem adicionadas às 17 existentes, somando 35. Khánh disse que a Vinamilk pretende iniciar a fase dois em 2015-16, mas isso pode ser flexível. “Depende do mercado. Se a economia ainda desacelerar, podemos adiar um pouco, se tudo estiver indo bem, poderemos adiantar um pouco”.

Apesar de o consumo de leite no Vietnã atualmente ser relativamente baixo, a companhia interpreta esse fato como um potencial para crescimento. Khánh disse que está confiante de que o investimento terá retorno, porque seus consumidores consideram os lácteos como nutritivos e estão preparados para gastar dinheiro nesses produtos.

“O consumo ainda é baixo comparado com outros países, mas eu acho que as pessoas sabem que o leite e seus derivados são bons para sua saúde. A renda dos consumidores aumentou, comparada com cinco, dez anos atrás”.

A companhia inaugurou duas fábricas em 2013: a Vietnam Powder Milk Factory e a Vietnam Milk Factory, aumentando para 13 unidades totais de produção. Quando a companhia foi fundada como The Southern Coffee Dairy Company, tinha duas fábricas.

A Vietnam Milk Factory, que produz leite e iogurte para a Vinamilk, está equipada com máquinas de processamento e embalagem Tetra Pak. A automação e a integração da fábrica permite que a mesma cumpra com seus altos padrões alimentares e com um processo mais eficiente de produção, disse a companhia.

“Essas duas fábricas estão aplicando a última tecnologia à produção, para fornecer aos clientes produtos lácteos com qualidade e diversificados. Eles também ajudarão a Vinamilk a aumentar sua competitividade a nível mundial”.

No Vietnã, terá que competir com companhias como Friesland Campina (que vende com a marca Dutch Lady), Abbot e Mead Johson Nutrition.

O consumo de produtos lácteos prontos para beber no Vietnã dobrou nos últimos quatro anos, de acordo com o Eurmonitor. Os produtos lácteos se posicionaram como uma forma de aumentar a saúde e o bem-estar entre os vietnamitas, particularmente para crianças.

Os produtos da Vinamilk incluem lácteos embalados em porções diárias, bem como produtos que têm baixo teor de gordura, ricos em cálcio e fortificados com micronutrientes.

O diretor gerente da Tetra Pak, Bert Jan Post, disse que há uma “alta aceitação” dos produtos lácteos pelos consumidores no país. “Temos visto um crescimento e podemos esperar que esse crescimento continue”, disse ele. “Para fazer isso, as pessoas precisam investir e eu acho que essa fábrica é a prova da visão da Vinamilk de construir algo para o futuro”.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?