O Departamento de Pecuária do Ministério de Agricultura do Vietnã propôs a criação de um comitê nacional para ajudar o país a aumentar a produção de leite e reduzir as importações, informou o governo em comunicado divulgado nesta quinta-feira. Em uma conferência realizada em Hanói sobre a indústria de lácteos, o ministério revelou que o Vietnã importa 1,2 milhão de toneladas, o equivalente a 70% do volume consumido anualmente, e figura entre os 20 principais importadores de leite do mundo.
A indústria doméstica de lácteos, que dispõe de 184 mil vacas leiteiras, deve produzir 420 mil toneladas de leite fresco neste ano, o suficiente para suprir 30% da demanda interna, segundo o comunicado. Para elevar a produção, o ministério sugere a criação de um comitê para trabalhar em políticas apropriadas para o setor.
O Vietnã precisará elevar o rebanho de vacas leiteiras para 500 mil cabeças até 2020, a fim de produzir 1 milhão de toneladas anualmente, de acordo com estimativas do governo. Entre janeiro e novembro de 2013, o país importou US$ 986 milhões em produtos lácteos, 28,4% mais em relação ao mesmo período de 2012.
As informações são do Dow Jones Newswires, veiculadas pela Agência Estado.