Vaca de Castro (PR) é a Grande Campeã da raça Holandês Preto e Branco e fecha a ExpoFrísia 2016

Qualidade dos animais apresentados na feira impressionou jurado norte-americano; além da Holandesa Preto e Branco, foram analisadas raças Jersey e Holandês Vermelho e Branco.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O último dia da ExpoFrísia 2016 teve a vaca Fini Gold Chip Heringa 3847 FIV como a Grande Campeã da raça Holandês Preto e Branco. O animal pertence a Hans Jan Groenwold, de Castro, que também foi considerado o melhor expositor e criador da raça na feira. Os julgamentos foram realizados no Pavilhão de Exposições Frísia, no Parque Histórico de Carambeí (PR).

Mais de 250 animais foram julgados nos dias 28 e 29 de abril, sendo o primeiro dia com as raças Jersey e Holandês Vermelho e Branco (jovem e adulto). Já a raça em Preto e Branco (jovem e adulto) foi julgada no último dia. Ao todo, foram expostos 127 animais Preto e Branco, 56 Vermelho e Branco e 55 Jersey, em 16 categorias.

A Grande Campeã da raça Jersey foi a vaca Feliz Comérica Guinther, do expositor Júlio Cesar Bense, do município de Quatiguá (PR). A Grande Campeã da raça Holandês Vermelho e Branco foi Constentation Brilhante Debonair, dos criadores Alessandro e Marisa Dekkers, cooperados da Frísia. Nelci Mainardes foi eleito o melhor expositor e criador da raça Jersey e Adriaan Frederik Kok, de Arapoti (PR), o melhor criador e expositor da raça Vermelho e Branco.

“Julgamentos como estes ajudam o produtor a avaliar o nível dos animais, comparando com os demais rebanhos. O resultado do trabalho de uma década é acompanhado neste evento”, afirma Jefferson Pagno, coordenador de pecuária de leite da Frísia Cooperativa Agroindustrial, organizadora do evento.

“Estou impressionado com o que eu vi neste julgamento. Viajando por todo o mundo eu nunca tive que colocar seis animais no meio da arena”, afirmou Pat Conroy, jurado oficial da ExpoFrísia 2016 durante o relato de um dos julgamentos.

Confira abaixo as fotos dos vencedores:


Grande campeã fêmea Holandês Preto e Branco


Grande campeã Jersey


Grande campeã fêmea Holandês Vermelho e Branco

As informações são da Assessoria de Imprensa do evento. 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?